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Qual é a estrutura de um Negócio Digital Enxuto e Lucrativo – Modelo One Person Business

Tempo de leitura estimado: 6 minutos

Dica do Machado: pegue papel e caneta e coloque um fone de ouvido com aquela música boa. Boa leitura!

Conteúdo deste post:
Qual é a estrutura de um Negócio Digital Enxuto e Lucrativo - Modelo One Person Business

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Um canal, um funil de vendas enxuto e um fechamento, essa é a estrutura necessária para criar um negócio digital enxuto e lucrativo seguindo o modelo One Person Business.

Recentemente estive olhando mais para mim mesmo, afinal de contas é isso que fazemos no one person business: olhamos para nós mesmos e transformamos nossa vida em uma marca pessoal.

Essa marca se torna o seu business: é o que você transmite, o que você ensina e vende.

Olhando para mim eu pensei: “poxa, por que eu bati cabeça tanto tempo tentando criar um negócio digital, se eu já sabia tudo o que precisava?”, então eu resolvi olhar para a estrutura necessária desse negócio.

Eu ensino isso detalhadamente no meu minicurso em texto gratuito (é de graça, mas poderia valer uns R$500,00):

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Então, eu fiquei pensando e cheguei a uma conclusão. A resposta é um tanto óbvia: a complexidade e as mentiras da internet nos deixam perdido.

A maioria das pessoas que desejam viver 100% da internet com um negócio digital enxuto e lucrativo, se perdem em meio a tantas fórmulas mágicas, estratégias mirabolantes e complexidade.

Fulano diz para fazer assim, beltrano diz para fazer assado.

E você fica igual um idiota perdido sem saber, de verdade, o que fazer para crescer na internet com o seu negócio digital.

Que bom que você chegou aqui, porque aqui eu vou te ensinar exatamente o que eu estou fazendo. Sem firulas, sem segredinhos, sem fórmulas mágicas.

Eu NÃO vou dizer para você:

  • Ser um especialista
  • Se posicionar com autoridade
  • Criar uma tonelada de conteúdo
  • Viralizar ou blogueirar nas redes sociais

Aqui é o lugar pra você ter um negócio sério, trabalhando de forma inteligente e com mais tempo para desfrutar da sua família.

Aqui é o lugar para quem deseja garantir um futuro melhor e mais seguro para sua família, além de gerar valor na vida de outras pessoas, alcançando significado profissional e autorrealização.

Este é o lugar que você aprenderá a transformar suas habilidades e conhecimentos em um negócio digital enxuto e lucrativo.

Então, bora lá, fera.

Qual é a estrutura de um Negócio Digital Enxuto e Lucrativo – Modelo One Person Business

  1. Canal
  2. Funil de vendas enxuto
  3. Fechamento

Qualquer coisa além disso é esforço burro. Desconfie.

Antes de mais nada, para quem gosta de interpretar errado as coisas, saiba que eu não prego a crença de que você vai trabalhar 2 horas por dia e fazer milhões de reais. Beleza?

Quando eu digo “esforço burro”, estou falando de fazer coisas desnecessárias.

O trabalho seguindo o modelo one person business deve ser um trabalho inteligente, onde você fatura mais e te sobra mais tempo – mais liberdade de tempo e financeira.

Dito isso, vamos às etapas:

Canal

O canal é o lugar onde você concentrará suas ações de marketing. É onde o seu negócio acontece.

São exemplos: redes sociais, blog/site, newsletter, Youtube, etc.

Eu recomendo que você comece por um blog, acompanhado de um Youtube. Você também pode acrescentar uma newsletter (que deve ser conectada ao blog/site).

Te explico melhor porque eu defendo isso, nesses dois conteúdos aqui:

Sem mistérios, escolha o canal que você se sinta confortável e que você mais se identifique.

Porém, saiba que eu não recomendo você começar com redes sociais, como o Instagram, por exemplo.

Existem dois caminhos no Instagram: o pago e o orgânico. O pago, até você acertar vai gastar muita grana. No orgânico, você vai se arrastar mais que uma lesma.

Nesse momento aparece um bonzão para dizer: “ah mas com a estratégia X, Y, Z, você consegue…”

Consegue porcaria nenhuma.

Instagram é rede social de vaidade, para você conseguir criar um negócio digital sólido, enxuto e lucrativo por lá, vai tomar muito o seu tempo e dinheiro. E vamos ser realistas, é chato pra car#lho você se esforçar e não ter nada de resultado.

Enfim, leia os dois conteúdos acima que listei e entenda mais sobre a minha opinião à respeito do canal que você deve começar o seu negócio.

Só um detalhe, quem pensa em “blog”, logo imagina que vai ter que escrever, criar conteúdo longo, etc. E está certo, vai mesmo. Só que se você não gosta de escrever, isso não é – necessariamente – um problema.

Seria muito melhor que você passasse a gostar de escrever, pois a escrita é a principal habilidade do criador de conteúdo nesse modelo one person business.

Entretanto, é possível você escrever e criar seus conteúdos mesmo sem gostar. Basta você seguir alguns modelos (técnicas, ou como quiser chamar).

Um deles é esse aqui:

E você também pode utilizar inteligência artificial para lhe ajudar na produção de conteúdo, desde que utilize do jeito certo. Ainda bem que eu escrevi um artigo te ensinando a fazer isso:

Funil de vendas enxuto

Um funil de vendas nada mais é do que o processo para conduzir um visitante do seu canal, seja ele qual for, até a venda. Simples assim.

Não invente a roda, ela já existe.

Vou me tornar repetitivo: qualquer coisa que adicionarem aqui, estarão enchendo a sua cabeça de informação desnecessária. Desconfie.

O visitante que chega até o seu canal – chamado de “audiência” no marketing – entra por uma ponta e precisa sair pela outra, como cliente seu.

O processo que faz esse visitante sair como cliente seu na outra ponta, é chamado de funil de vendas.

Eu adiciono o termo “enxuto” nesse nome, simplesmente porque o one person business é um modelo de negócios enxuto.

Então o seu funil de vendas precisa ser enxuto.

O seu trabalho precisa quebrar a complexidade. Precisa ser inteligente.

Você precisa de mecânicas inteligentes para atrair pessoas e conduzí-las.

Inteligente, aqui nesse negócio, é sinônimo de “enxuto”.

Ficou claro? Não me venha com “produzir conteúdo em massa”, ou com testar diversas “páginas de vendas”, ou diversas “VSLs”, blá, blá, blá…

Enxuto. Só isso.

E o que é um funil de vendas enxuto?

Um conteúdo que gera muito valor -> oferta -> entrada na esteira de produtos.

  • O conteúdo se encarrega de despertar desejo e autoridade para o visitante.
  • Você oferece produtos ou serviços que façam sentido com o assunto do conteúdo
  • E conduz o visitante a entrar na sua esteira de produtos

Você precisa pensar sempre em gerar avanço. Tudo o que você faz no seu negócio digital enxuto e lucrativo precisa gerar movimento (avanço).

Pergunte-se:

  • Como o meu conteúdo conduz o visitante para a próxima etapa?
  • Como essa próxima etapa fará o visitante avançar e se tornar um cliente?

Não é só sobre fazer uma call to action, mas sim sobre gerar epifania e um desejo forte em avançar.

Aquele gostinho de “quero mais”.

Por exemplo, se você estiver curtindo esse conteúdo, vai curtir ainda mais os conteúdos exclusivos da minha newsletter, que eu não compartilho em mais nenhum lugar. Inscreva-se gratuitamente:

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Eu sempre vou buscar conduzir você para uma próxima etapa.

É exatamente isso que você deve fazer também no seu negócio, levar o visitante para a próxima etapa.

Essa é a função do funil de vendas.

Fechamento

Fechamento é onde você realiza a venda.

Você pode levar o visitante até uma página, para ele saber mais sobre a sua solução – elevando o seu nível de consciência – e então conduzi-lo à uma ação, como:

  • Deixar os dados em um formulário (para você falar com ele depois), ou
  • Ser redirecionado direto para o checkout (pagamento)

O importante aqui é entender o momento em que a pessoa está. No marketing chamam isso de “nível de maturidade”.

A única coisa que você precisa saber é que nem todo mundo está pronto para comprar de você. Nem mesmo um produto baratinho.

Por isso, é interessante você ter também conteúdos “isca”, materiais que poderiam muito bem ser vendidos de tão bons que são, mas que você oferece gratuitamente.

Isso eleva o nível de confiança daquela pessoa em você e seu negócio. Então, ela vai estar mais pronta para comprar de você da próxima vez.

Como fazer isso?

Você faz isso criando diferentes tipos de conteúdos. O conteúdo mais denso e prático, pode ser utilizado para vender suas soluções, conduzindo o visitante até a compra.

Já um conteúdo mais “light” (como esse), serve para expansão de consciência, isto é, fazer o visitante ter mais consciência sobre um problema que ele enfrenta, ao mesmo tempo em que aprende algo útil.

Esse segundo tipo de conteúdo é o que normalmente conduz as pessoas até um material “isca”.

De qualquer forma, o importante é você sempre estar gerando movimento, sempre fazendo o visitante avançar.

Se o visitante chega até o seu canal e não avança para lugar nenhum, algo está errado.

Existe a possibilidade daquele visitante não ser a pessoa certa para o seu negócio? Existe. Mas talvez você esteja errando na captação. Talvez seus conteúdos estejam chamando a atenção das pessoas erradas.

Agora, se o conteúdo está certo, então é porque você atraiu o público correto mas não gerou movimento, não fez aquele visitante avançar para a próxima etapa.

Resumindo as 3 etapas para ter um negócio digital enxuto e lucrativo:

  1. Canal: Escolha um canal. Se você está começando e não tem experiência, comece com 1 canal apenas
  2. Funil de vendas: Crie conteúdo que gere avanço, conduzindo o visitante para a próxima etapa (esse é o funil de vendas enxuto)
  3. Fechamento: Saiba identificar o momento de cada pessoa e conduzi-la corretamente a entrar na sua esteira de produtos.

Para você ir além

Todas as 3 etapas do Negócio Digital Enxuto e Lucrativo eu ensino detalhadamente no meu minicurso em texto, que é gratuito. Você pode se cadastrar e aprender mais aqui:

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Por hoje é isso, eu espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado a enxergar melhor como você deve estruturar o seu negócio digital, sem complexidade e sem muito esforço.

Se te ajudou, deixe o seu comentário no final da página.

Deixe também sua sugestão para outros conteúdos, a tua opinião é muito importante para mim, assim você vai estar contribuindo com o meu negócio, beleza?

Forte abraço e até a próxima!

Gustavo

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(Sem modéstia) esses materiais são tão valiosos que eu poderia muito bem cobrar por eles.