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Como sair do bloqueio criativo na escrita: aprenda a criar conteúdos mesmo sem gostar de escrever

Tempo de leitura estimado: 7 minutos

Dica do Machado: pegue papel e caneta e coloque um fone de ouvido com aquela música boa. Boa leitura!

Conteúdo deste post:
Como sair do bloqueio criativo na escrita aprenda a criar conteúdos mesmo sem gostar de escrever

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O bloqueio criativo impede muitas pessoas de criarem conteúdos de valor na internet, isto é, conteúdos que são relevantes, úteis e vendem.

No seu negócio digital one person business, é fundamental que você saiba criar conteúdos para atrair um público qualificado – que comprará de você em algum momento.

Por isso, o bloqueio criativo é um vilão perigoso.

Entretanto, é possível eliminar o bloqueio criativo se você aprender a criar conteúdos da forma correta. E ao contrário do que muitos pensam: você não precisa gostar de escrever para isso.

Nesse conteúdo aqui irei lhe mostrar uma forma simples e fácil para você eliminar de vez o bloqueio criativo.

Além disso, vou te mostrar como criar conteúdos com um método que acelera o seu processo criativo, evitando o bloqueio criativo e ajudando você a produzir mesmo sem gostar de escrever.

Por fim, vou te mostrar também um modelo para criação de conteúdo no Instagram. Eu utilizo esse modelo para criar conteúdos mais interessantes, envolventes e úteis, investindo em média 10 minutos do meu tempo.

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Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Como eliminar o bloqueio criativo

O bloqueio criativo pode ser eliminado de forma simples e fácil – e por favor, não ignore isso por ser tão simples e fácil – se você seguir exatamente esse passo a passo:

  • Estude bastante qualquer assunto do seu interesse (leia livros, assista vídeos, leia artigos, etc)
  • Anote tudo o que for relevante e chamou a sua atenção, faça muitas anotações
  • Assim que terminar o seu estudo, escreva sobre as suas anotações adicionando o seu ponto de vista

Pronto. É simples assim.

Vou te explicar porque isso funciona.

Mas antes, já deixa eu esclarecer que não é qualquer conteúdo que você deve consumir. Procure conteúdos de qualidade. Quanto melhor for a qualidade do que você consome, melhor será a qualidade do que você produz.

Por que fazer anotações?

Quando você faz anotações sobre o que está estudando, você aprende muito mais sobre aquele assunto. Porque você está repetindo (ao anotar) e automaticamente está lendo outra vez também.

Além disso, você vai precisar ler suas anotações outras vezes depois, sempre que quiser lembrar do que você aprendeu, ou então quando você for criar o seu conteúdo.

Dessa forma você fixa o que aprendeu muito mais do que se simplesmente estudasse sem anotar nada.

Eu treinei a minha escrita fazendo exatamente isso: estudando e anotando tudo.

Depois, eu escrevia textos sobre as minhas anotações, colocando o meu ponto de vista. Por exemplo:

  1. Digamos que você aprendeu aqui nesse conteúdo como escrever melhor, evitar o bloqueio criativo e criar conteúdos valiosos
  2. Então, anote tudo o que você aprendeu aqui, o que você achou mais interessante, o que chamou sua atenção, etc (não economize nas anotações)
  3. Por fim, você pode escrever textos sobre as suas anotações, adicionando a sua visão sobre o que aprendeu, adicione o seu pensamento, seu ponto de vista

Esse conteúdo que você está acessando é fruto de muitas anotações que eu já fiz, resultantes dos meus estudos (livros que li, aulas que assisti, vídeos no youtube, etc).

Eu não tirei essas ideias que você verá aqui do nada. Eu precisei estudar e anotar muitas coisas, então, criei esse conteúdo aqui colocando o meu ponto de vista.

Uma dica extra:

Você pode escrever também sobre sua experiência em algum tema.

Escreva sobre o que você fez e deu certo, o que você fez e deu errado, como você resolveu seus problemas dentro de algum assunto, etc.

Isso também facilitará para que a sua criatividade flua, além de trazer mais originalidade e exclusividade para o seu conteúdo.

Eu uso o Notion para fazer anotações e escrever sobre meus dias, como um diário mesmo, isso ajuda pra caramba a clarear as ideias e “limpar a mente”.

Como escrever bem e criar conteúdo

Escrever bem, na verdade, não é tão necessário assim no início.

Muitas vezes você pode não conseguir escrever tão bem, mas se o seu conteúdo for valioso – isto é, se ele ajudou outras pessoas e gerou valor na vida delas – você já poderá colher bons resultados com ele.

Acredito que o conteúdo tem três funções principais:

  • Ajudar outras pessoas a resolverem problemas na vida delas
  • Fazer você aprender ainda mais sobre o assunto
  • Ajudar você a vender alguma solução (primeiro você serve às pessoas, então elas podem decidir comprar algo de você)

Inclusive, eu te ensino gratuitamente a criar uma solução (produto ou serviço) digital, usando seus conhecimentos e habilidades, no meu minicurso em texto:

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O grande problema existente aqui é o seguinte: os “especialistas” do marketing digital preocuparam-se apenas em vender, então eles contaminaram completamente o trabalho de criação de conteúdo.

Estive em uma mentoria recentemente e no grupo do whatsapp quase só se fala em uma coisa: grana.

Dinheiro é importante, sem dúvidas. Mas convenhamos, você não vai longe se não estiver trabalhando com algo que realmente lhe traga significado.

Digo mais, você vai adoecer.

E esse significado genuíno só vem quando ajudamos a transformar a vida de outras pessoas. Então, temos que parar de focar apenas na grana e parar de cair no papo desses “gurus”.

Como resultado disso nós vemos na internet um mar de conteúdos superficiais, focados apenas em chamar a atenção das pessoas para fazê-las realizar uma ação (com o objetivo final de venda).

Não está errado você vender, mas a venda deve ser uma consequência, um fruto da relação de confiança entre você e seu público.

Se não existir tal relação, então você está forçando a barra. Está forçando a venda e contribuindo para contaminar o mercado de produção de conteúdo.

Primeiro sirva, depois venda.

Por isso, para escrever bem e criar conteúdo, siga simplesmente essa regra e não abra mão dela:

  • Seja 100% você (explore sua verdadeira natureza) e manifeste isso no seu conteúdo, sempre com o intuito de ajudar outras pessoas (gerar valor na vida delas).

É por isso também que eu te ensino a criar uma esteira de produtos, desde o produto digital que quebra a barreira de entrada de clientes, até os níveis mais avançados. Eu te ensino tudo isso no minicurso de 7 dias O Mensageiro.

Como criar conteúdo para o Instagram em até 10 minutos

Eu tenho um “método” que chamo de 2P 2C 1R, eu utilizo isso para escrever conteúdos longos como esse aqui que você está lendo, de forma muito mais rápida e fluída, sem que eu tenha bloqueios criativos.

Acredite, isso funciona.

Esse conteúdo aqui foi escrito com a estrutura 2P 2C 1R. Vou explicar:

  • 2P
    • Problema: qual problema o seu conteúdo resolve?
    • Promessa: o que você vai entregar para as pessoas nesse contéudo?
  • 2C
    • Corpo do conteúdo: apresenta o conteúdo em tópicos
    • Conclusão: conclui o conteúdo e faz uma chamada para ação
  • 1R
    • Revisão: revise o seu conteúdo cortando partes desnecessárias, adicionando algo que você tenha esquecido e destacando algumas partes (negrito, itálico, sublinhado, etc)

Essa é a estrutura simples que utilizo e meus conteúdos ficam completos, úteis, além de evitar o bloqueio criativo e não demorar horas escrevendo (estou cronometrando enquanto escrevo, depois lhe conto).

Você não precisa ser muito bom em escrita para utilizar essa estrutura.

Na verdade, é exatamente o oposto: essa estrutura vai ajudar você a criar conteúdos valiosos mesmo sem ser bom em escrita (ou mesmo sem você gostar de escrever).

No “corpo” do conteúdo, você ainda pode acrescentar uma introdução se quiser. Eu recomendo fazer a introdução dessa forma:

  • Spoiler: brevemente você contará o que será abordado no seu conteúdo (fale sobre os tópicos).
  • Promessa: reforce o que o seu conteúdo promete solucionar (qual problema o seu conteúdo resolve?)

Veja como eu fiz isso nesse conteúdo:

Eu comecei esse conteúdo com uma introdução onde apresentei um spoiler e uma promessa, veja:

Em amarelo: o spoiler.

Em verde: a promessa.

Percebe como é simples?

Agora o “corpo” eu separei em 3 tópicos, e escrevi sobre cada um deles. Isso me ajuda a escrever porque sei sobre o que estou falando.

Então, não fujo do assunto em nenhum momento, escrevo sobre aquele tópico e fim de papo, vou para o próximo.

Os tópicos que eu separei foram:

  • Como eliminar o bloqueio criativo
  • Como escrever bem e criar conteúdo
  • Como criar conteúdo para o Instagram em até 10 minutos

Foi assim que estruturei e escrevi esse conteúdo aqui.

Além dessa técnica 2P 2C 1R, que funciona muito bem, para você criar conteúdos valiosos no Instagram, recomendo que você também siga o que vou ensinar abaixo.

Levamos em consideração um conteúdo em carrossel (um modelo mais elaborado onde você pode escrever mais). Veja:

1º slide:

Começar com uma chamada que contrarie o que “todos os outros” estão dizendo (quebrar os paradigmas)

✅ Dar uma breve explicação que gere curiosidade

Despertar o desejo do leitor arrastar para o lado

2º slide:

Reforço de curiosidade: Em uma única frase, de forma bastante objetiva, dizer o que o leitor aprenderá com o post em questão

3º ao 6º slide:

Apresentar o “como”: mostrar a solução para o problema de forma objetiva e clara

Defender a ideia original do post

✅ Defender o seu ponto de vista

Último slide:

Chamada para ação clara e objetiva

Ao seguir a estrutura 2P 2C 1R você poderá criar conteúdos mais completos em seu blog, como esse aqui que você está lendo, então você poderá extrair conteúdos menores para publicar em suas redes sociais.

Ao fazer isso, crie carrosséis seguindo o passo a passo que eu listei anteriormente.

Essa foi a minha contribuição para você com relação a como sair do bloqueio criativo na escrita e aprender a criar conteúdos mesmo sem gostar de escrever.

(e essa aqui já é a conclusão do meu conteúdo, o segundo “C”)

Ah, e para criar esse conteúdo longo aqui, eu levei meia hora, veja:

Essa é a prova de que aplicar a estrutura que lhe ensinei ajuda a criar conteúdos valiosos sem precisar ficar horas escrevendo.

Meia hora em um conteúdo longo é um excelente tempo, porque o seu conteúdo longo já servirá para extrair diversos outros conteúdos para suas redes sociais.

Então, imagine quantos conteúdos você não está criando dentro de apenas um, em apenas meia hora.

Basta aplicar o método e seguir o passo a passo que ensinei.

Aplique e treine. Isso funciona.

Vejo você em breve!

Forte abraço,

Gustavo

PS.: Quando você estiver pronto, conte com a minha ajuda para ter um negócio digital enxuto e lucrativo, segundo o modelo one person business, conheça o meu programa A Tribo.
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