A escrita é fundamental em um negócio One Person Business. Você pode escrever mais rápido sem perder a qualidade, nem a criatividade, aplicando uma estrutura simples, que eu chamei de método 2P 2C 1R.
Esse método é simples e funciona porque torna o seu conteúdo mais objetivo, ajudando as pessoas e fazendo-as engajarem, além de tornar a sua escrita mais objetiva sem perder a qualidade e deixando fluir a sua criatividade.
Nesse conteúdo você vai aprender a aplicar o método que lhe falei anteriormente, passo a passo, onde explicarei com detalhes como isso funciona.
Além disso, vou te dar uma dica extra de como você estudar e criar conteúdos sem perder a criatividade, evitando assim o famoso “bloqueio criativo”.
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Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
Método 2Ps 2Cs 1R
Essa é a estrutura: Problema, Promessa, Corpo, Conclusão, Revisão
Para exemplificar aqui, mostrando a você como aplicar essa estrutura e criar seus conteúdos, vamos utilizar como “tema” a produtividade e alta performance. Então:
Problema: pessoas que não tem produtividade e alta performance
Promessa: descobrir a verdade sobre produtividade e alta performance
Repare que deixei destacado em vermelho a “dor”, ou “problema”, que estamos trabalhando aqui nesse conteúdo.
Logo na sequência, criei uma promessa onde estou dizendo às pessoas que ensinarei elas a compreenderem a “verdade sobre produtividade e alta performance”.
É exatamente isso que você precisa fazer antes de começar a criar os seus conteúdos. Esses são os “2Ps”.
Vamos adiante:
Corpo (o primeiro “C”):
- Introdução
- Spoiler
- Você provavelmente já acreditou e testou muitas técnicas para ser mais produtivo e ter alta performance, que os “especialistas” te ensinam por aí, certo? Mas, vou logo lhe adiantar que essas técnicas não funcionam, e o motivo é simples: não adianta uma caixa cheia de ferramentas, se não existe nada para ser consertado.
- Promessa
- Você vai entender a bomba que eles não lhe explicam, o ingrediente que escondem de você. Alguns especialistas na internet até falam sobre esse ingrediente, mas não com a devida atenção que ele merece. Mas, hoje essa bomba pode se tornar sua melhor amiga.
- Spoiler
Na parte “corpo” da estrutura, eu recomendo que você crie tópicos sobre o assunto que estiver falando, de 2 à 5 tópicos já são o suficiente para criar um bom conteúdo sem bloquear a sua criatividade.
Você também pode criar uma introdução, antes de começar a falar sobre os tópicos que você separou.
Para fazer a introdução, eu recomendo que você utilize o que eu chamo de “Spoiler” e depois reforce a “promessa”.
Acima eu criei para esse conteúdo de exemplo que estamos aprendendo aqui, exatamente essa estrutura de introdução, com spoiler e promessa.
Deixei destacado em amarelo algumas partes para você compreender o que estou falando.
Agora, veja na sequência como ficariam os tópicos para esse tema de exemplo:
- Tópicos
Mentiras que contaram para você (esse é o tópico 1)
Contaram para você que para ser mais produtivo é preciso ter lista de tarefas.
Sem dúvidas, eles também lhe disseram que você precisa de ferramentas que ajude você a se organizar.
Também contaram para você que técnicas como Pomodoro, entre outras, são muito importantes e vão ajudar você a ter alta performance.
Isso tudo é o que eu chamo de chover no molhado: falam sempre as mesmas coisas para você, mas o resultado é que continuamos com milhares de pessoas improdutivas, e vivendo sem ter um verdadeiro sentido na vida.
Por que isso tudo não dá certo (esse é o tópico 2)
O motivo é, absurdamente simples. Nada dessas técnicas adianta se você não definiu o seu alvo de vida, sua verdadeira visão de vida. Ou ainda, se você acredita que definiu, mas essa visão está errada.
Existem dois grandes pontos aqui:
1) Não ter visão de vida
2) Ter uma visão errada
Qualquer um desses dois pontos vai fazer você, mais cedo ou mais tarde, fracassar e desistir.
Como você realmente ter alta performance (esse é o tópico 3)
Para que você realmente tenha uma alta performance, seja uma pessoa produtiva e viva a vida com um verdadeiro sentido, é preciso saber como definir a sua verdadeira visão de vida.
Conclusão (aqui eu mostro como fazer uma conclusão/fechamento, o segundo “C”)
- Resumo
Então, agora você já sabe que:
– Listas de tarefas e outras técnicas não irão lhe ajudar se,
– você não tiver uma verdadeira visão de vida.
– Não ter visão de vida é tão ruim quanto ter uma visão errada
- Fechamento com ação:
Para aprender mais sobre visão de vida, empreendedorismo com visão e mentalidade a abundante, me segue no instagram: @X
Vou explicar cada uma das partes anteriores:
Primeiro, como você pode ver eu criei 3 tópicos para o assunto de exemplo.
Dessa forma, ficou muito mais simples e objetivo de escrever, porque permitiu que eu deixasse a minha criatividade fluir, uma vez que já sei sobre o que vou falar.
É isso que faz você escrever mais rápido.
Depois, criei um fechamento (conclusão) para o conteúdo. Essa conclusão eu recomendo que você faça da seguinte maneira (exatamente como eu fiz no exemplo acima):
- Faça um breve resumo sobre o conteúdo que você acabou de escrever
- Crie uma chamada para ação no final (CTA, “call to action”), convidando o leitor a fazer alguma coisa (cadastrar em uma newsletter, seguir você nas redes sociais, conhecer um produto seu, etc)
Dessa forma sua conclusão também ficará objetiva (sem enrolação) e aumentará as possibilidades de engajamento, uma vez que as pessoas que gostarem bastante do seu conteúdo de valor poderão fazer o que você está pedindo (CTA).
Pronto. Já concluímos mais uma parte da estrutura para criação de conteúdos valiosos sem demorar muito, e sem bloquear a criatividade.
Esses foram os “2Cs”.
Agora falta a última parte, o “1R”. Esse “R” significa revisão.
Na revisão você fará o seguinte:
- Eliminará blocos de textos que você acredita não terem ficado bons
- Adicionará alguma informação que de repente você deixou passar
- Destacará alguns trechos (negrito, itálico, sublinhado, etc)
Depois que você revisar, basta publicar o seu conteúdo e fim de papo.
Nesse conteúdo aqui eu te mostro como vale a pena você investir em um blog no início, ao invés das redes sociais de vaidade.
Resumo de como aplicar a estrutura 2Ps 2Cs 1R na prática, passo a passo:
- Passo 1 – 2Ps: Definir o problema (dor) e a promessa (tema do conteúdo).
- Passo 2 – Corpo: Pule para os tópicos: listar todos os tópicos que você vai falar. Se você for contar uma história, por exemplo, liste todos os pontos cruciais da história (normalmente em uma “jornada do herói” tem um começo bom, um desastre e o fundo do poço, a volta por cima e o aprendizado).
- Passo 3 – Corpo: Escreva cada um dos tópicos que você listou anteriormente, sem pausa e sem se preocupar com erros.
- Passo 4 – Conclusão: conclua seu conteúdo apresentando um resumo do que foi abordado, com uma chamada para ação (CTA) no final.
- Passo 5 – Introdução: Volte no Corpo e escreva a introdução utilizando a metodologia “Spoiler” e “Promessa”. Fica mais fácil criar a introdução após já ter o conteúdo escrito, pois como você acabou de escrever, o assunto ainda está na sua mente.
- Passo 6 – 1R: Faça uma revisão de todo o seu conteúdo, ajustando algum ponto que você quiser, e corrigindo possíveis erros gramaticais. Dica: não altere muitas frases e blocos de textos, para não perder a originalidade. Quanto mais próximo o texto ficar da primeira coisa que surgiu em sua mente, melhor.
Bom, se você quer aplicar esse modelo criando conteúdos para o seu negócio digital, a melhor indicação que eu poderia lhe fazer é aprender a estruturar o seu negócio com 3 etapas simples. Eu te ensino isso gratuitamente aqui:
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Nunca fique sem criatividade
A forma que eu encontrei de não ficar sem criatividade foi essa:
- Anotar tudo o que aprendo quando estou estudando (qualquer tipo de estudo, livros, vídeos, etc)
- Escrever sobre as minhas anotações adicionando o meu ponto de vista
É simples assim.
Se você tenta escrever apenas “lembrando” do que aprendeu, você corre o risco de ter diversos bloqueios criativos.
Além disso, quando você faz anotações, você tende a aprender e fixar muito mais aquele assunto que estava estudando, isso porque:
- Você lê suas anotações e lembra de partes importantes do que estudou
- Você precisa revisar isso frequentemente
- Você ensina e quando ensinamos aprendemos 95% mais (você ensina quando escreve textos próprios sobre suas anotações)
Se eu criar vários conteúdos sobre escrita, melhor eu ficarei nesse assunto, porque cada vez mais estarei ensinando sobre ele.
É isso que você deve fazer para escrever mais rápido e não perder sua criatividade.
Então, resumidamente, ficaria assim:
- Estude bastante sobre o que você gosta
- Faça muitas anotações
- Escreva conteúdos maiores (como esse aqui) sobre suas anotações, adicionando o seu ponto de vista
- Retire partes menores do seu conteúdo para publicar em suas redes sociais
Obviamente que não adianta você estudar qualquer conteúdo, nem ler qualquer livro. Tem uma frase do livro “roube como um artista” que diz: lixo que entra é lixo que sai.
Se você consumir conteúdo bosta, adivinha o que você vai produzir? Isso mesmo, bosta.
Por isso eu recomendo demais que você entre para a minha newsletter. Sem modéstia, o que eu compartilho lá – de graça – vale mais que muito curso aqui do mercado digital.
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Voltando para o meu método de criação de conteúdos:
Eu crio carrosséis no meu Instagram, por exemplo, utilizando pequenos trechos dos meus conteúdos maiores que estão aqui nesse blog.
Não estou dizendo para você sair fazendo conteúdo em tudo quanto é lugar. Só estou lhe dando um exemplo do quão produtiva é essa metodologia que estou lhe ensinando.
O conteúdo escrito em tópicos facilita bastante sua vida como produtor de conteúdos (e você aprendeu isso na estrutura 2Ps 2Cs 1R que lhe ensinei anteriormente).
Agora é com você. Aplique o que você aprendeu aqui e comece a escrever mais rápido, criando conteúdos de valor e deixando a sua criatividade fluir.
Até a próxima!
Forte abraço,
Gustavo
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