Quando se fala em gerar valor, é comum que as pessoas pensem que se entregarem muito valor em seus conteúdos, logo ninguém comprará delas.
Inclusive, algumas pessoas na internet estão usando dessa “preocupação” para se posicionarem, como se gerar valor fosse algo ruim.
No conteúdo de hoje vou te mostrar como tudo isso é bobagem, você pode – e deve – gerar valor e entregar muito em seus conteúdos.
E vou te mostrar como isso é muito bom para o seu negócio digital enxuto e lucrativo – baseado no modelo One Person Business.
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Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
Como gerar valor para as pessoas: construindo um negócio digital que transforma outras vidas
Bom, para gerar valor com o seu negócio digital enxuto e lucrativo, você vai produzir conteúdos que ajudam outras pessoas a alcançarem seus objetivos.
É simples assim.
Existem dois tipos de conteúdos:
- O primeiro tipo é aquele que expande a consciência da audiência à respeito de algum tema ou problema. Esse conteúdo vai ensinar algo, porém seu maior objetivo é fazer com que a sua audiência obtenha uma maior compreensão sobre determinado problema que você resolve.
- O segundo tipo de conteúdo é o prático. Nesse conteúdo você pode também trabalhar a expansão de consciência sobre um assunto ou problema, entretanto, precisa ser prático. Sua audiência precisa sair desse conteúdo pronta para obter microrresultados ao aplicar o que você ensiou.
Obviamente você pode mesclar esses dois tipos de conteúdos.
Meus conteúdos aqui no blog costumam ser uma mescla desses dois tipos: eu expando a sua consciência à respeito de um problema – que meu negócio te ajuda a resolver – e ao mesmo tempo eu te ajudo a resolver esse problema.
Ao aplicar as coisas que te ensino por aqui, você já consegue obter resultados para o seu negócio digital.
O que significa gerar valor no mundo digital?
Como falamos anteriormente, gerar valor no mundo digital é produzir conteúdos que ajudem outras pessoas a alcançarem seus objetivos.
Por exemplo: Se você está aqui, é porque deseja ter um negócio digital enxuto e lucrativo, e eu te mostro como fazer isso através do modelo One Person Business.
Então, para gerar valor eu transformo meus conhecimentos e habilidades em conteúdos e produtos.
Meus conteúdos já entregam muito – por isso eles geram valor – mas você pode acelerar ainda mais seus resultados ao adquirir algum produto meu (eu recomendo que você comece pelo Mensageiro).
Então, é exatamente isso que você precisa fazer para gerar valor com o seu negócio digital:
- Detectar seus conhecimentos e habilidades, bem como um “problema maior” que você ajuda a resolver
- Transformar isso em conteúdos que ajudem outras pessoas (a sua audiência)
- Transformar isso em produtos que podem acelerar os resultados dessas mesmas pessoas
Ao fazer isso você já possui um negócio digital enxuto e lucrativo, que gera valor para outros, e lhe trás significado e autorrealização.
Qual a importância de gerar valor para as pessoas
O ponto mais importante de gerar valor para as pessoas é ver que o seu trabalho lhe trás significado, resultando em uma verdadeira autorrealização.
Além disso, você gera receita e pode alcançar a liberdade financeira e liberdade de tempo.
Quando falamos em “liberdade”, muitas vezes pensamos em algo distante. Algo impossível.
Então você pode acreditar que precisa levar a vida do mesmo jeito, melhorando um pouquinho aqui, e um pouquinho ali. E está bom assim.
Não está, meu caro.
Acredite, existe uma possibilidade real de você crescer na internet com um negócio digital enxuto e lucrativo, trabalhando de forma inteligente, gerando valor para mais pessoas e alcançando liberdade de tempo e financeira.
Porém, essa oportunidade está perto de chegar ao fim.
Diante de vários acontecimentos que estão ocorrendo no mundo, quem demorar para começar vai ficar para trás. O que estou lhe falando aqui é muito sério.
Milhares de empregos deixarão de existir muito em breve. A inteligência artificial está evoluindo muito rápido, robôs já estão sendo fabricados, o marketing digital está cada vez mais saturado e sem espaço para você se diferenciar.
Padrões impostos por “gurus” que te impedem de avançar
Por isso, crenças como:
- Você precisa de um nicho
- Você precisa ser especialista
- Você precisa criar conteúdo em massa
Já não servem (se é que um dia serviram).
A única coisa que você precisa fazer – e fazer rápido – é aprender que você é o próprio nicho do seu negócio. Quando eu digo “você”, estou falando da sua experiência, dos problemas que já enfrentou, das suas habilidades, dos seus dons naturais, do seu conhecimento e da sua história.
Se você compreender isso e começar a aplicar em seu negócio, você entrou para o jogo. Essa é a única oportunidade que você precisa, mas ela não vai durar para sempre.
Logo, chegará o momento em que você não terá mais tempo para implementar tudo isso.
Aprenda que você é o nicho do seu negócio e então comece a gerar valor para as pessoas, te ensino a fazer isso a seguir.
Como gerar valor para as pessoas na internet
Tudo o que falei anteriormente se transforma em conteúdo e produtos.
Sua experiência, os problemas que você já enfrentou, as suas habilidades, os seus dons naturais, o seu conhecimento e a sua história.
Tudo isso precisa ser transformado em conteúdo e também em produtos, gerando valor para as pessoas e também dinheiro para o seu bolso.
Por isso, entenda que estamos falando de negócios aqui, sendo assim é óbvio que você precisa vender.
Ninguém está aqui brincando ou fazendo caridade.
Monetizando o valor gerado
De fato, você precisa entregar muito valor gratuitamente, mas é natural que chegue o momento da venda. O momento em que as pessoas olham e dizem: “está bem, eu preciso me aprofundar mais, preciso aprender mais com essa pessoa”.
Ou ainda, algumas pessoas irão pensar: “bom, essa pessoa me ensinou bastante de graça, mas eu preciso do acompanhamento e direcionamento dela”.
No fim das contas, ninguém paga por informação. As pessoas sempre pagam por acesso.
Informação tem aos montes por aí, e de graça.
Agora, acessar quem carrega a informação, acessar quem pode lhe dar direcionamento, acessar quem pode lhe acompanhar e ajudar você, é outro assunto.
É por isso que seus conteúdos precisam entregar todo o ouro, sem medo. As pessoas continuarão pagando para estarem com você. Para terem a sua atenção. Para serem direcionadas por você.
Como ter um negócio digital que gera valor
Um negócio online, enxuto e lucrativo, que gera valor para as pessoas, precisa fazer o seguinte:
- Ser construído em torno de um “problema maior”, uma mensagem central. Exemplo: o meu negócio aqui é construído em torno da seguinte mensagem: “Te ajudar a construir um negócio digital enxuto e lucrativo, baseado no modelo One Person Business, usando suas habilidades e conhecimentos”.
- Começar a criar conteúdos que geram valor: que expandam a consciência da audiência à respeito do problema, e ensinam algo prático para que essa audiência obtenha microrresultados.
- Ter uma esteira de produtos para gerar renda: com produtos iniciais e mais baratos, evoluindo até produtos mais avançados e caros.
É assim que você constrói um negócio digital sólido, pequeno, sem precisar se envolver e estressar com equipes, ao mesmo tempo que gera lucro.
O One Person Business é o melhor modelo para você construir um negócio assim.
Você pode começar compreendendo que você é o nicho do seu negócio, e descobrindo como transformar seus conhecimentos e habilidades em um produto digital, ou serviço, lucrativo.
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Métricas para medir o valor gerado
É interessante sabermos quais métricas utilizar para avaliar o sucesso de uma estratégia de geração de valor.
Eu olho para as seguintes métricas em primeiro lugar:
- Cadastros
- Vendas
Cadastros, é quando uma pessoa acessa o seu conteúdo e se cadastra em sua newsletter, ou em algum material gratuito que você oferece. Isso é um sinal de que você está gerando valor, e aquela pessoa resolveu aprender mais com você.
Dessa forma, você sabe que está no caminho certo.
Outra maneira de observar se a geração de valor está funcionando é olhar para as vendas.
Quando você vende, é sinal de que as pessoas confiaram em você, e essa confiança você gera através dos conteúdos de valor.
Portanto, atente-se nessas duas coisas para medir a geração de valor do seu negócio: cadastros e vendas.
Por isso, inclusive, se esse conteúdo está sendo útil para você até aqui, cadastre-se na minha newsletter para não perder nenhum conteúdo de valor (o conteúdo que eu compartilho lá é exclusivo):
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Como criar conteúdos na internet que geram valor
Você cria conteúdos na internet que geram valor quando ensina algo prático que gera microrresultados para a sua audiência, além de expandir a consciência da mesma à respeito de algum problema.
Anteriormente falamos sobre os dois tipos de conteúdos, entendê-los e praticá-los mostrará a você como gerar valor para as pessoas.
Então, agora você entenderá o que precisa fazer para gerar valor através desses conteúdos.
Como gerar valor através do conteúdo
Funciona assim:
- Detecte o problema que o seu negócio digital resolve (aquela mensagem central)
- Explore tópicos ao redor desse problema, que tenham relação com o mesmo
- Crie conteúdos que expandem a consciência da sua audiência à respeito do problema: falando das dores, mostrando a importância de resolver o problema, etc
- Crie conteúdos práticos que ensine a sua audiência a solucionar o problema
No meu negócio digital, por exemplo, eu exploro o problema “como criar um negócio digital enxuto e lucrativo com seus conhecimentos e habilidades, baseado no modelo One Person Business” de diferentes maneiras, mas ambas ajudando a expandir sua consciência e solucionar esse problema.
Quando ensino sobre “gerar valor”, como no caso desse conteúdo, estou ensinando sobre algo crucial dentro do negócio digital enxuto e lucrativo.
Da mesma forma, quando ensino aqui sobre escrita, também estou ensinando sobre uma habilidade essencial para quem deseja ter um negócio digital baseado em One Person Business.
É assim que você gera valor para as pessoas e constrói um negócio sólido e lucrativo.
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A importância da experiência do usuário na geração de valor
A experiência do usuário é tudo quando estamos falando de gerar valor.
Se você já me acompanha aqui, sabe que eu defendo um site/blog como a melhor forma de você começar o seu negócio digital enxuto e lucrativo.
Dentro desse blog, você precisa garantir que a experiência do usuário seja satisfatória. Faça isso assim:
- Garantindo uma boa navegabilidade nas páginas de seu site/blog
- Garantindo uma boa legibilidade em seus conteúdos
- Otimizando suas páginas para dispositivos móveis, como os celulares
- Otimizando a velocidade de carregamento das páginas (desempenho)
- Garantindo que seu conteúdo entregue bastante conhecimento
- Tendo um mecanismo claro de avanço (conduzindo o leitor para uma próxima etapa)
- Oferecendo oportunidades para as pessoas aprenderem mais com você
Por isso, não é só sobre como gerar valor para as pessoas, mas sim sobre compreender a relação entre experiência do usuário e geração de valor.
Dessa forma, o “valor” que você gera começa na experiência, desde o momento em que o usuário acessa o canal onde você está fazendo o seu marketing.
Ferramentas para otimizar a experiência do usuário.
Se você está começando com um blog, existem algumas ferramentas para otimizar a experiência do usuário. Aqui no blog eu utilizo essas ferramentas.
São plugins (funcionalidades) que você adiciona no WordPress (o gerenciador do seu site).
Acontece que a maioria desses plugins são pagos (se você quiser aproveitar as melhores funções, precisa pagar). Entretanto, como eu tenho acesso à uma assinatura desses plugins pagos, que me permite fazer o download sempre nas versões mais atualizadas, eu resolvi disponibilizar isso para você.
Por isso, eu montei o EssentialPack: um pacote de funcionalidades essenciais para o seu site/blog WordPress, com plugins pagos (pro) e atualizados. Saiba mais clicando aqui.
Outros conteúdos que irão lhe ajudar:
- One Person Business: entenda esse modelo
- Como criar conteúdos sem perder a criatividade
- Qual a estrutura do Negócio Digital enxuto e lucrativo
Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado verdadeiramente.
Se te ajudou, ou se você tiver perguntas, deixe sua avaliação e seu comentário no final da página.
Forte abraço!
Gustavo