Posicionamento é o que você faz com a mente do seu potencial cliente, por isso, não devemos tentar criar algo que não esteja na mente das pessoas.
Chamamos isso de “brecha”. O que é uma brecha? É algo que já existe na mente das pessoas e pode ser manipulado – no bom sentido – de forma a posicionar a sua solução (produto ou serviço).
E qual a melhor forma de fazer isso? Através dos seus interesses genuínos.
Seus interesses genuínos representam quem você é, isso abre uma “brecha” para conectar com pessoas parecidas com você. Essa é a melhor forma para você se posicionar e criar um negócio digital enxuto e lucrativo (modelo One Person Business).
Portanto, para você se posicionar na mente de uma pessoa, encontrando e explorando a brecha que existe lá, a melhor forma é você ser quem você verdadeiramente é.
Isso funciona porque seus interesses se conectam com os interesses de outras pessoas.
Você não precisa ser um especialista em uma área, para então encontrar possíveis clientes dentro dessa área.
Na verdade, o que você precisa é explorar os seus interesses, expressando quem você verdadeiramente é, e assim você atrairá pessoas que também compartilham dos mesmos interesses.
Você cria o seu nicho.
Por isso, hoje você vai aprender:
- Como explorar uma brecha na mente do seu potencial cliente e posicionar a sua marca
- Como vender a sua solução sem ser chato (sem parecer que está querendo vender algo)
- Como detectar a dor do cliente, criar uma promessa e oferecer um acesso (solução) através de uma estratégia simples e eficaz
- Como criar uma estratégia de marketing que vende sem etapas complexas e sem precisar ser um especialista
Borá lá?
Mas, antes de continuarmos, eu tenho um recado: se você ainda não está na minha newsletter, você está perdendo muito conteúdo exclusivo e gratuito (que eu não compartilho em nenhum outro lugar). Inscreva-se abaixo:
Já está cadastrado na minha newsletter?
O conteúdo gratuito que eu compartilho por lá é exclusivo e vale mais que muito curso de marketing digital.
Você é o Nicho: é assim que você se posiciona e cria um negócio de uma só pessoa (one person business)
Os seus interesses podem ser interessantes para outras pessoas – desde que, obviamente, você saiba torná-los interessantes – porque simplesmente pessoas gostam de histórias.
Sua vida, seus interesses, suas paixões, tudo isso pode ser transformado em histórias.
No marketing, esse é o famoso “storytelling”.
E como isso conecta com o seu Negócio Digital?
Simples. Você cria histórias para envolver as pessoas, cria uma conexão com algum problema que essas pessoas possam ter (que você resolva), e então faz uma chamada para ação (CTA), conduzindo as pessoas para uma próxima etapa.
Um negócio digital precisa ser pensado para gerar Atração -> Retenção -> Avanço.
Atração:
- Como você atrairá as pessoas para o canal onde você está construindo o seu Negócio Digital enxuto e lucrativo (one person business).
Retenção:
- Como você fará para que essas pessoas mantenham a atenção em você – no seu conteúdo – gerando engajamento.
Avanço:
- Qual a próxima etapa? As pessoas sempre devem ser conduzidas para uma próxima etapa, de forma que cheguem até um objetivo final.
Essa estrutura que acabei de lhe mostrar, tem muito “especialista” na internet cobrando caro para ensinar.
Isso serve para te mostrar que não existe segredo algum, o processo para criar um negócio digital enxuto é simples, você só precisa garantir que cada uma dessas etapas funcione corretamente.
Te ensino melhor as 3 Etapas de um Negócio Digital Enxuto e Lucrativo nesse minicurso gratuito:
[minicurso gratuito em texto]
Construa um Negócio Digital em 3 Etapas
Aprenda as 3 etapas simples e estruture o seu negócio digital enxuto e lucrativo em até 30 dias.
Então, suas histórias, seus interesses, ou seja: VOCÊ, é o centro do seu negócio digital. Você é o nicho do seu negócio.
Não tente vender para todo mundo, não tente agradar todo mundo.
O caminho para você criar um negócio digital lucrativo é atrair pessoas parecidas com você.
Nem todas as pessoas terão interesse em tudo o que você falar, mas se ao menos um conteúdo gerar valor para elas, a ponto de prender a atenção delas, você já obteve o tesouro mais valioso da internet: a atenção de uma pessoa.
- Nesse conteúdo aqui eu falo mais sobre o One Person Business.
Com isso, você começa a se posicionar na mente das pessoas, abordando conteúdos que você gosta (e elas também), sem precisar produzir toneladas de conteúdos genéricos só para marcar presença, sem precisar ser um especialista, sem precisar parecer ser uma autoridade na área, e com a vantagem de ter a atenção das pessoas na sua mão, para então poder oferecer os seus produtos e serviços para elas.
O posicionamento e a criação de um nicho a partir da sua própria natureza é um processo que faz você apresentar a sua solução para o mercado digital, através de assuntos do seu interesse e desfrutando de todas as etapas do processo.
É o que eu sempre digo: seus conhecimentos, interesses e habilidades se transformam no seu negócio digital enxuto e lucrativo.
Esse é um trabalho que derruba os paradigmas impostos pelos gurus da internet, que defendem que você precisa produzir muito conteúdo, que defendem que você precisa escolher um segmento, então você precisa ser especialista nesse segmento, etc.
Papo furado e conversa manjada.
O posicionamento a partir da sua natureza é o melhor caminho para ser livre, criando conteúdo a partir dos assuntos que você gosta, e gerar renda vendendo as suas soluções para a sua audiência.
Posicionamento: Encontre uma “Brecha”
Para procurar uma brecha, você precisa verificar o que os outros criadores de conteúdo, infoprodutores, etc, estão fazendo e como as pessoas já receberam isso.
Você precisa responder algumas perguntas, como:
- As pessoas se identificam com isso?
- O que tem dado certo?
E para explorar essa brecha, você precisa fazer o contrário do que está sendo feito, ou então ter algum diferencial forte.
Além disso, é fundamental que você saiba expressar a sua verdadeira natureza, pois é isso que trará um diferencial para os conteúdos e a proposta que você apresentará. Falamos sobre isso anteriormente.
Resumindo: procure a brecha e faça o contrário.
Anteriormente, mostrei a você um exemplo disso. Quando eu disse que criar um nicho a partir de você mesmo derruba os paradigmas impostos pelos “gurus” e “especialistas”, eu estava mostrando a você a brecha que eu encontrei para me posicionar.
Enquanto outros caras defendem “nicho”, ou “arquétipo”, ou “persona”, eu defendo que você é o nicho. Aqui está a brecha, eu faço o contrário e te mostro que esse modelo é melhor.
Enquanto outros também defendem produção de conteúdo em massa, usando redes sociais e postando todos os dias, eu me posiciono contra isso e te provo que o meu jeito é o melhor.
A mente das pessoas não possui muito espaço para o novo e diferente, a menos que isso esteja relacionado com o que é antigo.
Quando você se posiciona contra um conceito que as pessoas já conhecem, isso desperta a atenção delas, porque você está usando como “brecha” algo que já está na mente delas (é antigo).
Quando a Volkswagen lançou o Fusca, um carro pequeno, gordo e feio, em meio a uma onda de carros baixos e grandes, ela usou a seguinte frase: “pense pequeno”.
Essa frase explora uma brecha na mente das pessoas, pois afirma a posição da empresa e questiona a premissa de que o maior é necessariamente o melhor.
Quando eu resolvi estudar posicionamento e focar em criar um nicho a partir da minha verdadeira natureza, decidi que deveria explorar questões impostas pelos gurus da internet, como: “criar conteúdo em massa”, “ser um especialista”, “escolher um nicho”, “ser uma autoridade no assunto”, etc.
Essas coisas todas me incomodavam, pois eram incompatíveis com quem eu verdadeiramente sou.
Então, o que eu defendo é exatamente o contrário dessas crenças, eu lhe digo e mostro que:
- Você não precisa ser um especialista para vender na internet
- Você não precisa de um nicho, você é o nicho
- Você não precisa ser autoridade no assunto, você só precisa transformar seus interesses em algo interessante para os outros
- Não existem segredos e fórmulas para crescer na internet, existe posicionamento focado em ser quem você verdadeiramente é
- Você não deve começar com uma rede social e postar conteúdos todos os dias
Com isso, eu estou indo na contramão do que os “especialistas” afirmam.
Eu estou sendo como a Volkswagen contrariando a tudo e a todos com a apresentação do Fusca.
Explorar uma brecha é isso, eles zig, você zag.
Vender sem vender (não seja um chato!)
Talvez você já tenha ouvido falar que as pessoas gostam de comprar, mas não gostam de perceber que estão vendendo algo para elas.
Se posicionar de forma natural na internet é interessante também por causa disso: é natural.
Por isso, a criação do seu nicho vem através da sua própria natureza. De que outra forma isso seria natural?
É essa naturalidade que vai fazer você vender sem vender.
De um lado você tem as estratégias de lançamento de curso, com 3 aulas gratuitas que não te ensinam porcaria nenhuma para então vender algo para você no final, usando muito gatilho mental para tentar lhe convencer de que você é um merda se não comprar.
Por outro lado, você tem os “perpétuos”, os produtos digitais sempre disponíveis, então eles fazem vários conteúdos bosta, investem toneladas em anúncios levando as pessoas para uma página de vendas e depois para um checkout.
Tudo isso é manjado, chato e trabalhoso. Além de não representar quem você verdadeiramente é.
Sem contar que se você não entende muito de marketing digital – ou não tem dinheiro para contratar alguém que manje – você não vai vender nada.
E claro, depois você tem outras porcarias, como: dropshipping, afiliados, etc.
Todas essas estratégias possuem algo em comum: elas tentam te vender algo a todo custo. As pessoas estão percebendo isso e estão fugindo.
Por isso, ao criar o seu próprio nicho a partir da sua natureza, da sua essência, você estará transformando o processo de gerar valor e apresentar a sua solução em algo natural, e não algo forçado.
Como eu já falei anteriormente, esse processo todo envolve trabalhar com assuntos que você tem interesse, com seu conhecimento e com suas habilidades, convertendo tudo isso em conteúdos (e histórias) para conectar com pessoas que também tenham interesse nisso.
Com isso você constrói sua audiência, obtém a atenção das pessoas e vende as suas soluções.
Sua solução (produto ou serviço) é o caminho – melhor e/ou mais rápido – para que uma pessoa resolva o problema que ela possui.
Todas as vezes que você cria um conteúdo e gera valor para as pessoas, elas lhe recompensarão com a atenção delas. Em algum momento, elas podem ter interesse em comprar o seu produto, visto que o conteúdo vai elevando o nível de consciência que essa pessoa possui sobre tal problema/assunto.
Além disso, seu conteúdo precisa oferecer microrresultados. As pessoas sairão do seu conteúdo sabendo muito mais sobre um assunto e um problema, além de já conseguirem colocar algumas coisas em prática para colherem resultados.
Esse é um processo de criar um relacionamento verdadeiro com as pessoas, e não apenas com segundas intenções. É um relacionamento que visa gerar valor.
Os gurus da internet não ligam para isso, eles só querem vender coisas a todo custo. Eles estão preocupados com o bolso deles, logo, se você não pode comprar deles, você não é mais interessante.
Você pode vender a sua solução na internet, sem vender, de duas formas:
- Com uma troca simples de conhecimento por dinheiro (venda mais rápida)
- Com um relacionamento de longo prazo com geração de valor
Em ambos os casos, você explora a sua verdadeira natureza, transformando o processo em algo leve, sem enganar ninguém e sem se enganar também. Em ambos os casos você não precisa ser um especialista. Em ambos os casos você só precisa aprender a se posicionar de forma simples e eficaz, sendo você o nicho do seu negócio.
Veja alguns exemplos no meu caso:
Eu aplico as duas formas que lhe falei acima para vender minhas soluções no meu negócio digital enxuto e lucrativo.
A primeira, vendendo mais rápido, é uma simples oferta que eu faço a qualquer momento, como dentro dos próprio conteúdos aqui, por exemplo.
Eu faço isso porque sei que a solução oferecida pode realmente ajudar a pessoa que está lendo o meu conteúdo. Como é o caso do minicurso O Mensageiro, por exemplo. Ele te mostra como transformar seus conhecimentos, interesses e habilidades em uma solução digital – produto ou serviço – assunto que já falamos um pouco aqui.
E da segunda forma, estabelecendo um relacionamento maior com geração de valor, eu faço com os conteúdos também, porque minha intenção é que as pessoas me acompanhem aqui ou no YouTube por bastante tempo.
Pois eu sei que, em algum momento, elas comprarão de mim. Esse é o jogo da reciprocidade e da autenticidade, eu sou verdadeiro no que eu falo e te ensino exatamente o que eu aplico.
As pessoas se conectam com isso e desejam aprender mais com quem é verdadeiro.
Além disso, eu uso produtos gratuitos (as famosas “iscas”), que geram muito valor porque ensinam coisas valiosas, para fazer minha audiência aumentar o nível de consciência sobre um assunto e um problema, além de obterem microrresultados.
Essa é a melhor forma de você criar um negócio digital enxuto e lucrativo.
Dor, Promessa e Acesso – Mensagem Supersimplificada
A estratégia de posicionamento com a criação de um nicho a partir da sua própria natureza deve ser criada seguindo a premissa de eliminar toda a complexidade.
Na verdade, ao seguir o modelo One Person Business (negócio de uma só pessoa, ou negócio individual), você deve zelar pela eliminação da complexidade.
O Dan Koe defende que devemos reduzir o zoom e aprendermos a olhar para o todo. Quando ficamos muito imersos, isso pode nos atrapalhar.
Na internet essa “imersão” vem acompanhada de um excesso de informação. Isso vai arruinar o seu negócio digital (te falo isso por experiência própria).
Então, esse é o nosso ponto de partida: não ser complexo. Eu explico como isso faz sentido:
- Escolher um nicho e ser especialista nele é complexo, você vai ficar anos estudando e falando apenas disso
- Ser um especialista em marketing digital é complexo, toda hora vai aparecer alguém querendo lhe ensinar algo novo, um “segredo” milagroso…
- Ser uma autoridade em algum assunto é complexo, muito trabalho (e muito fingimento para convencer a audiência) sem a menor necessidade
- Criar toneladas de conteúdos é complexo, trabalhoso demais, cansativo, estressante e não vende (ainda mais se for em redes sociais). Eu diria até que é burrice.
Percebe? Por isso você deve partir da premissa de que devemos eliminar o que for complexo, e também por isso a melhor forma é você ser verdadeiramente você, uma vez que a simplicidade é encontrada quando algo é natural.
É sendo natural e falando a verdade que você consegue criar uma mensagem supersimplificada para se posicionar e vender na internet. Por exemplo, nesse documento estou compartilhando tudo o que aprendi com relação a posicionamento onde você é o nicho.
Desde o início desse documento, estou escrevendo coisas práticas, para que quando alguém tiver acesso a esse ensinamento já conseguir captar a ideia e aplicar.
Em resumo: não estou enrolando ninguém em nenhum momento aqui.
Portanto, a mensagem supersimplificada e que quebra a barreira da complexidade precisa ser uma mensagem direta, clara e útil, sem enrolação.
Uma vez entendido isso, é com essa mensagem que você vai desenvolver a mecânica que eu chamo de DPA: dor, promessa e acesso.
Em resumo, a dor (sentimento causado pelo problema) é a brecha que você precisa explorar na mente das pessoas, e que a sua solução ajuda a resolver. A promessa é o que sua solução promete fazer e como você apresenta isso para as pessoas. E o acesso é o que as pessoas terão que fazer para acessar a sua solução (e por onde elas acessarão).
Já falei aqui anteriormente sobre o conceito de “brecha”, que se conecta com a dor das pessoas, que depois é solucionada pelo seu produto ou serviço. Para ficar mais claro, vou me usar como exemplo.
- DOR: Desmotivado por não me encaixar em um “nicho”, nem me sentir confortável com os padrões defendidos dentro do marketing digital (achava que eu nunca ia dar certo na internet por causa disso)
Nesse caso, a brecha que eu exploro é essa dor de “precisar se encaixar”, precisar seguir os padrões e não conseguir fazer o negócio digital dar certo. Isso me incomodou por muito tempo. Por isso eu aprendi e hoje ensino outras pessoas a criarem um negócio digital enxuto e lucrativo, seguindo o modelo One Person Business, onde seus conhecimentos e habilidades são usados para fazer dinheiro na internet, empacotando esse conhecimento em forma de produto, sem precisarem de nicho (você é o nicho).
- PROMESSA: Você precisa transformar um conhecimento que você carrega, ou habilidade, na solução que você deseja oferecer e, então, oferecer.
A promessa é, como o próprio nome diz, o que você está prometendo entregar.
No meu caso, eu juntei o meu conhecimento de marketing digital e escrita, com o conhecimento que adquiri estudando posicionamento e estudando o One Person Business. Então, transformei isso em uma esteira de produtos lucrativa, criando o meu Negócio Digital enxuto, trabalhando com o que eu gosto e me trás significado e realização.
Isso é um posicionamento eficaz e simples, onde eu sou o nicho (e não tem segredo nenhum, é só seguir o que eu estou escrevendo nesse conteúdo aqui).
- ACESSO: O acesso é quando você apresenta e depois entrega aquilo que prometeu.
Para apresentar a sua promessa, por exemplo, você pode criar conteúdos relevantes, fazer anúncios com esses conteúdos, criar um vídeo em formato de aula mostrando a sua solução, etc.
No momento em que escrevo esse conteúdo, o que eu faço é: criar conteúdos em um blog (esse aqui que você está) e em alguns momentos eu ofereço minhas soluções.
Também estou criando uma newsletter com conteúdos exclusivos (só compartilho para quem é inscrito) e eventualmente eu ofereço meus produtos lá também.
Já está cadastrado na minha newsletter?
O conteúdo gratuito que eu compartilho por lá é exclusivo e vale mais que muito curso de marketing digital.
Você também vai precisar ter uma forma de receber os pagamentos, e de uma forma para entregar a solução vendida.
Se você estiver oferecendo um curso ou mentoria, que custa um pouco mais caro, o fechamento/acesso poderia ser assim:
- Crie uma página na internet com o seu vídeo apresentando a solução (aula). Lembre-se de procurar não vender, pois as pessoas não gostam que vendam para elas. Ao invés disso, gere valor com uma aula relevante sobre o assunto da sua solução e então ofereça o seu produto no final.
- Nessa mesma página, adicione um botão para as pessoas irem até o seu whatsapp para tirarem dúvidas, saberem mais sobre o seu produto e fechar a venda.
- Tenha um sistema com link de pagamento, onde o cliente possa facilmente inserir os dados dele e comprar a sua solução.
- Hospede o seu curso em uma plataforma digital, e libere o acesso lá para o seu cliente após a confirmação da compra.
Dor, promessa e acesso. Aí está um modelo simples que funciona.
Molde a sua mensagem supersimplificada de forma que ela fale sobre uma dor, prometa resolver essa dor e então ofereça e entregue a solução.
É isso.
Lembre-se que nem todos irão comprar seus produtos e serviços imediatamente assim que acessarem um conteúdo seu. Por isso, eu recomendo você focar no relacionamento a longo prazo.
Algumas pessoas estão mais prontas para comprar, então elas compram mais rápido. Outras pessoas precisam primeiro elevar seu nível de consciência, então elas comprarão mais tarde.
E assim você vai criando um negócio digital sólido, enxuto e lucrativo.
Se o seu conteúdo consegue transmitir a mensagem de forma simples, além de ser completo o suficiente para ajudar as pessoas a resolver um problema (microrresultados), mais valor você irá gerar para essas pessoas.
Isso aumenta o engajamento, a retenção e também as chances de vender.
Por isso, qualidade é mais importante do que quantidade, contrariando os gurus que defendem que você deve criar conteúdo em massa.
Aplicando a Dor, Promessa e Acesso na prática
Para estruturar um negócio digital enxuto e lucrativo, você deve se concentrar em 3 etapas:
- O Canal
- O Funil de Vendas
- O Fechamento
Essa é a estrutura do negócio digital. É através dessa estrutura que você distribuirá o modelo “dor > promessa > acesso” que você viu anteriormente.
O canal é onde você concentrará as suas ações de marketing. É onde o seu negócio digital irá acontecer.
Não recomendo que você comece com redes sociais, eu recomendo disparadamente um blog. Saiba mais sobre isso aqui.
Depois, você precisará de um funil de vendas enxuto, sem estratégias mirabolantes. Um funil de vendas nada mais é do que o processo que conduz um visitante do seu canal (audiência) até o momento da venda. Ponto final.
É no funil que você vai criar conteúdos e aplicar o conceito de “dor” e “promessa”, que você viu anteriormente. Esse conceito aplicado ao funil de vendas forma o que chamamos de oferta.
Por fim, o fechamento é justamente o conceito de “acesso” que você viu no modelo anterior que lhe ensinei. Fechamento é a parte final, é onde você vende.
No meu minicurso em texto gratuito, eu te ensino a implementar essas 3 etapas da estrutura de um negócio digital enxuto e lucrativo (canal, funil enxuto e fechamento):
[minicurso gratuito em texto]
Construa um Negócio Digital em 3 Etapas
Aprenda as 3 etapas simples e estruture o seu negócio digital enxuto e lucrativo em até 30 dias.
Nesse documento, você aprendeu:
- O que é posicionamento e como você deve se posicionar
- Como encontrar uma brecha na cabeça das pessoas e explorá-la
- Como vender sem vender
- Como implementar uma mecânica (dor, promessa e acesso) através de uma estrutura de marketing simples (canal, funil de vendas e fechamento) para vender na internet.
Agora, eu tenho um convite para lhe fazer.
Eu lhe entreguei todas essas coisas de graça, e você pode começar a implementar tudo isso agora mesmo e já começar a fazer dinheiro na internet.
Mas se você deseja acelerar os seus resultados, e contar com o meu direcionamento e acompanhamento, te mostrando toda a minha estrutura e minhas estratégias, então eu te convido a conhecer o meu programa A Tribo:
Conheça o programa de
One Person Business
O caminho mais rápido e eficaz para você ter um negócio digital enxuto e lucrativo, do seu jeito.
Até a próxima!
Forte abraço,
Gustavo