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Qual a melhor forma de começar um negócio na internet

Tempo de leitura estimado: 13 minutos

Dica do Machado: pegue papel e caneta e coloque um fone de ouvido com aquela música boa. Boa leitura!

Conteúdo deste post:
É assim que você começa.

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Para criar um negócio digital enxuto, sólido e lucrativo (one person business) você precisa compreender qual a melhor forma de começar um negócio na internet.

Por isso preparei esse conteúdo completo, levantando alguns pontos que aprendi sobre começar um negócio digital, mostrando a você o que acredito ser a melhor forma de iniciar.

Sem clichês e dicas superficiais, aqui você vai compreender verdadeiramente o que fazer, e o que NÃO fazer.

Vou te mostrar a importância de criar um blog com conteúdos completos para gerar valor na vida das pessoas.

Mostrarei a você porque eu acredito que as redes sociais não são a melhor forma de você começar um negócio digital.

Vou te mostrar também o que eu chamo de Raio X do blog, para que você compreenda o funcionamento da estratégia que eu defendo aqui.

Além disso, você também vai aprender a diferença de nicho e foco, uma vez que você não precisa escolher um segmento para atuar, mas precisa sim focar em um problema específico que seja bom em resolver, caso esteja começando o seu negócio na internet.

Por fim, mostro para você a importância de criar conteúdos completos e valiosos, e como isso gera valor para as pessoas que estão buscando por respostas.

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo.

Priorize um blog com conteúdos completos, ao invés das redes sociais

O que as pessoas ainda não compreenderam sobre as redes sociais, é que elas são um lugar onde reina a vaidade.

Você está nas redes sociais por um desses dois motivos:

  1. Cuidar da vida dos outros
  2. Tentando divulgar seu negócio / crescer na internet

Se você se identificou com o motivo 2, então você precisa servir as pessoas que estão no motivo 1.

É nesse ponto que está o “segredo” que ninguém lhe conta. As pessoas não estão interessadas no que você tem a dizer, nem no seu método, nem nas suas ideias, nem nos seus produtos e serviços, nada.

Elas apenas querem cuidar da vida dos outros, querem obter as transformações que os outros podem oferecer, querem uma vida melhor, querem adquirir coisas materiais, querem ficar por dentro das notícias e acontecimentos, querem resolver seus problemas e se darem bem na vida.

Essa é a verdade.

Eu estive em uma mentoria recentemente onde implementei diversas estratégias diferentes para atrair pessoas até o meu Instagram. E o que eu posso lhe afirmar, depois de diversas tentativas, é que:

  • Não adianta ter uma oferta irresistível sem público qualificado para ver essa oferta
  • Público qualificado nas redes sociais está cada vez mais difícil
  • Se você tem muitas ideias e gosta de criar conteúdo (escrever, fazer vídeos, etc) seu lugar não é nas redes sociais
  • Um funil de vendas que gera “autoridade” nas redes sociais não é o suficiente
  • Você vai gastar muito – eu disse muito – para testar e validar suas estratégias no Instagram

Agora, existem duas formas de você enxergar a si mesmo dentro de um negócio digital que vai utilizar as redes sociais:

  1. Você precisa compreender que VOCÊ é o nicho
  2. Você precisa compreender que as outras pessoas “compram VOCÊ” antes de qualquer produto seu

Como assim, Gustavo, elas “me compram”?

As pessoas compram suas ideias, seu posicionamento, elas compram o que você defende (valores, princípios, etc), elas compram a sua mensagem.

Por isso eu criei O Mensageiro, onde eu te ensino a transformar suas habilidades e conhecimentos em um produto digital lucrativo, transmitindo com autenticidade a mensagem que você carrega.

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Antes de olharem para o seu produto ou serviço, elas irão comprar a mensagem que você carrega. Se isso não acontecer, jamais essas pessoas olharão para a sua solução.

Primeiro a mensagem, depois a solução.

Poderia dizer que a mensagem que você carrega abre as portas para as pessoas chegarem até a sua solução.

Na verdade, o modelo One Person Business (leia um artigo completo sobre esse tema aqui) defende exatamente isso: você transformar sua experiência (mensagem que carrega, conhecimentos, etc) em um negócio, levando as pessoas do Ponto A até um Ponto B.

Então, o que você deve fazer se quiser vender na internet utilizando suas redes sociais? Deve garantir que a sua mensagem esteja clara e esteja chegando até as pessoas.

Por isso, gosto de dizer que o Instagram é uma vitrine. Nessa vitrine, sua mensagem é exibida.

Eu sei que talvez você deve ter chegado aqui pensando em algumas coisas, como:

  • Mas e aquelas pessoas que parecem vender enquanto dormem?
  • Mas e aqueles que prometem vender mentorias “high-ticket” sem muito esforço?
  • E também tem aqueles que quase nem postam conteúdos mas parecem fazer 6, 7 dígitos em vendas…

Eu acredito em duas coisas:

  1. Esses caras são uma farsa, OU
  2. Eles investem muita grana em anúncios e outros recursos

[Atualizando]: Estive em uma mentoria recentemente e pude perceber uma coisa: existe muito dinheiro investido para validar as estratégias (anúncios) e poucas vendas no começo, portanto, o modelo “high ticket” não é a melhor forma de você começar o seu negócio digital enxuto.

De qualquer forma, se alguma dessas pessoas realmente obtém resultados relevantes nas redes sociais, pode ter certeza que elas não irão revelar para você o que REALMENTE elas fizeram para chegar lá.

Não estou aqui dizendo para você que as redes sociais são ruins. Nem estou dizendo que você deva desistir de crescer na internet através das redes sociais.

Mas, sim, estou dizendo que você precisa compreender que é difícil, é um lance de vitrine e levar as pessoas para a vitrine não é fácil.

Não é só você pagar anúncios.

E ainda, mesmo levando as pessoas até o seu Instagram (sua vitrine), isso não é o suficiente. Você precisa garantir que a mensagem será entregue e ficará clara para as pessoas.

Esse conteúdo é para te mostrar a melhor forma de começar um negócio na internet. Portanto, as redes sociais representam uma das formas, mas não a melhor.

A melhor forma, na minha opinião (e vou te provar a seguir) é com um blog.

O Raio X de um blog de valor em 2024

Primeiro, vamos deixar algumas coisas bem claras:

  • Com um blog você atrai pessoas já interessadas no assunto que você fala, ao contrário das redes sociais que você precisa ainda “gerar” o interesse
  • No blog, você produz conteúdos muito mais completos, o que facilita para gerar valor para as pessoas, ao contrário das redes sociais onde os conteúdos não funcionam assim
  • Em um blog, você não precisa se preocupar com métricas de vaidade, tal como número de seguidores, ao contrário das redes sociais
  • No blog você não precisa se preocupar também em transmitir uma mensagem clara em apenas alguns segundos, como no caso da “vitrine” que existe no Instagram, onde você precisa levar as pessoas até lá e transmitir de forma clara essa mensagem

O blog depende que você crie conteúdos, e esses conteúdos precisam ser valiosos, completos. Mas a diferença é que quando você trabalha conteúdos assim, você alcança um público mais qualificado, que está mais decidido a ir além (saber mais, comprar sua solução).

Você também tem a opção de investir em anúncios no Google Ads, o que eu acredito que trará muito mais retorno do que o mesmo investimento aplicado nas redes sociais (Meta Ads).

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Quando você cria um blog com conteúdos completos e valiosos, o próprio conteúdo se encarrega de transmitir a mensagem que você deseja entregar, suas ideias, resolver um problema das pessoas e gerar valor para elas.

Assim, você fica muito mais próximo de obter a confiança dessas pessoas.

Além disso, você não precisa, necessariamente, investir em anúncios para isso (embora eu recomende que invista), mas como eu disse acima, essa é uma opção. Porém, você também pode apostar apenas nas otimizações para os mecanismos de busca (SEO / Google).

Dito tudo isso, você já compreendeu as vantagens de começar com um blog. Então, vamos compreender agora o que eu chamo de Raio X do blog.

Esse “Raio X” mostra o funcionamento da estratégia que eu defendo para você começar um negócio na internet, utilizando um site/blog.

Na imagem acima eu mostro um modelo de estratégia para utilizar em seu blog, que eu utilizo nesse e em outro blog que tenho junto com minha esposa.

Basicamente o exemplo mostra que tudo começa com uma busca. Quando você abre o navegador para realizar uma busca no Google, automaticamente isso significa que você possui interesse naquilo que está buscando.

Quer seja uma resposta rápida, quer seja uma resposta mais completa, uma pesquisa para estudo, um produto que deseja comprar, etc.

Sempre que você busca por algo você está dizendo ao Google: “Eu tenho interesse nisso”.

Então, as pessoas que futuramente podem se tornar potenciais clientes do seu negócio na internet, estão pesquisando no Google por algum problema que você resolve.

A lógica é simples aqui: as pessoas pesquisam, encontram o seu site, leem seu conteúdo, resolvem o problema que elas tinham e ficam felizes.

Vamos compreender melhor o exemplo da imagem anterior:

  1. Tudo começa pela busca por uma resposta (interesse)
  2. Algumas pessoas preferem respostas rápidas, outras querem se aprofundar no assunto (nesse blog aqui, eu falo mais para o segundo tipo de pessoa)
  3. Você pode levar a pessoa para uma série de conteúdos exclusivos sobre aquele assunto (no caso desse blog aqui, eu ofereço para as pessoas meus produtos exclusivos e também produtos gratuitos, que já fazem isso)
  4. Ou, você pode também sugerir novos conteúdos para a pessoa ler/assistir
  5. Por fim, você pode adicionar as pessoas em sua newsletter e trabalhar uma comunicação mais eficaz com elas, através de novos conteúdos e ofertas

Este é um produto gratuito que eu ofereço para quem deseja criar um negócio digital enxuto e lucrativo, você pode obter o seu acesso de graça abaixo:

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Resumidamente, esse é o Raio X do blog.

Se você deseja criar um negócio de uma só pessoa, one person business, uma das melhores formas é começar com um blog. Entregue o que você sabe através de um conteúdo rico, e depois conduza a sua audiência até a sua esteira de produtos.

Claro que existem diversas opções para você customizar a experiência do usuário dentro do seu site/blog. Além de oferecer diferentes tipos de conteúdos, produtos, etc.

Aqui eu apresentei para você apenas uma visão geral.

O que eu desejo te mostrar é que todo esse envolvimento não acontece dentro de uma rede social. Nas redes sociais é mais difícil de você gerar valor para as pessoas, ou seja, de transmitir a sua mensagem e resolver um problema específico.

Nas redes sociais você precisa ser mais “marqueteiro”, e isso é chato, além de forçado. Sua oferta precisa ser muito mais “agressiva”, e cá entre nós, quase todo mundo hoje já conhece essa estratégia e não cai mais nela.

Eu gosto mais da ideia de resolver um problema específico de uma pessoa, gerando valor para ela imediatamente, de forma que ela deseje se aprofundar mais (entrando para minha newsletter, ou comprando um produto meu, ou recebendo conteúdos exclusivos em alguma automação que eu tenho, etc).

Eu sei que posso servir as pessoas gratuitamente com meus conteúdos, como esse aqui, e sei que essas pessoas querem ser servidas.

Por que? Porque elas buscaram por isso (no Google).

E para que tudo isso funcione, você precisa manter o foco dentro do assunto que você gosta de falar e, que tenha relação com algum problema que você sabe resolver.

Vamos entender melhor sobre isso a seguir. Mas antes, não esqueça de se cadastrar na minha newsletter:

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Não precisa de nicho, mas precisa de foco

Eu defendo uma abordagem anti-nicho.

Particularmente, não gosto de rótulos e acredito que para começar um negócio na internet e crescer, você não precisa se rotular.

Além disso eu estudo e sigo o modelo one person business (negócio individual), e nele, defende-se a ideia de que você é o nicho.

O “nicho”, ou segmento, ou simplesmente a área de mercado em que você atua, são como rótulos. Isso leva você a querer se tornar um “especialista” na área.

Acredite, você não vai querer carregar esse fardo. Essa “roupagem” de especialista já está manjada, ser autêntico e trazer uma mensagem pura e simples é o diferencial agora.

É bem melhor você ser livre e se tornar muito bom em resolver problemas. Simples assim.

As pessoas não ligam se você é um especialista, elas precisam é que alguém resolva um problema que elas possuem, e possa gerar uma transformação na vida delas.

Você pode resolver algum problema na vida de alguém? Algum problema que você já resolveu em sua vida?

Veja o meu exemplo: eu amo escrever e, acredito que eu faça isso bem. Trabalho desde 2016 com marketing digital, então já estudei bastante sobre produção de conteúdo e já produzi bastante conteúdo.

Inclusive, desde 2016 tenho clientes fieis que confiam em mim, e nunca sequer se importaram se eu era um especialista em marketing digital (de fato, eu não sou e nem faço questão de ser).

Mas, eu tive dois grandes problemas em minha vida:

  • Não me identificar com o meu trabalho (falta de propósito, falta de identidade, etc)
  • Não conseguir construir o meu negócio na internet da forma que gostaria

Então, em primeiro lugar em precisei buscar compreender melhor sobre quem eu sou, minha verdadeira natureza, meus dons naturais, minhas preferências, meus sonhos, etc.

Te ensino a fazer o mesmo e criar seu produto digital usando os seus conhecimentos e habilidades no meu minicurso de 7 dias O Mensageiro:

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Em segundo lugar, precisei deixar o peso da “especialidade” de lado, e entender o que realmente significa gerar valor na vida das pessoas (e como fazer isso).

Foi apenas após essas duas grandes mudanças que eu tive na minha vida, que eu comecei a criar conteúdos aqui nesse site, como esse que você está lendo.

Caso essas mudanças não tivessem acontecido, eu não estaria aqui escrevendo esse conteúdo para você.

Por isso, esse é o problema que eu posso te ajudar a resolver: criar um Negócio Digital Enxuto e Lucrativo, produzindo conteúdos valiosos, servindo e gerando valor para outras pessoas.

Para te ajudar a resolver esse problema “maior”, digamos assim, eu divido meus conteúdos em modelos diferentes. Por exemplo:

  • O conteúdo aqui do blog é um modelo que aborda diferentes assuntos e dicas (ele foca em trazer as pessoas que estão realizando buscas no Google)
  • O conteúdo da minha newsletter é exclusivo, não compartilho em nenhum outro lugar, além disso é gratuito e você também tem acesso às minhas ideias, pensamentos, etc.
  • O conteúdo de meus produtos gratuitos são conteúdos mais densos, que servem como aulas (ou até mesmo cursos), e são mais valiosos que muito curso pago aqui da internet.

Todos esses assuntos que listei anteriormente, juntos, resolvem o “problema maior”, o assunto principal que eu abordo aqui nesse site/blog: criar um Negócio Digital Enxuto e Lucrativo, no modelo One Person Business.

Portanto, posso dizer que eu falo sobre uma única coisa. O meu “problema maior”, ou “problema principal” a ser resolvido aqui.

Esse é o meu foco.

Então, eu ofereço modelos de conteúdos diferentes para diversificar a minha forma de entregar conhecimento.

Estou lhe falando isso por um único motivo: você precisa ter UM problema específico que seja bom em resolver, para então ensinar isso para outras pessoas.

Não estou dizendo que você passará a vida inteira falando nisso. Mas, lembre-se: esse conteúdo é para te mostrar qual a melhor forma de começar um negócio na internet.

Portanto, você só pode focar em uma coisa. Não existe foco em diversas coisas ao mesmo tempo.

Quando você tenta se concentrar em várias coisas, isso não é foco. Na verdade, você acaba não se concentrando em nada verdadeiramente.

Foco é foco. Foque em um problema que você seja realmente bom em resolver, quando você já estiver avançado em seu negócio digital, então você poderá abordar outros assuntos.

Você não precisa de um nicho, mas precisa de foco.

Eu não falo aqui sobre “como descobrir a sua visão de vida”, por exemplo. Embora eu saiba como lhe ajudar com isso, e saiba também que isso é importante para você viver com um propósito.

Mas, se eu me aprofundasse nisso, estaria fugindo do meu assunto principal. Eu quero ajudar você a criar um negócio digital enxuto e lucrativo para viver 100% da internet.

Esse é meu tópico principal. Defina um tópico principal para você e os demais tópicos precisam estar dentro dele.

Com o tempo, eu também poderei entrar em outros assuntos aqui nesse site. Mas, sabe o que é mais interessante? Eu também estou começando o meu negócio digital no momento em que escrevo esse conteúdo.

Portanto, não é o momento para eu perder o foco e querer falar de assuntos diferentes. Compreendeu?

Eu te ensino aqui o que eu também aplico. Eu aplico, dá certo, e então ensino.

Siga essas dicas que eu lhe dei aqui, e eu tenho certeza que você poderá começar um negócio na internet do jeito certo.

E para começar um negócio na internet da melhor forma, você precisa compreender a importância de criar conteúdos valiosos. É sobre isso que eu falo na sequência.

Mas antes, para criar conteúdos valiosos você precisa também consumir conteúdos valiosos, então:

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Produza conteúdos de qualidade e completos

Como já falei anteriormente nesse conteúdo, as pessoas que estão fazendo buscas na internet se comportam de duas maneiras:

  1. Elas podem querer uma resposta rápida, OU
  2. Elas querem se aprofundar em um assunto

Prefira trabalhar com as pessoas do grupo 2. Eu, por exemplo, faço isso.

Esse conteúdo aqui é para quem deseja aprender realmente a criar um negócio na internet da melhor forma, sem segredinhos, sem pegadinha.

Eu dediquei algumas horas para criar esse conteúdo, portanto você também precisa ter vontade de aprender e dedicar alguns minutos para ler.

Dito isso, as pessoas que querem respostas rápidas não importam muito para mim aqui, nesse trabalho.

Então a melhor forma de começar um negócio na internet é através de conteúdos valiosos e completos.

Esses são os conteúdos que irão mostrar para as pessoas a solução para um problema específico.

A lógica é bem simples:

  • A pessoa pesquisa por algo que tem interesse em aprender
  • Ela é mais qualificada naquele tema do que outras pessoas (porque ela tem interesse genuíno)
  • Então ela se depara com um conteúdo completo sobre o assunto
  • A tendência dessa pessoa se aprofundar no assunto é muito maior
  • Assim, essa pessoa é uma forte candidata a comprar alguma solução que lhe entregue ainda mais resultados naquele assunto/tema de seu interesse

Se você entrou nessa postagem aqui, por exemplo, você provavelmente queria aprender qual a melhor forma de começar um negócio na internet. Então, eu fiz esse conteúdo defendendo pontos que eu acredito verdadeiramente que respondem sua dúvida.

O que eu escrevi nesse conteúdo, sinceramente, resolve esse problema.

Eu também estou seguindo os pontos que defendi aqui.

Vamos revisar os pontos defendidos aqui e, acrescentarei uma observação do “porquê” isso resolve o problema sobre a melhor forma de começar um negócio na internet:

  1. Priorize um blog ao invés das redes sociais: esse foi o primeiro ponto que defendi, e isso ajuda a entender a melhor forma de começar um negócio na internet, porque com o blog você está livre das métricas de vaidade existentes nas redes sociais, e também você pode gerar muito mais valor para as pessoas, criando uma relação de troca e confiança, e transformando visitantes em potenciais clientes.
  2. Raio X do blog: nesse ponto, expliquei a você como funciona a lógica por trás da utilização de um blog para atender às necessidades das pessoas. Assim, você consegue compreender que as pessoas possuem um problema, e o seu conteúdo dentro do blog pode resolver esse problema.
  3. Não precisa de um nicho, mas precisa de foco: nessa parte eu te mostrei que você precisa começar com um problema central específico a ser resolvido. Até que o seu negócio esteja avançado, você precisa focar apenas em criar uma “autoridade” dentro desse problema.
  4. Produza conteúdos de qualidade: esse é o último ponto que estou defendendo aqui nesse conteúdo, onde eu lhe mostro a importância do conteúdo completo e de qualidade, para resolver um problema específico da sua audiência. Para lhe provar que isso é importante, criei essa lista mostrando como os pontos defendidos aqui nesse conteúdo ajudam você a entender qual a melhor forma de começar um negócio na internet.

Viu? Esses foram os meus pontos e cada um deles contribui para lhe mostrar a solução para o problema que esse conteúdo visa resolver.

Após implementar as dicas que eu lhe dei em cada um dos pontos abordados aqui, acredito sinceramente que você já saiba como começar um negócio na internet da melhor forma.

Para continuar seus estudos, aqui vão algumas sugestões de conteúdos:

Agora que chegamos aqui, tenho um convite para lhe fazer:

Se quiser a minha ajuda para começar a transformar seus conhecimentos em uma solução digital (produto ou serviço), acesse O Mensageiro, um minicurso com 7 aulas gravadas, cujo preço é absurdamente simbólico:

Em 7 dias: Aprenda a criar um produto digital lucrativo (infoproduto) de forma prática e descomplicada.

Conheça o minicurso de 7 dias com 1 aula por dia.

Forte abraço e até a próxima!

Gustavo

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