Nesse conteúdo vou mostrar para você a estratégia de fidelização de clientes que eu faria se tivesse uma padaria. Vou trazer para você aqui uma estratégia completa usando gamificação para padarias.
Eu já prestei serviços para padarias e sei do potencial que um negócio desses possui, quando bem gerenciado.
Aqui na região onde moro, tem uma padaria com produtos excelentes que poderia muito bem crescer e se tornar a maior referência no comércio local, caso a proprietária adotasse uma estratégia como essa que vou lhe mostrar aqui.
Lembrando que esse é o primeiro conteúdo da série “o que eu faria se…”, onde minha intenção é lhe apresentar ideias criativas para retenção e fidelização de clientes, bem como para maximizar as vendas de um negócio.
Para essas ideias e estratégias, uso como base meu conhecimento na área do marketing digital e da gamificação, bem como toda a minha experiência desde 2016 atuando nessas áreas.
Se você gostaria da minha ajuda para fidelizar os seus clientes e aumentar suas vendas, conheça aqui os meus serviços (vagas limitadas)
Agora, sem mais delongas, vamos ao conteúdo.
O que eu faria se tivesse uma padaria? Gamificação para padaria – Estratégia de fidelização de clientes
Isso é o que eu faria para fidelizar clientes com gamificação, caso eu tivesse uma padaria:
- Encomendas gamificadas
- Indicações premiadas
- Abriria um café junto com a padaria
Vou te explicar cada uma dessas estratégias na prática, mostrando como você pode implementá-las mesmo que você não tenha uma padaria, basta você adaptá-las ao seu mercado.
Encomendas gamificadas
Encomendas representam um ótimo negócio para padarias, que podem lucrar bastante ainda mais se adicionarmos uma estratégia de gamificação.
Nesse caso, eu criaria um sistema simples de gamificação que bonificasse os clientes das encomendas com um café gratuito, ou algum desconto para consumir os itens na cafeteria (falarei do café mais adiante).
Assim, os clientes que fazem encomendas e só se deslocam ao estabelecimento para retirar seu pedido, agora poderiam retornar para permanecer no local e consumir muito mais.
Eu adicionaria um prazo de validade nesse desconto/brinde, para incentivar o cliente a consumir o benefício rápido.
Além disso, eu também faria um sistema de pontos para quem encomendar com certa frequência. Podendo o cliente trocar seus pontos por outros benefícios, como algum brinde, cashback, café gratuito, etc.
Na prática:
- Criaria uma plataforma web (site) onde os clientes poderiam acessar com um login e senha
- Nessa plataforma os clientes teriam acesso aos seus pontos e os benefícios disponíveis para resgate
- Assim que o cliente pudesse resgatar algum benefício, a plataforma enviaria uma notificação para eles
- A plataforma também notificaria os clientes a respeito do prazo de validade de seus pontos e demais brindes
- Ao resgatar os benefícios, a plataforma geraria um voucher digital com um QR code, o cliente apresentaria esse voucher na padaria e pronto, poderia pegar o seu brinde
Indicações premiadas
É muito comum restaurantes, padarias, etc, incentivar os seus clientes a fazerem publicações nas redes sociais marcando o estabelecimento.
No caso da padaria, eu faria algo muito mais profissional e lucrativo. Algo que beneficiasse tanto o negócio quanto os clientes, incentivando as pessoas a comprarem mais e mais.
E, ao fazer isso, eu não precisaria ficar mendigando para as pessoas publicarem nas redes sociais marcando o @ da padaria.
Eu criaria um sistema gamificado, onde além de controlar os pedidos (encomendas, vendas no local, cafeteria, etc), eu incentivaria as pessoas a divulgar e indicar o negócio.
Funcionaria assim:
- Cada pessoa cadastrada e engajada poderia criar um link de indicação
- Ao postar nas suas redes sociais uma foto ou vídeo dos produtos, essa pessoa poderia colocar o seu link na publicação
- Outras pessoas ao pedirem através daquele link ganhariam um desconto (ou cashback, tanto faz)
- A pessoa que indicou (a dona do link) acumularia pontos para serem trocados por benefícios futuramente
- A plataforma mostraria para o cliente os seus pontos acumulados e os benefícios a serem destravados
Isso incentivaria as pessoas a se tornarem clientes fiéis da marca, porque além da qualidade dos produtos, elas agora também estariam sendo recompensadas por indicar e divulgar a marca.
Muitas pessoas já gostam de postar o que estão comendo nas redes sociais, imagina então elas postarem e ainda serem recompensadas por isso.
Por outro lado, isso beneficiaria o negócio porque estaria trazendo novos clientes e fidelizando os já existentes.
Abriria um café junto com a padaria
Uma vez que a minha padaria estaria fidelizando clientes e maximizando suas vendas, por que não abrir um café junto no local e aumentar ainda mais os lucros?
Com os melhores doces e salgados, o negócio movimentaria muito mais clientes (pegando o público até mesmo das demais cafeterias), e ao fazer o público permanecer no local, o negócio lucraria muito mais, além de vender uma variedade maior de itens (cafés, milkshakes, sucos, etc).
Assim, teremos uma estratégia completa de fidelização de clientes, usando técnicas de gamificação e marketing digital. Portanto, seriam 3 fontes para reter mais clientes e vender mais:
- As encomendas gamificadas, que agora geram pontos para os clientes e brindes na cafeteria
- As indicações premiadas, que fidelizam mais clientes além de trazer novos
- E, por fim, a cafeteria, que faria os clientes permanecerem mais tempo no local e aumentarem o consumo
Com as estratégias certas de gamificação e marketing digital, você consegue fidelizar mais clientes além de vender muito mais.
Além disso, estudos apontam que clientes fiéis tendem a comprar 67% mais de você, do que novos clientes. Isso quer dizer que você pode vender muito mais se começar a investir na fidelização de clientes. (Fonte: Estudo Bain & Company)
Estratégia para fidelização de clientes
Uma estratégia básica para fidelização de clientes é criar um programa de indicação, como no caso da padaria com a ideia das “indicações premiadas”.
Imagine que cada cliente seu agora poderá fazer parte do seu programa de fidelidade com indicações.
Ao se cadastrar em uma plataforma, que faz a gestão desse programa, o seu cliente pode participar do programa de fidelidade e já começar a acumular pontos, para depois trocar esses pontos por benefícios e recompensas.
Então, o cliente terá a oportunidade de:
- Gerar um link de indicação
- Divulgar seus produtos ou serviços através desse link
- Quando outras pessoas comprarem de você através do link, elas terão uma condição especial (bônus, desconto, brinde, etc), e o cliente que indicou também receberá alguma recompensa (pontos, por exemplo)
- A plataforma então fará o controle dos pontos de cada cliente e deixará claro para ele os benefícios que poderão ser destravados (ao trocar seus pontos)
Esse é um exemplo básico de um programa de fidelidade para atrair clientes, que envolve também um programa de indicações, usando mecânicas de gamificação.
Como tornar o programa ainda mais divertido
Para tornar nosso programa de fidelidade com indicação ainda mais divertido, podemos aplicar várias mecânicas de gamificação, aumentando o engajamento e criando uma experiência interativa para o cliente.
Listarei 8 ideias criativas para isso:
- Níveis de fidelidade: Crie diferentes níveis (Bronze, Prata, Ouro, Platina), onde o cliente vai subindo conforme acumula mais pontos. Cada nível desbloqueia benefícios exclusivos e mais valiosos.
- Conquistas e Badges: Ao atingir marcos importantes (primeira indicação, X pontos acumulados, X vendas geradas), o cliente recebe badges visíveis em seu perfil, com status de “Expert” ou “Influenciador”.
- Ranking de indicados: Crie um ranking de clientes que mais indicam e geram vendas. Os melhores colocados ganham bônus mensais, prêmios especiais ou destaque público no site.
- Missões semanais: Proponha desafios como “Indique 3 amigos esta semana” ou “Alcance 200 pontos em 7 dias” para ganhar pontos extras ou recompensas exclusivas.
- Caixas de recompensa surpresa: Ao alcançar determinados pontos ou completar tarefas, o cliente desbloqueia caixas de recompensa com prêmios surpresa (cupons, descontos, brindes).
- Sistema de streaks (sequências): Recompense o cliente que faz indicações consecutivas em um período, como “Indique alguém toda semana por um mês e ganhe pontos em dobro”.
- Loja de recompensas gamificada: Deixe o cliente gastar seus pontos em uma loja, com recompensas visíveis e interativas, como desbloquear “super descontos” ou produtos exclusivos.
- Multiplicadores de pontos: Ofereça eventos de tempo limitado com multiplicadores de pontos (ex.: “Indicações feitas na Black Friday valem o dobro de pontos”).
Essas estratégias trarão uma experiência mais dinâmica e envolvente, incentivando a competição saudável e a satisfação de alcançar metas.
Assim, conseguimos adicionar ainda mais diversão e envolvimento para nosso programa de fidelidade com indicação, para atrair mais clientes.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia este conteúdo aqui.
Comece a fidelizar os seus clientes
Agora que você já compreendeu o que eu faria se tivesse uma padaria, bem como entendeu a importância de fidelizar clientes para aumentar as suas vendas, tenho um convite para você:
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Forte abraço e até qualquer hora.