Neste documento quero explorar mais sobre o conceito de utilizar os interesses próprios para construir conteúdos de valor, dentro do seu negócio digital sólido, enxuto e lucrativo (One Person Business).
O criador de conteúdo do mundo atual, ou sintetizador como chamado por alguns, têm como objetivo ser um gerador de valor. Esse é o momento em que nós do marketing digital pensamos: “então, para gerar valor, devo falar sobre os interesses do meu público-alvo”. Sim e não.
Fomos educados que precisamos definir um público-alvo, uma persona, um avatar, ou como você deseja chamar. Fomos ensinados a descobrir o nosso “arquétipo”.
Quem deseja viver 100% da internet passa por um processo extremamente superficial de educação online, onde eles ensinam você a escolher um nicho, um segmento, fazer isso e aquilo, sempre se encaixando ao invés de buscar ser verdadeiro.
Neste conteúdo, vamos derrubar todos esses padrões.
Ao produzir um conteúdo você estará, antes de mais nada, falando sobre assuntos do seu interesse. A segmentação acontece quando você conecta com pessoas parecidas com você, que possuem princípios e valores parecidos com os seus.
Por isso, seus interesses também interessarão a elas, logo, o seu conteúdo passará a ser interessante para elas.
É assim que você se posiciona e cria o seu próprio nicho, a partir da sua natureza. Falo mais sobre isso aqui.
Obviamente que existem formas corretas de tornar um conteúdo interessante, ao invés de chato e cansativo. Isso é algo que também iremos falar mais adiante aqui nesse documento.
Antes de mais nada, aqui está o que eu descobri sobre gerar valor através da produção de conteúdo:
Todos os pilares que necessitamos para impactar as pessoas de verdade, gerando valor para a vida delas, nos “forçam” a estarmos em constante aprendizado, aperfeiçoando nossas habilidades.
Consumo ruim = produção ruim.
É simples assim.
Tudo começa a partir dos seus interesses e conhecimentos. O que você deseja ensinar para outras pessoas baseado na sua experiência?
Então, isso lhe fará exercitar coisas como pesquisa, aprendizado e anotações (escrita).
Olhe para o seu conhecimento e suas habilidades, e então:
- Pesquise
- Estude e aprenda
- Anote tudo
Isso tudo precisa conectar com problemas que você enfrentou e conseguiu solucionar. Você pode falar sobre assuntos diferentes, desde que eles se conectem de alguma forma. Portanto, não podem ser aleatórios.
Para diferenciar o seu conteúdo é preciso adicionar a sua forma de enxergar aquele assunto, com base nos seus valores e crenças. Logo, você criará o conteúdo com base em uma perspectiva única, pois estará tratando esse assunto a partir do seu ponto de vista.
Perspectiva única
- Pensamento crítico
- Mente aberta
Por isso, dentro do One Person Busines, chamamos o criador de conteúdo de sintetizador.
Ele sintetiza tudo o que aprendeu, adiciona seu ponto de vista, então transforma isso em conteúdos e soluções digitais.
É assim que você começa a construir um negócio digital enxuto e lucrativo.
[minicurso gratuito em texto]
Construa um Negócio Digital em 3 Etapas
Aprenda as 3 etapas simples e estruture o seu negócio digital enxuto e lucrativo em até 30 dias.
O próximo passo é saber onde e como publicar esse conteúdo.
Um conteúdo maior, como esse que você está lendo, serve para extrair diversos outros conteúdos pequenos. Porém, inicialmente, eu não recomendo que você esteja em diversos lugares.
Defina um canal, aquele que você mais se identifica. Então, comece a construir o seu negócio digital nesse canal.
Feito isso você precisa ter uma estratégia de marketing, de vendas, aprender a escrever e conscientizar a sua audiência.
Habilidades:
- Marketing
- Vendas
- Escrita
- Conscientização
Quando você cria um negócio digital enxuto e lucrativo com base em suas habilidades e conhecimentos, você automaticamente irá criar novas habilidades, como essas que listei anteriormente.
Você pode levar algum tempo para adquiri-las, ou então pode acessar o direcionamento de quem pode lhe ensinar mais rápido.
Esse é um dos maiores benefícios de você criar conteúdo a partir dos seus próprios interesses: o aprendizado constante.
Você estará sempre aprendendo coisas novas e adquirindo novas habilidades. Portanto, quando você gera valor na vida de outras pessoas, também está gerando valor na sua vida.
E veja, você não precisa se tornar um especialista em todas essas coisas para conseguir implementá-las.
Você só precisa compreender que você é o nicho do seu negócio, seu conhecimento e sua experiência criam uma rota que outras pessoas podem percorrer para chegarem até os seus objetivos.
Aqui eu te ajudo a começar o seu negócio digital, através de 3 etapas (canal, funil de vendas e fechamento):
[minicurso gratuito em texto]
Construa um Negócio Digital em 3 Etapas
Aprenda as 3 etapas simples e estruture o seu negócio digital enxuto e lucrativo em até 30 dias.
Se você compra um produto inicial meu, de R$37,00 por exemplo, ou até mesmo se você acessa um produto gratuito como o que deixei acima, você já começa a desenvolver as habilidades necessárias para construir o seu negócio digital.
Você vai aprender o necessário, vai entender seus conhecimentos e habilidades, e então construirá a partir disso.
Particularmente, isso me encanta. Só não me encanta mais do que o fato de pensar que estarei livre.
A sensação de liberdade que podemos experimentar ao trabalhar com um negócio digital enxuto e lucrativo, que nos traga dinheiro e realização, é inexplicável.
Isso acontece porque você não precisará mais criar conteúdos em massa, como alguns defendem na internet.
Nem precisará escrever sobre algo que você não gosta – apenas porque o “nicho” manda você escrever sobre aquilo.
Agora você é o nicho.
Somente dessa forma conseguimos experimentar um trabalho que nos permite ter liberdade de verdade. Liberdade de tempo, liberdade mental e também liberdade financeira.
Solte o fardo da “especialização” e da “autoridade” que tantos querem forçar você a carregar.
Outra forma que eu te ajudo a fazer isso é através dos meus conteúdos exclusivos, tenha acesso gratuitamente aqui:
Já está cadastrado na minha newsletter?
O conteúdo gratuito que eu compartilho por lá é exclusivo e vale mais que muito curso de marketing digital.
Continuando, outro ponto que devemos levar em consideração sobre ser um criador/sintetizador de conteúdo na internet, baseado em “você é o nicho”, é que o conteúdo é a nossa própria natureza sendo refletida.
Portanto, quando pensamos em criar algo, precisamos colocar a nossa identidade naquele material que está sendo criado.
Consigo resumir o que aprendi com isso na imagem a seguir:
O combustível nessa jornada de aprendizado e pesquisa é a sua curiosidade. A curiosidade fará você ir além e buscar informações sobre o assunto do seu interesse, então, você adiciona a sua identidade com base nos seus valores e crenças, produzindo assim um conteúdo realmente valioso.
Quanto mais você aprende, mais desejará aprender.
Assim, você pode ajudar ainda mais as pessoas, tendo sempre algo para oferecer a elas.
O conteúdo que é interessante para você, torna-se interessante para outras pessoas quando:
- Você aponta um problema que existe dentro de um assunto do seu interesse, conscientizando as pessoas a respeito desse problema
- Mostra o caminho para resolver (tendo você já enfrentado e solucionado esse problema)
No fim das contas, ninguém liga para o que você está falando. Mas as pessoas ligam para os problemas que elas possuem e para os benefícios que algo pode gerar na vida delas.
Esses problemas e benefícios são “brechas” existentes na mente da sua audiência – e de seus potenciais clientes – eu falo mais sobre isso aqui.
Por isso, torne o seu conteúdo benéfico para a vida das pessoas, apontando um problema dentro do assunto que você escolher e mostrando como resolver isso.
Depois, ofereça um produto que pode ajudar ainda mais essas pessoas.
Se você reparar, é isso que eu faço nos meus conteúdos aqui do blog. Eu te ensino o que eu aplico, sem frescurinha e sem esconder o jogo.
Anote isso aqui:
- Todo o conteúdo produzido deve ser baseado em ensinar habilidades, mudança de mentalidade, ideias, ponto de vista, crenças polarizadoras, etc.
- Você precisa apontar um problema dentro do assunto que escolheu para falar que você já tenha enfrentado
- Agora, você mostra como resolveu esse problema
- Depois, vende uma solução que acelere os resultados das pessoas
Não faz o menor sentido você falar de um assunto sem ter experimentado isso na sua vida, afinal de contas, estamos falando de expor a sua verdadeira natureza. De que forma será natural se você nunca viveu isso?
A produção de conteúdo não é para você blogueirar, mas sim para gerar valor. Por isso, é crucial que você já tenha experimentado aquilo que está falando.
O assunto do seu interesse é apenas um ponto de partida, mas a transformação desse assunto em algo interessante para outras pessoas, carece que você tenha experiência nisso.
Questione-se:
- Por que esse tópico é importante?
- Como isso impactou a sua vida?
- Por que outras pessoas deveriam se importar?
- Isso está conectado com algum problema grave na vida dessas pessoas?
Se tiver respostas claras e positivas para essas perguntas, siga adiante.
O conteúdo é uma parte de quem você é, por isso, aqui vai um resumo do caminho a ser seguido na hora de tornar-se um sintetizador de conteúdo e gerador de valor:
- Objetivos e visão de vida: influenciam as suas ações
- Interesses: ponto de partida para definir os assuntos que você falará
- Problemas: é o que vai tornar interessante um determinado assunto para a sua audiência, precisa haver conscientização para então encontrar a solução
- Rotas: clareza do processo a ser seguido para solucionar algum problema e alcançar o objetivo
- Solução: criar um caminho holístico, passo a passo, e compartilhar com quem possui os mesmos interesses que você
Essa última etapa (solução) é quando você começa monetizar o seu trabalho, criando um produto ou serviço.
A visão que precisamos ter quando produzimos conteúdo de valor para pessoas parecidas conosco, é de que estamos ajudando elas a chegarem a um cenário desejado.
Do “Ponto A” para o “Ponto B”, falo mais sobre isso aqui.
Com isso, faz sentido você falar de assuntos colocando a sua experiência neles, ensinando para as pessoas como você solucionou algum problema.
A audiência está no ponto A (problemas), mas deseja chegar no ponto B (cenário desejado), você é a ponte entre um e outro. Essa ponte, que é você, precisa trazer o caminho, a solução.
Não esqueça de quebrar a complexidade do assunto que você estiver abordando. Esse é o papel do sintetizador de conteúdo, você precisa enxugar aquele assunto adicionando uma perspectiva única e tornando-o de fácil entendimento.
Pense que a sua audiência está um nível antes de você, por isso o seu papel é educá-la. Se vamos produzir conteúdos que geram valor, estes conteúdos não podem ser complexos.
Organize e simplifique as informações, detectando quão valiosas são essas informações: como isso lhe ajudou? Como isso ajudou você a resolver um problema? Você pode explicar essa solução de forma clara?
Seu conteúdo é a sua experiência sendo utilizada para ensinar outras pessoas a solucionarem determinados problemas de forma mais rápida.
Nesse negócio digital, onde você está gerando valor, a sua história é a sua marca. Esse pensamento me ajudou muito a entender qual caminho devo seguir.
Se a sua história é a sua marca, os seus conteúdos são capítulos dessa história. Por isso, antes de começar, reflita e responda:
- Qual o cenário ideal que você está buscando (futuro ideal)?
- Quais são os seus objetivos?
- Qual a sua visão de vida?
- Agora, qual o cenário não desejado?
- Qual o futuro a ser evitado?
- Faça desse cenário o inimigo da sua vida (seus conteúdos devem reforçar a luta contra esse inimigo)
- Quais as suas crenças extremas?
- Todo mundo será admirado por algumas pessoas, que são parecidas (mesmos interesses, mesmos objetivos), mas também será odiado por outras, isso é inevitável
- Suas crenças extremas criam uma polarização, isso reforça quem você verdadeiramente é e o que você defende
- Qual a importância de cada assunto que você escolheu como sendo do seu interesse nessa jornada?
- Como esses interesses ajudam a chegar no futuro ideal?
Escreva sobre isso respondendo cada um desses tópicos. Isso ajudará você a organizar a produção de conteúdo de valor com base nos seus interesses próprios.
Por hoje é isso, forte abraço!
Gustavo Machado
PS.: Se quiser aprender a construir um negócio digital enxuto e lucrativo com a minha ajuda, direcionamento e acompanhamento, então conheça A Tribo. Clique aqui e saiba mais.