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Trabalhe menos, ganhe mais e aproveite a vida expressando quem você verdadeiramente é

Tempo de leitura estimado: 22 minutos

Dica do Machado: pegue papel e caneta e coloque um fone de ouvido com aquela música boa. Boa leitura!

Conteúdo deste post:
Trabalhe menos, ganhe mais e aproveite a vida expressando quem você verdadeiramente é

O conteúdo exclusivo da minha newsletter vale mais que muito curso de marketing digital. Assine gratuitamente.

Trabalhar menos, ganhar mais e aproveitar a vida é a essência do modelo one person business, o negócio individual enxuto e lucrativo.

Esse é um tópico onde muitos irão pensar: “trabalhar menos é promessa de guru da internet, igual aqueles que oferecem um atalho para você se tornar milionário.”

Não, não é a mesma coisa. 

Trabalhar menos não funciona como um atalho, aliás, aqui não acreditamos em atalhos. 

Por outro lado, também não acreditamos na outra versão defendida por alguns gurus da internet, onde dizem: “você deve se esforçar muito, criar conteúdos todos os dias, etc, etc”.

Essa é outra mentira que contam para você. 

E por que eles lhe falam isso? 

Em primeiro lugar, quando lhe oferecem um atalho eles mexem com algo que está dentro da sua mente: uma vontade extrema em obter grandes resultados de forma rápida e fácil.

É isso que você encontra ao rolar o feed do Instagram, por exemplo. “Copie minha fórmula”, “fature 50K”, etc. Sempre uma oferta mirabolante de resultados milagrosos.

Em segundo lugar, quando eles falam que você precisa trabalhar duro, postar todos os dias, executar estratégias complexas, etc, eles estão mexendo com outro lado de sua mente que pensa: “bom, se eu estou me esforçando muito, então realmente os resultados vão aparecer, certo?”. Errado!

Nas duas situações acima eles fazem você de refém, e você acaba se tornando apenas mais um número entre tantos que compram as soluções mirabolantes desses gurus do digital.

O mais engraçado disso tudo é que todos aparecem com uma solução para o seu problema e, sempre defendem que aquela solução definitivamente é a melhor. Cara, as pessoas já estão cansadas disso.

Resumidamente: mentiram para você.

“Ah Gustavo, quer dizer que você também não prega aqui a solução para algum problema…”

Sim, eu defendo. Só que eu defendo o que eu REALMENTE aplico, te mostrando o que deu certo e ensinando você a fazer o mesmo no seu negócio.

Eu não estou te prometendo resultados mirabolantes e nem fórmulas prontas.

O que eu acredito é:

  • A internet ainda é o melhor lugar para você crescer e alcançar liberdade financeira e de tempo
  • Seus conhecimentos e habilidades podem se tornar uma solução digital, transformando a vida de outras pessoas e, em troca, você cresce financeiramente com significado e realização

Simples assim.

Então, se você quer trabalhar menos e fazer mais dinheiro, além de poder aproveitar mais a sua vida cuidando da sua família, da sua saúde, e expressando quem você verdadeiramente é (gosto de dizer que você estará vivendo a sua verdadeira natureza), você precisa entender:

  • Como fazer para trabalhar de forma inteligente e leve, expressando no seu trabalho a sua verdadeira natureza
  • Como transformar tudo isso em ofertas para um público que pode comprar de você
  • Como alcançar e obter a atenção desse público
  • Como desenvolver a escrita para criar conteúdos valiosos
  • Como desenvolver o espírito anti-nicho e não ser mais um escravo da especialização
  • Como tornar-se um criador de conteúdo e criar uma nova fonte de renda a partir de assuntos do seu interesse

São exatamente esses os tópicos que você vai aprender hoje nesse conteúdo.

Mas, se você já quiser acelerar seus resultados, entre para O Mensageiro e aprenda a transformar seus conhecimentos e habilidades em uma solução digital lucrativa:

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Sem mais delongas, o primeiro passo para você trabalhar de forma inteligente e leve é se interessar verdadeiramente por algumas coisas. 

Escolha alguns assuntos do seu interesse e busque mergulhar neles. 

Reflita:

  • Quais são seus conhecimentos?
  • Quais são suas habilidades?
  • O que você faz que lhe gera prazer e satisfação, e que poderia ser ensinado?

Quando você se interessa verdadeiramente por um assunto, você consegue tornar esse assunto interessante para outras pessoas. 

Isso funciona se você de fato experimentar isso. Em outras palavras, você precisa ter experiência nesses assuntos. 

E como adquirir tal experiência? Estudando sobre esses assuntos do seu interesse e resolvendo problemas do seu dia a dia. 

Exemplo: eu gosto de escrita, tenho interesse por leitura e escrita. Quais seriam exemplos de problemas dentro desse assunto? 

  • Como escrever melhor para produzir conteúdos mais interessantes
  • Como aperfeiçoar a minha escrita
  • Como ler mais rápido e memorizar melhor tudo o que aprendi
  • Como ter mais foco e concentração na hora de escrever ou ler

Esses são exemplos de “problemas” a serem resolvidos dentro de um assunto do meu interesse: a escrita.

Então, eu posso resolvê-los e depois ensinar para as outras pessoas como eu consegui fazer isso.

Busque por problemas que você possa resolver baseado em seus conhecimentos e habilidades.

O trabalho que reflete quem você verdadeiramente é precisa conectar com coisas que você verdadeiramente tem interesse. É simples assim.

É isso que faz de você o próprio nicho. 

Por isso, devemos fugir da especialização. Os especialistas podem ser substituídos, pois eles estão sendo robotizados. 

Pensam como robôs, se comportam como robôs, fazem apenas o que mandam eles fazerem – igual robôs!

Para se mover no mundo daqui para frente você precisa ser um generalista. Um generalista pensa com base em sua própria natureza, e não com base em um segmento. 

Segmento é uma limitação imposta em quem pensa como especialista. 

Se você trabalha como robô, então você é um robô e será substituído por um robô.

Aprenda a transformar seus interesses em algo interessante para outros

Faça isso da seguinte maneira: 

  1. Comunicação eficaz: é essencial que você aprenda a se comunicar – através da escrita por exemplo – para transformar seus interesses em conteúdos relevantes de forma a despertar interesse em outras pessoas (eu utilizo o storytelling, me ajuda muito).
  2. Design de estilo de vida: é como você molda a sua vida para fazer o que precisa ser feito, trata-se de tentar balancear o consumo de conteúdo (assuntos do seu interesse) com a sintetização e produção de novos conteúdos (aplicando a sua perspectiva).

Essas duas coisas andam de mãos dadas. Você transforma em conteúdo exatamente o que está vivendo.

Você transforma o que aplica em sua vida em conteúdos que ensinam isso para outras pessoas.

Não é sobre escolher um nicho e procurar assuntos para falar dentro desse nicho. Isso é uma porra de uma furada que vai te deixar frustrado lá na frente.

Vai por mim, é sobre você falar do que lhe gera significado e realização. É sobre você transformar suas habilidades e conhecimentos em uma solução.

Eu te ajudo a fazer isso no meu minicurso de 7 dias, com uma aula por dia, saiba mais clicando aqui.

Essa é uma nova jornada a ser iniciada por você. 

Durante a jornada para obter mais dinheiro, saúde, felicidade e aproximação com Deus, ou o que você quiser, devemos estudar e documentar tudo aquilo que deu certo, então, podemos olhar para trás e validar como fazer isso de forma mais eficaz. 

É nesse momento que conseguimos ajudar outras pessoas. 

Você não é hoje o mesmo ser humano que foi ontem. Hoje, você tem experiência acumulada. 

Sua experiência ajuda outras pessoas. 

Funciona assim: 

  • Estude buscando aperfeiçoar seu conhecimento nos assuntos do seu interesse
  • Crie conteúdo como se você estivesse ensinando para o seu “eu” de ontem uma forma de chegar no seu “eu” de hoje mais rápido

Mais rápido significa alcançar os resultados esperados de forma mais rápida. 

No modelo one person business, isso é chamado de “Ponto A” e “Ponto B”. Você esteve no Ponto A um dia, e seu futuro cliente também está lá.

Hoje você está no Ponto B, onde seu futuro cliente deseja chegar.

Sua missão é, portanto, conduzir esse futuro cliente a sair do Ponto A e chegar ao Ponto B, e nessa jornada ele se tornará um cliente seu.

Mas a condução começa com um conteúdo. O conteúdo é o motor do seu negócio digital enxuto e lucrativo.

O conteúdo é o motor do modelo one person business.

Veja um exemplo:

Quando eu fazia anúncios no Instagram e Facebook, sempre acreditava que o “segredo” estava em você segmentar cada vez mais o público. 

O pensamento era assim: quanto mais específico eu for, mais acertarei no público que desejo alcançar. 

Esse pensamento não está 100% errado, mas na prática não precisa funcionar dessa maneira. 

Recentemente aprendi que você não precisa segmentar tanto os anúncios nas configurações do público. 

Ao invés disso, você pode utilizar criativos que por si só já filtram o público. 

Assim, você deixa o público aberto, fazendo com que a Meta distribua o seu anúncio para mais pessoas, e filtra essas pessoas com o criativo do que você estiver anunciando (imagem ou vídeo).

Pode deixar o público no automático e usar o objetivo “visitas ao perfil”. Algumas pessoas defendem que esse objetivo funciona melhor pelo próprio “turbinar” do Instagram, do que pelo gerenciador de anúncios.

Por que eu estou falando disso? Esse foi um exemplo para te mostrar que eu aprendi isso e hoje posso te ensinar. Posso te ajudar a acertar de forma mais rápida seus anúncios, sem errar tanto como eu errei.

Essa dica que estou lhe passando aqui, contando sobre algo que aconteceu comigo, está sendo passada a você gratuitamente e eu bati bastante a cabeça para obtê-la.

Inclusive, gastei o dinheiro que talvez não tivesse gastado se soubesse disso antes. 

Percebeu o que acabei de fazer? Te relevei algo que aconteceu comigo, ao mesmo tempo ensinando para você algo útil. É como se eu estivesse ensinando algo para o meu “eu” do passado. 

O Gustavo de ontem não teria gastado dinheiro em anúncios inúteis se soubesse dessa dica. 

Eu sempre ficava frustrado porque meus anúncios não davam certo. Tudo o que eu tentava lançar na internet dava errado.

Hoje, posso ensinar muitas coisas para o meu “eu” de ontem e, automaticamente, já ajudar várias outras pessoas com esses ensinamentos.

Você pode também.

Basta você aprender a transformar seus conhecimentos e habilidades em uma solução digital (e também em conteúdos que falem sobre isso).

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Existem duas coisas que prendem a atenção das pessoas: 1) os problemas que elas possuem e 2) os benefícios que elas podem alcançar. Essas coisas funcionam como uma bolha ao redor das pessoas. 

Recentemente estive em uma mentoria, e um dos outros participantes dessa mentoria faz bastante dinheiro na internet com jogos.

E por que ele consegue grandes resultados? Porque dentro da estratégia dele, ele mexe com uma coisa que existe na mente das pessoas chamada de “necessidade de novidade”.

Sim, eu que inventei esse nome.

Mas isso é muito real. Na gamificação (eu estudei isso pra caramba), existe o gatilho mental da novidade.

Se você olhar para os jogos, a mecânica é sempre de novidade atrás de novidade. Você conclui uma fase, vem outra. Você completa uma missão, recebe recompensas e então surge outra missão.

Sem a novidade não teria graça nenhuma o jogo.

O gatilho da novidade é extremamente importante para prender a atenção das pessoas e fazê-las comprar de você mais vezes.

Por que eu estou lhe falando sobre isso? Porque se as pessoas se importam com os problemas que precisam resolver, e os benefícios que podem alcançar, você pode abordar isso de uma forma que retenha a atenção dessas pessoas.

Essa forma é usando o gatilho da novidade.

  • Apresente novas formas de resolver o problema (ou novos problemas)
  • Apresente novos benefícios a serem alcançados

Para conseguir entregar a sua mensagem, então, você precisará comunicar com algo que esteja dentro dessa bolha (problemas e benefícios), mas não é tão simples assim. 

Não basta você explorar uma “dor” do público e sair falando sobre ela. É preciso que antes você entenda sobre brechas. 

Entenda a dor de uma pessoa como algo que está dentro de uma rocha. Muitos anúncios e criadores de conteúdo já estão batendo diariamente para tentar quebrar essa rocha. 

Se você entrar nessa briga e se posicionar na internet como mais um tentando chamar a atenção, você vai falhar.

Mas, existem espaços nas laterais da rocha, como se fossem rachaduras, que podem ser explorados e talvez sejam caminhos melhores para se chegar na dor. 

Esses espaços são as brechas.

Em resumo: olhe para onde ninguém mais está olhando.

Na prática, uma brecha é algo que já está na mente das pessoas, essa brecha vai ativar uma das duas coisas que falei anteriormente: problemas ou benefícios. 

Então, ao fazer isso, você obtém por alguns minutos a atenção dessa pessoa. 

Por isso, mergulhar nos assuntos que você tem interesse e trabalhar neles é a melhor forma de conectar com outras pessoas, pois, adivinha? Elas também possuem os mesmos interesses que você.

Obviamente que não todas as pessoas do mundo, mas existe um grupo de pessoas que pensa parecido com você. 

Considere isso como a sua tribo. 

Agora, vamos visualizar isso de uma forma mais clara:

  • Os problemas de uma pessoa vamos chamar de cenário atual.
  • Os benefícios nós chamaremos de cenário desejado.

O segredo aqui é entender o que é preciso ser feito para chegar até lá (do cenário atual até o desejado).

Ponto A – Ponto B, lembra?

Por isso, não importa se você está começando agora, pois todo mundo consegue olhar para um cenário atual e um cenário desejado, certo?

Faça esse exercício com você mesmo, analise o seu cenário atual e documente o seu cenário desejado.

O cenário desejado é onde você deseja chegar.

Faça também olhando para o seu passado, onde o passado era o seu cenário atual antes, e o hoje foi um dia o seu cenário desejado um dia.

Simplesmente ao fazer esse exercício você já começa a perceber que cresceu em alguma coisa. Que você evoluiu.

E isso pode ser ensinado para outras pessoas que desejam também sair do Ponto A e chegarem ao Ponto B.

Ao começar a trabalhar nesse percurso, você acumulará experiência e isso servirá para levar crescimento para outras pessoas. 

De forma mais clara, isso funciona assim:

  • Seus objetivos: tornam-se a sua marca (suas bandeiras, crenças, etc)
  • Seus problemas: transformam-se em conteúdos
  • Os seus melhores métodos/experiência: Transformam-se em produtos (mostrando como as pessoas podem resolver um problema de forma mais rápida).
  • Os benefícios: se tornam o seu marketing (é a sua história a ser contada, como algo impactou a sua vida, como algo fez você crescer e evoluir)

É um negócio inteiro girando em torno de você. 

Você é o nicho.

É assim que você começa.

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Tudo se resume a tráfego e ofertas

Bom, agora vamos falar sobre como criar as ofertas para monetizar o seu trabalho, oferecendo uma solução para o público que já está prestando atenção em você.

Se não tiver oferta, não tem venda. Para vender você precisa oferecer. 

Se não tiver tráfego também não adianta ter oferta. Vai oferecer algo para quem? Alguém precisa ver o que você tem para oferecer. 

Então:

  • Seu conteúdo precisa ser impulsionado para alcançar outras pessoas
  • Essas pessoas consomem seu conteúdo, seguem você e acessam o seu produto (oferta)
  • Elas visualizam a sua oferta e decidem se estão prontas para comprar de você

Nenhuma outra estratégia de marketing funcionará se antes não tiver um bom tráfego visualizando uma boa oferta.

Em um negócio digital enxuto e lucrativo (one person business), é essencial que você consiga atrair o público qualificado de forma rápida. Você não quer trabalhar anos sem ter resultados, isso seria um esforço burro.

Mesmo com um blog, como esse aqui, apostar somente no tráfego orgânico seria burrice. Eu tenho conhecimento de otimização para os mecanismos de busca (SEO), e consigo ter um tráfego orgânico aqui dentro.

Entretanto, não faz sentido eu não investir no Google Ads para me trazer mais volume de visitas (público qualificado), aumentando ainda mais o número de clientes que entram na minha esteira de produtos.

Ao trabalhar como criador de conteúdo em um negócio de uma só pessoa (onde você é o nicho), você vai criar três alavancas – e elas serão úteis para você: 

  • Crescimento (aumentar a sua audiência)
  • Nutrir a audiência com conteúdos que resolvem problemas baseados nos seus interesses pessoais (mostrar que seus interesses são importantes para as outras pessoas)
  • Monetização produtos ou serviços que você quer vender (incluir diferentes ofertas em meio aos conteúdos que você produzir)

Em nenhum momento você precisa ser um especialista para fazer isso. 

Esse é o resumo dos resumos sobre como deve funcionar a sua estratégia digital. Vou reescrever explicando cada um desses passos: 

O crescimento precisa acontecer de forma constante – impulsionado ou não por anúncios – mas a principal diferença está na qualidade do conteúdo que você entregar. Assim, mais pessoas chegarão e você cresce a sua audiência.

A nutrição trata-se de entregar conteúdo de valor para essa audiência, expondo nesses conteúdos os interesses que você possui (os tópicos que você resolveu falar), bem como deixando claro quem é você verdadeiramente (a sua verdadeira natureza). 

Melhor que ter uma audiência é ter uma audiência que confia em você. A alavanca da “nutrição” serve de combustível para o “crescimento”. 

E a monetização, por fim, é o que lhe trará renda. Você não está nesse negócio porque é bonzinho e deseja ajudar outras pessoas de graça. 

Obviamente que é interessante ajudar outras pessoas a crescerem e isso é crucial para o seu crescimento. Mas, você está desenvolvendo esse negócio para vender também. Então, é preciso ter um produto, um serviço, alguma solução que possa ser oferecida.

Essas 3 alavancas que lhe mostrei estão presentes dentro das 3 etapas de um negócio digital enxuto e lucrativo, como no modelo one person business. Eu falo mais sobre essas 3 etapas mostrando a você como estruturar e começar o seu negócio digital aqui:

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Você pode vender muitas coisas diferentes nesse modelo de negócio One Person Business, afinal de contas se você já possui a moeda mais valiosa da internet que é a atenção das pessoas, você agora pode usar essa moeda para oferecer a sua solução.

  • Produza e gere valor: as pessoas passarão a seguir você porque você expressa quem verdadeiramente é (e elas se identificam com isso)
  • Venda para elas (eventualmente faça uma oferta e deixe que as pessoas decidam se querem comprar ou não).

Quero contar aqui a história de um perfil que eu segui recentemente no Instagram, que faz exatamente o que eu defendo nesse conteúdo e em outros.

Esse perfil apareceu para mim porque eu estou mergulhado nesse assunto: não ser um especialista, mas sim expressar a sua verdadeira natureza. 

Vou contar a minha análise sobre esse perfil, mas não citarei o “@”, porque o objetivo aqui é apenas mostrar para você que tudo isso funciona. Vamos lá: 

Ele começou falando sobre leitura – sobre o seu interesse em livros (analisei o instagram desse perfil desde as primeiras publicações). 

Mostrava os livros que estava lendo e transmitia a sua visão sobre o que aprendeu naquela leitura. 

É exatamente o que é defendido no One Person Business, você se transforma no nicho a ser seguido. E como fazer isso? Através dos seus próprios interesses. 

Obviamente que não são interesses soltos. Eles precisam fazer sentido com o que você gosta de ensinar e deseja ensinar. E, obviamente, precisam se conectar com problemas que você possa resolver.

Hoje o dono desse perfil sabe disso, mas quando ele começou talvez não soubesse. E, bom, ele fez mesmo “sem querer” e deu certo.

Essa é a prova de que dá certo.

Ele começou a fazer postagens bem superficiais, mas colocando a visão dele relacionada ao aprendizado, leitura, etc. Tudo com base no ponto de vista dele.

E, mesmo sendo posts superficiais, com o tempo as pessoas foram curtindo e comentando – o famoso engajamento.

Então, ele começou a criar links entre a leitura e casos da vida, como, por exemplo, relacionar a necessidade de “fazer dinheiro” com a leitura: “Como usar a leitura para fazer dinheiro”.

Abordava alguns assuntos mais polêmicos, outro ponto que também é defendido no OPB, pois a polaridade atrai pessoas parecidas com você. Exemplo: ele começou a falar de educação (o gancho foi a leitura) e criticava os métodos de ensino tradicionais. 

Em outro momento, criticou o uso de celulares e demais tecnologias com crianças (um tema que sempre gerou muitas discussões).

E assim por diante… 

Esse foi um exemplo que resolvi trazer para mostrar a você como outras pessoas são livres e alcançam resultados trabalhando de forma mais leve e inteligente, fazendo mais dinheiro e aproveitando a vida, nesse modelo de negócios que expressa quem você verdadeiramente é.

(Atualizando: isso funciona porque a cada conteúdo um “problema” enfrentado e já solucionado pelo autor era trazido a tona, então, ele ensinava a audiência a resolver esse problema de forma simples e objetiva).

É leve e natural porque você não precisa ser especialista em nada, basta começar estudando e falando sobre assuntos do seu interesse. 

A única coisa específica deve ser o problema de uma pessoa que você deseja ajudar, mas você faz isso através de assuntos diferentes (que se conectem) e que você tenha interesse. 

Roube como um artista

A modelagem é uma imitação inteligente. Não é para você copiar ninguém, mas sim para você se inspirar e criar os seus próprios conteúdos. 

Um conjunto de ideias de outras pessoas pode ser quebrado em vários pedaços, depois você junta todos esses pedaços e monta as suas próprias ideias, adicionando o seu ponto de vista em cada uma delas. 

De um lado está você:

  • Seus interesses e curiosidades criam:
    • seu mindset e
    • suas experiências

De outro lado estão os mentores que você modela e os conteúdos deles (ou também livros e demais fontes onde você obtém conhecimento), que também impactam na configuração da sua mente (mindset) e nos seus interesses e curiosidades, proporcionando novas experiências. 

Analise outras contas e veja os tópicos que eles estão utilizando, pegue isso como inspiração. 

Acesse páginas de vendas de produtos parecidos com o que você deseja vender e descubra quais os problemas que a concorrência está buscando resolver. 

Quando você encontrar algum post viral, analise-o com uma visão questionadora, desconstruindo o motivo deles terem se tornado virais, então, tente compreender se esses posts estão levando o autor a fazer dinheiro ou não.

Entenda o seguinte: para que você construa o seu próprio nicho, é importante que você adote uma visão questionadora. 

Você não está na internet mais apenas como um consumidor de conteúdo. Você enquanto consumidor é agora também um questionador. 

A balança entre consumir conteúdos e produzir seus próprios conteúdos carece que, enquanto você consome, você se questione sobre o porquê daquele conteúdo dar certo, quais os problemas aquele conteúdo busca resolver e se aquele conteúdo está fazendo dinheiro.

Um resumo sobre trabalhar menos, aprender e fazer mais dinheiro e aproveitar a vida até aqui: 

  • O nicho mais lucrativo é você: autenticidade e geração de valor, você expressa a sua própria natureza e atrai pessoas parecidas
  • Autoconsciência é fundamental: quais os assuntos do seu interesse e como fazer para que esses assuntos se tornem interessantes para outras pessoas (como chamar a atenção das outras pessoas)
  • Comece, então aprenda: o conhecimento jamais poderá ultrapassar a execução. Crie conteúdos que exponham os seus interesses e mostre como isso resolve um problema real de forma prática. 
  • Crie a sua própria carreira: se você não conseguir responder exatamente a pergunta: “o que você faz?”, então você está no caminho certo.
  • A falta de experiência não é uma desculpa: você só ganha experiência começando. Modele outras pessoas caso tenha dificuldades de começar.

Já está cadastrado na minha newsletter?

O conteúdo gratuito que eu compartilho por lá é exclusivo e vale mais que muito curso de marketing digital.

A escrita é sua principal ferramenta

O criador de conteúdo que cria também o seu próprio nicho, precisa exercitar a habilidade de escrever. 

Quando você estuda sobre assuntos do seu interesse, você precisa anotar os tópicos relevantes sobre aquele assunto, então, isso servirá para você consultar e criar seus conteúdos em outro momento. 

Um conteúdo longo, como esse, pode servir para a criação de outros conteúdos menores, adaptando assim seus conteúdos para diferentes tipos de redes sociais e demais plataformas, se necessário. 

Um criador de conteúdo tem na sua identidade a habilidade de escrever. Se você ainda não desenvolveu isso, simplesmente comece. 

Através da escrita (com os seus conteúdos) você fará o seguinte: 

  1. Indicará um problema encontrando uma brecha na mente da sua audiência através de seus interesses e sua experiência (atraindo assim pessoas parecidas com você)
  2. Mostrará o caminho para resolver tal problema

“Ai Gustavo mas eu não tenho experiência…”, lembre-se do Ponto A e Ponto B. Se você estava vivo ontem, e está vivo hoje, isso por si só já represente um Ponto A e um Ponto B.

Se você ainda está inseguro, aprenda sobre algum assunto do seu interesse. Estude, resolva seus problemas e então ajude outras pessoas.

Te ajudo a fazer isso aqui:

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Escrever é sintetizar ideias em algo tangível e aperfeiçoá-las com o tempo.

Perceba que esse conteúdo aqui é longo, e como eu criei vários tópicos dentro dele, eu posso agora extrair cada um desses tópicos e criar pequenos conteúdos com eles. 

Comece a praticar isso quando você estiver consumindo conteúdos do seu interesse, estude outros conteúdos e escreva sobre eles.

Anti-nicho

Essa abordagem é a mais importante dentro do negócio de uma só pessoa (One Person Business), ou criação de nicho, como queira chamar. 

É a essência desse modelo de negócios. 

Resistir à especialização e abraçar uma abordagem “anti-nicho” torna você insubstituível. 

Ninguém pode substituir quem expressa a sua verdadeira natureza, afinal de contas você é você, ninguém é igual a ninguém, somos todos únicos pois Deus nos criou assim. 

Agora, se você não resistir e cair na armadilha da especialização, você facilmente poderá ser substituído, pois como já falamos, especialistas são como robôs.

Além disso, robôs estão presos à uma programação, e é exatamente assim que os especialistas vivem: presos em um só assunto, um só nicho altamente específico.

Os gurus da internet querem programar a sua mente para falar apenas sobre um assunto, fazendo de você um robô. 

Aqui não queremos isso, pois buscamos ser livres, e para sermos livres precisamos adotar a abordagem “anti-nicho”, criando o nosso próprio nicho ou segmento (ao invés de escolher um) – a partir da nossa própria natureza.

  • Sua natureza aponta para quem você verdadeiramente é
  • Assim, você descobre seus dons, habilidades e conhecimentos
  • Então, transforma isso em produtos ou serviços para oferecer no seu negócio digital

É exatamente isso que eu te ajudo a fazer no minicurso O Mensageiro.

É muito mais eficaz solucionar problemas que você mesmo já tenha experimentado e, nesse caso, como você está abordando assuntos do seu próprio interesse, que possuem relação com a sua visão de vida, com os seus objetivos, você estará mergulhado nisso. 

Você está acumulando experiência nisso e ensinando para outras pessoas como você mesmo resolveu tais problemas.

O anti-nicho visa atrair e se tornar, ao invés de “encontrar”, como no caso da especialização que precisa encontrar coisas limitadas a um nicho. 

Quem é nichado, ou especialista, precisa encontrar problemas, encontrar soluções, com a limitação do nicho no qual escolheu seguir. 

Já o anti-nicho atrai pessoas que pensam parecido ou tenham interesses parecidos, uma vez que criou o seu próprio nicho expressando sua verdadeira natureza. 

Em outras palavras: o anti-nicho vive aquilo que está sendo mostrado para outras pessoas, por isso ele aprende, sintetiza e cria, resolvendo problemas e compartilhando a solução. Assim, o anti-nicho está cada dia mais se tornando a própria rota em busca de seus objetivos.

Você quer fazer dinheiro vivendo 100% da internet e alcançar significado e realização ao transformar outras vidas? Então torne-se a própria rota em busca de seus objetivos. Você é o nicho. Ofereça-se para outras pessoas.

Outra característica importante da abordagem anti-nicho é levar em consideração os princípios, valores e crenças da pessoa (você).

Você vive sobre princípios e valores, certo? Então você expressa-os ao criar seus conteúdos e, assim, você estará atraindo pessoas que também se conectam com esses princípios e valores. 

No anti-nicho você vai criar um conteúdo que você também consumiria. 

Ensine para você, lembra? Falamos sobre isso já aqui.

No anti-nicho você vai criar um produto que você realmente compraria, usaria e se beneficiaria. 

Escreva conteúdos que você mesmo investiria parte do seu tempo para ler, estudar e agir posteriormente. 

Quando você se conhece, você pula na frente de 99% dos outros negócios simplesmente por já ter experimentado os problemas que esses negócios estão tentando resolver sem nunca tê-los experimentado.

Ser o próprio nicho elimina a concorrência.

Você não precisa de um nicho específico, pois você já é uma pessoa específica. Entendeu? 

Os gurus dizem para você criar uma persona, ou um avatar. Mas que p*rra é essa? Ao invés disso, você vai se tornar o seu próprio avatar, resolvendo os problemas que você já experimentou e construindo uma solução que realmente beneficia a sua vida. 

E depois você ainda pode vender essa solução.

Em 7 dias: Aprenda a criar um produto digital lucrativo (infoproduto) de forma prática e descomplicada.

Conheça o minicurso de 7 dias com 1 aula por dia.

Bom, então aqui estão alguns pontos importantes (vantagens) sobre esse modelo de negócios que segue o que é ensinado no One Person Business, onde você é o nicho a partir de sua própria natureza

  1. Não precisa ficar testando diferentes formas de fazer dinheiro
  2. Não precisa trabalhar com gente que não gosta (até que enfim!)
  3. Não precisa estudar nem criar conteúdos sobre o que você não tem interesse

Quando você começa estudar marketing digital – do jeito errado, inclusive – eles vão te dizer que você pode (deve) experimentar diferentes formas de fazer dinheiro. 

Eles querem que você teste diferentes coisas, pois em cada uma dessas coisas aparecerá um “especialista” para te revelar um segredo

Aí vem:

  • Afiliado
  • Dropshipping
  • E-commerce
  • Cursos
  • Mentorias

Etc, etc…

Em resumo: querem te vender soluções que não solucionam porcaria nenhuma e enquanto você fica frustrado, eles enchem os bolsos. 

Na abordagem anti-nicho você não precisa mais de nada disso. Como já falamos aqui nesse documento, uma vez que você possui a atenção das pessoas (sua audiência, que consome seus conteúdos) você pode vender exatamente o que quiser para essas pessoas. 

Que faça sentido com o seu conteúdo, obviamente.

Por exemplo: eu falo sobre criar um negócio digital enxuto e lucrativo, modelo one person business. Então, eu criei produtos em torno disso. Atualmente são 2 produtos (no momento em que escrevo esse artigo).

Mais adiante eu poderei acrescentar outros produtos em minha esteira.

Eu também crio alguns produtos que são gratuitos, você pode acessá-los sem pagar nada. Isso ajuda a elevar o nível de consciência da minha audiência sobre determinado problema, bem como faz as pessoas confiarem mais em mim.

Por que? Simplesmente porque meus produtos gratuitos são tão bons, que superam em qualidade diversos produtos pagos que existem aqui no marketing digital.

Veja você mesmo e confirme isso:

[minicurso gratuito em texto]

Construa um Negócio Digital em 3 Etapas

Aprenda as 3 etapas simples e estruture o seu negócio digital enxuto e lucrativo em até 30 dias.

De qualquer forma, produto gratuito ou pago, ambos devem fazer sentido com o “problema maior” que você ajuda a resolver.

Pegue um papel e comece a escrever sobre: 

  • Seus objetivos: onde você quer chegar? Seus objetivos influenciam as suas ações. 
  • Problemas: quais problemas você enfrenta hoje ou já enfrentou? Quais problemas você acredita que terá nesse caminho? Quais problemas surgem a partir dos assuntos que você tem interesse? Precisa haver a conscientização dos problemas para que seja possível encontrar a solução.
  • Rotas: uma rota é a clareza no processo a ser seguido para solucionar algum problema e alcançar o objetivo.
  • Solução: criar um caminho holístico (geral) e passo a passo para compartilhar com quem possui os mesmos interesses que você (seu público).

Nesse processo, nesse caminho a ser percorrido, você estará mostrando para o mundo quem você é. 

Seja persuasivo em seus conteúdos e ilustre a sua mentalidade, o conhecimento que você carrega e suas habilidades, refletindo quem você era ontem, quem você é hoje e quem está buscando se tornar amanhã.

É tudo sobre você.

Ser um anti-nicho é basear a criação de conteúdo em um livro que fala sobre você. Crie como se você estivesse escrevendo esse livro. 

Fale sobre esse livro como se estivesse falando para você mesmo anos atrás (antes de você estar no nível que está hoje). 

Sua história é a sua marca. Aqui, estamos criando uma marca autêntica, baseada na sua verdadeira natureza. 

  • Qual é a sua filosofia de vida? 
  • Para você, qual a melhor forma de se viver? 
  • Como alguém vive uma vida boa? 

Esse é você. Defenda isso nos seus conteúdos. 

Reforce constantemente a importância do que você acredita e faz, de forma que isso se conecte com o futuro ideal que você está buscando, ao mesmo tempo em que evita o “inimigo” da sua marca.

Se você possui princípios e valores, existe algo que vai contra esses princípios e valores. Algo a ser evitado

Exemplo:

Eu produzo conteúdo para ensinar você a ser um anti-nicho, criando um negócio digital enxuto e lucrativo baseado no modelo one person business.

O que eu não desejo? Eu não desejo que você caia na armadilha dos gurus da internet, como a crença da especialização, por exemplo. 

Também não desejo que você mergulhe em um mar de informações e complexidade. A famosa “obesidade mental”.

Mas se você ficar rolando o feed do seu Instagram, é exatamente isso que vai acontecer. Porque ali estão diversos pseudoespecialistas vendendo soluções diferentes e pregando (mentindo) que essas soluções são as melhores.

Então, poderia dizer que um dos inimigos da minha marca é a necessidade de ser um especialista. E outro é a complexidade com excesso de informação.

Eu quero evitar isso a todo momento, então eu lhe mostro como fazer diferente

Baseado nesse exemplo e no que falamos até aqui, reflita: quais são os inimigos da sua marca? 

É importante que esses conceitos estejam claros porque isso ajudará você na hora de começar a produzir os conteúdos. Lembre-se: os conteúdos devem refletir quem você verdadeiramente é. 

Faça isso: 

  1. Descreva o futuro ideal para você (seus objetivos, planos, etc)
  2. Descreva o inimigo desse futuro ideal (o futuro a ser evitado)
  3. Anote as suas crenças extremas (elas precisam aparecer também quando você estiver produzindo conteúdo)
  4. Descreva a importância de cada assunto, conhecimento e habilidade que você possui (baseado nos seus interesses) para essa jornada, na busca por alcançar o futuro ideal

Eu, por exemplo, tenho alguns interesses bem definidos. São temas que norteiam a minha vida, eu estudo sobre eles e, a partir desse estudo, desenvolvo algumas crenças, valores, etc.

Isso tudo se transforma nas “bandeiras” que eu defendo.

Veja algumas delas: 

  • Você não precisa ser especialista nem autoridade para vender na internet
  • Você cria o seu próprio nicho e sua própria tribo apenas colocando para fora a sua verdadeira natureza
  • Interesse em comum é a brecha para se posicionar dentro da mente do seu potencial cliente usando a criação de conteúdo na internet
  • Um cenário ideal a ser alcançado carece de uma narrativa (o que fazer e como fazer), que desvenda obstáculos a serem superados (os conteúdos mostram como superar)
  • As pessoas desejam ser como outras pessoas, então, elas imitam outras pessoas que já conquistaram o que elas desejam
  • Torne-se alguém que as pessoas queiram imitar, através do desenvolvimento (crescimento) constante (evolução + resultados = conquistas)
  • Aprender e compartilhar amplia a visão de mundo, faz você crescer e aprender mais ainda através da troca de informações

Se você observar, ao longo desse conteúdo eu defendi essas bandeiras de uma forma ou de outra.

Por quê?

Porque ter essas coisas bem definidas é exatamente o que torna você o próprio nicho do seu negócio digital enxuto e lucrativo 

Isso tudo refletirá quem você verdadeiramente é. 

Assim, você consegue ter prazer em criar conteúdos. E esses conteúdos irão verdadeiramente ajudar outras pessoas.

Então, faça: 

  • Separe os seus interesses genuínos
  • Escreva sobre as bandeiras que você defende

Você já sabe que a sua história é a sua marca, e também já sabe que você é o nicho.

O conteúdo é como uma biblioteca de informações da sua marca. Você vai ensinar outras pessoas sobre habilidades, conhecimentos e interesses que você possui e/ou desenvolveu. 

Isso tudo também deve se transformar em soluções digitais (produtos ou serviços). Afinal, estamos falando de negócios.

Crie soluções passo a passo usando conceitos já existentes adaptados para obter melhores resultados (com base na sua perspectiva e experiência).

Aqui está um resumo sobre o que você aprendeu nesse conteúdo, e o que você pode já aplicar a partir de agora (e umas dicas extras):

  1. Foco na educação: você é o nicho, outras pessoas se identificam com você porque são parecidas com você (ou pensam parecido), então, ajude essas pessoas a chegarem onde você está agora – ou onde você também deseja chegar – de forma mais rápida, compartilhando com elas as suas experiências.
  2. Entendimento: identifique as lacunas no conhecimento das pessoas, mostrando-as como chegarem ao mesmo entendimento que você (torne seus interesses interessantes também para as outras pessoas).
  3. Importância: quão importante é os assuntos que você separou e as suas habilidades para as outras pessoas? Explore uma brecha na mente dessas pessoas usando seus interesses, de modo que conecte com um problema que elas possuam, ou um benefício que podem adquirir.
  4. Conteúdo: seu conteúdo apresenta a sua visão de mundo e conecta com pessoas parecidas com você (a atenção das pessoas é a moeda mais valiosa).
  5. Anti-nicho: fuja da especialização e crie você o seu próprio nicho, a partir da sua verdadeira natureza, então, resolva os seus próprios problemas e venda a solução.
  6. Landing-pages: crie uma página onde você possa apresentar a sua solução (após você fazer uma oferta, leve as pessoas para essa página). Se você já tiver um site/blog, melhor ainda.
  7. Newsletter: crie uma base de leitores fiéis. Uma ótima forma (e mais segura) de fazer isso é através das newsletters (email). Convide as pessoas para se inscreverem e envie para elas pelo menos um email todas as semanas.

Bom, eu não tenho dúvidas que esse conteúdo é o suficiente para você começar a criar o seu negócio digital, criando o seu próprio nicho a partir da sua verdadeira natureza, e assim, criar a sua tribo.

É assim que funciona o modelo One Person Business.

Mas, se você quiser acelerar os seus resultados obtendo um direcionamento meu e também o meu acompanhamento, então o indicado é que você faça parte do meu programa A Tribo. Saiba mais clicando aqui.

Caso você queira mergulhar mais nos estudos, aqui estão outros três conteúdos valiosos e gratuitos para você em meu blog: 

Espero que você tenha compreendido que trabalhar menos, fazer mais dinheiro e aproveitar a vida, é a essência desse modelo de negócios One Person Business, onde você cria a sua própria marca e o seu próprio nicho.

Por hoje é isso.

Forte abraço, 

Gustavo Machado

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