One Person Business: Neste conteúdo você vai aprender como construir o seu negócio digital enxuto e lucrativo, baseado no modelo one person business.
Este é um conteúdo completo e atualizado, porque – como defendido no próprio negócio de uma só pessoa (one person business) – você ensina conforme a sua experiência.
Algumas vantagens do One Person Business:
- Gira em torno de você: seus interesses, sua experiência, seus conhecimentos, gostos e habilidades. Tudo isso se transforma em conteúdo e soluções.
- Flexibilidade: Você gerencia o seu tempo e a sua rotina, o trabalho é moldado para ser inteligente e reduzir o esforço, o que lhe resulta em mais liberdade de tempo.
- Baixo custo inicial: Não há necessidade de grandes investimentos para iniciar um OPB.
- Controle total: O empreendedor tem controle sobre todas as decisões do negócio.
- Realização pessoal: O One Person Business permite que o empreendedor utilize suas habilidades e paixões para construir algo significativo.
- Fidelização da audiência: Criar um negócio autêntico baseado em você, faz com que você construa uma audiência que confia e tende a comprar de você muito mais, fidelizando clientes e aumentando suas vendas.
Vou te mostrar nesse conteúdo como criar o seu negócio digital individual, de forma enxuta e lucrativa, baseado no modelo one person business. Vou te mostrar a transformar a sua vida em sua marca pessoal.
Além disso, você vai compreender como se posicionar como o próprio nicho do seu negócio. Utilizando seus conhecimentos e habilidades para criar conteúdos valiosos, alcançar as pessoas certas e vender.
Portanto, esse é o resumo do modelo “One Person Business”:
Seu conhecimento e suas habilidades -> Transformam-se em Conteúdos e Produtos -> Publicados em um canal -> Com um Funil de Vendas enxuto -> Que conduz ao Fechamento (venda).
O negócio de uma só pessoa é construído sobre uma regra principal e muito valiosa: que o nicho mais lucrativo é você mesmo.
Por isso, o que vou abordar nesse documento pode ser aplicado para qualquer pessoa que deseje ter um negócio digital enxuto e lucrativo, vivendo 100% da internet com mais liberdade de tempo e financeira.
Antes de mais nada, quero deixar claro o que você não precisa fazer:
- Não precisa ser especialista
- Não precisa criar um perfil “dark” ou “ghost”
- Não precisa, necessariamente, criar conteúdo todos os dias
- Não precisa vender “high ticket” ou “low ticket”
- Não precisa fingir ser quem você não é
- Não precisa copiar estruturas e fórmulas de outras pessoas
Na verdade, o negócio de uma só pessoa é muito mais do que criar um negócio sozinho, é sobre criar um negócio em torno de você.
Por isso, os padrões defendidos pelos “gurus” da internet como: “você deve ser um especialista na área”, ou ainda “você precisa se tornar autoridade no assunto”, etc, fazem com que as pessoas acreditem que sempre estará faltando alguma coisa.
Cuidado com isso, pois essas crenças irão apenas deixar você frustrado e se sentindo um impostor.
No one person business você é o nicho do seu negócio.
Funciona assim: Ponto A -> Ponto B.
O modelo te ensina a conduzir as pessoas de um ponto para o outro, a partir da sua experiência (seus conhecimentos e habilidades).
Então, aqui está o que você vai descobrir hoje:
- O que é o modelo One Person Business
- Como criar um plano de ação a partir do seu cenário desejado (futuro ideal)
- Como trabalhar menos, ganhar mais e aproveitar a vida
- Como fazer de você mesmo o seu nicho
- Como criar sua marca pessoal
- Como contar a sua história
[minicurso gratuito em texto]
Construa um Negócio Digital em 3 Etapas
Aprenda as 3 etapas simples e estruture o seu negócio digital enxuto e lucrativo em até 30 dias.
Para que você compreenda melhor o modelo, quero também te mostrar o meu plano. Plano esse que estou executando para criar e alimentar um negócio digital enxuto e lucrativo.
Neste plano, vou detalhar exatamente o que eu estou fazendo no meu negócio online, onde eu sou o nicho. Sem essas promessas mirabolantes, sem precisar criar toneladas de conteúdos, nada disso.
Essa é a essência do One Person Business: ensinar conforme a própria experiência.
Por isso, você vai aprender comigo exatamente o que estou fazendo na prática.
Assim, você poderá tirar proveito disso e criar o seu plano de One Person Business também.
Importante: Reserve um tempo para ler também esses conteúdos:
- Qual é a estrutura de um Negócio Digital Enxuto e Lucrativo – Modelo One Person Business
- Qual a melhor forma de começar um negócio na internet
- Como gerar valor na internet criando conteúdos com base em interesses próprios
Sem mais delongas, vamos lá!
(assista também o vídeo que gravei sobre One Person Business)
One Person Business: o que é, e como funciona?
O One Person Business é um modelo que coloca você como o nicho do seu negócio.
Você precisa transformar seus conhecimentos e habilidades em uma solução prática e autêntica, que ensine outras pessoas a saírem de onde elas estão (Ponto A) e chegarem até o cenário desejado (Ponto B).
Essa solução não precisa necessariamente ser um produto digital (infoproduto), pois, você pode também começar o negócio com a prestação de serviços, ganhar a confiança das pessoas e, então, depois de ter uma audiência você começa a migrar para os produtos (se quiser).
Esse modelo é defendido em alguns livros, mas tornou-se ainda mais conhecido através do youtuber Dan Koe.
Como Criar um One Person Business de Sucesso
- Implementação do conceito “você é o nicho”: O negócio individual gira em torno de você. Sua experiência, conhecimentos e habilidades se transformam em conteúdos e soluções.
- Criação de um produto lucrativo (ou serviço): Você precisará de um produto ou um serviço para oferecer, que ajude as pessoas a resolverem um problema específico.
- Criação de conteúdo de valor: O conteúdo é o motor do seu negócio, ele será responsável por gerar valor para as pessoas, aumentando o nível de consciência sobre um determinado problema e conduzindo-as até a sua solução.
- Newsletter + captura de leads: Uma newsletter é a forma de você manter-se em contato com sua audiência, compartilhando conteúdos valiosos e maximizando suas vendas.
- Automação: O One Person Business é um modelo de negócios pensado para ser inteligente, portanto, você precisa fazer uso de automações em operações que não carecem que você se envolva continuamente.
- Esteira de produtos: Uma esteira de produtos quebra a barreira de entrada de clientes, com produtos menores e mais baratos, fazendo-os avançarem até seus produtos mais caros.
- Análise de resultados: Você precisa focar em algumas métricas para mensurar se o seu negócio está funcionando, bem como fazer testes e aperfeiçoar os processos.
- Escala: Você pode crescer sem deixar de ser enxuto, com uma pequena equipe de freelancers que poderão cuidar de demandas específicas. Assim, você terá mais tempo para focar em entregar suas soluções, produzir seus conteúdos e criar novos produtos.
- Branding: Quando chegar o momento, você poderá investir em estratégias de conteúdo para tornar você, e o seu negócio, mais conhecidos.
- Retenção e Personalização: Com estratégias para fidelizar o seu cliente, fazendo avançar em sua esteira de produtos, você consegue vender mais vezes para a mesma pessoa.
Vamos falar um pouco sobre essas etapas hoje aqui.
Porém, se você quiser se aprofundar ainda mais, recomendo que leia este outro conteúdo que produzi sobre os 10 passos para criar o seu Negócio Digital sozinho.
Um negócio de uma só pessoa
O método one person business (negócio de uma só pessoa, em português), defende que você é o nicho do seu negócio e que não precisa de grandes equipes para fazer dinheiro na internet.
Para começar, o que você precisa basicamente é:
- Ter um conhecimento ou habilidade que possa ser ensinado (não sabe? te ajudo a descobrir)
- Transformar isso em uma solução e em conteúdos (os conteúdos mostrarão que você entende do assunto)
- Ter um canal (blog, Instagram, Youtube, etc)
- Ter um funil de vendas enxuto dentro desse canal
- Conduzir o Lead ao fechamento/venda
É simples assim.
Claro que existem processos para implementar cada uma dessas etapas, mas isso não significa que não seja simples.
A Estrutura do One Person Business
As etapas acima (canal -> funil de vendas -> fechamento), que falam sobre a estrutura do negócio digital enxuto e lucrativo, você pode aprender detalhadamente nesse conteúdo aqui:
Além disso, você pode acelerar seus resultados se tiver um direcionamento correto e um acompanhamento de quem já está executando isso. É isso que eu te ofereço no meu programa A Tribo.
Para quem está começando, uma das coisas principais a se fazer é ter clareza de onde você está (Ponto A) e onde você quer chegar (Ponto B).
E para obter tal clareza você pode fazer um plano.
O Plano de One Person Business
Cenário desejado (futuro ideal – Ponto B)
O primeiro passo que todos deveriam dar para limpar um pouco do “ruído” mental, é a definição de um plano: definir o cenário desejado, tomar conhecimento do seu cenário atual e avaliar o que fazer para começar as mudanças.
Dessa forma, se você consegue fazer isso por si mesmo, conseguirá também ajudar outras pessoas. Caso contrário, não conseguirá.
No “One Person Business” é defendido justamente isso: as pessoas estão em um Ponto A e desejam chegar até o Ponto B, você é a ponte que conecta a pessoa de um ponto até o outro.
Como eu disse no começo desse conteúdo, trata-se de criar um negócio enxuto em torno de você.
Então, imagine o seu futuro ideal e pense no que você precisa fazer para chegar até lá.
Para fazer isso, comece com pequenas ações e não coloque a carroça na frente dos bois. Aqui está um exemplo (atualizado em 30/10/2024) de como eu estou fazendo isso.
O que estou fazendo no meu Negócio Digital Enxuto
- Tenho alguns produtos e serviços (meu foco principal está nos serviços), onde ajudo empreendedores usando o meu conhecimento e minha experiência de mais de 8 anos no digital.
- Estudei oferta, funil de vendas, criação de conteúdo com SEO e posicionamento.
- Com o EssentialStory (modelo que ajuda você a se posicionar usando storytelling, ensino isso aqui), criei um caminho claro para me posicionar colocando-me como o nicho do meu negócio (isso é defendido no OPB).
- Estou investindo meu tempo nesse blog aqui, e recomendo que você faça o mesmo: teste apenas 1 canal até que este esteja lhe dando retorno, depois vá para outros canais. Não caia nessa mentira do car#lho de ficar criando conteúdos em diversas plataformas diferentes, isso só vai sobrecarregar você. Além disso, o blog é uma excelente opção caso você não tenha muita grana para investir em anúncios (como no Instagram, por exemplo).
- Criei uma esteira de produtos (do mais barato ao mais caro). Uma esteira de produtos quebra a barreira de entrada de clientes, principalmente porque no começo as pessoas não lhe conhecem direito e, portanto, não confiam tanto em você. Fiz isso também para os meus serviços, onde tenho um serviço de entrada e depois o cliente terá a possibilidade de avançar para um serviço maior.
Então, esse é basicamente o meu plano. Resumidamente, é isso aí que eu estou fazendo.
Você pode aprender cada uma dessas etapas no meu Programa de One Person Business (A Tribo) (esse programa vai acelerar seus resultados, porque você terá o meu acompanhamento e direcionamento para rodar o seu negócio digital e começar a vender).
Modele outras pessoas
No seu plano, também leve em consideração pessoas a serem modeladas (eu disse modeladas e não copiadas). São pessoas em que você se inspira e obtém ideias. As minhas, deixarei aqui abaixo (pelo menos as que selecionei até o momento em que escrevo esse artigo):
- Jesus (O maior Mentor de todos os tempos)
- Myles Munroe (dispensa comentários, todos deveriam ler seus livros)
- Canal do Dan Koe (até então tem se mostrado bom)
- Livros sobre posicionamento, criação de conteúdo, branding e storytelling
(Seus “mentores” não precisam ser, necessariamente, pessoas. Um livro pode ser o seu mentor, um ensinamento, etc)
Aliás, tem um livro chamado “roube como um artista”, muito bom porém extremamente mal interpretado. As pessoas leem e saem copiando os outros na cara dura. Não é isso que o livro ensina, caramba.
Então, faça o seu plano, pense nos cenários e decida quais são os seus mentores.
A princípio, todas as semanas eu estarei produzindo novos conteúdos aqui nesse blog e também no meu canal do Youtube. Se você quiser aprender comigo, me sentirei muito honrado.
Agora, vamos entender melhor sobre o negócio de uma só pessoa (One Person Business – OPB), que te permite trabalhar de forma inteligente e faturar mais.
[minicurso gratuito em texto]
Construa um Negócio Digital em 3 Etapas
Aprenda as 3 etapas simples e estruture o seu negócio digital enxuto e lucrativo em até 30 dias.
Trabalhe menos e ganhe mais – negócio de uma só pessoa (OPB)
O One Person Business é um modelo de negócios que defende o trabalho inteligente. Não sou eu que estou inventando isso, está nas próprias citações do Dan Koe, o cara que propagou esse modelo. Assista esse vídeo aqui que eu lhe provo isso.
As pessoas trabalham demais (duro) acreditando que isso trará a elas uma vida melhor. Resultado: não dá certo.
Por outro lado, outras pessoas querem um atalho, elas querem trabalhar pouco, ganhar muito e querem que isso aconteça de forma rápida para então nunca mais trabalharem na vida. Resultado: também não dá certo.
Duas dicas valiosas para você não se perder:
- Toda vez que alguém lhe disser para fazer algo, onde esse “algo” possa significar “muito esforço”, desconfie.
- Toda vez que alguém lhe prometer atalhos, dizendo que você vai fazer dinheiro “rápido e fácil”, também desconfie.
Qual é, então, a solução ideal?
Trabalhar de forma inteligente
Trabalhar menos (de forma inteligente) > ganhar mais > aproveitar a vida
Essas coisas acontecem simultaneamente, ou seja, devemos esquecer a ideia de que é necessário uma “vida de muito esforço” trabalhando duro, para um dia poder aproveitar essa vida (a famosa aposentadoria).
Na verdade, se você não compreender isso logo, será esmagado ou nunca terá relevância no mercado.
Veja, as inteligências artificiais estão cada vez roubando mais a cena. Pessoas sem experiência nenhuma, agora criam produtos em minutos e começam a vendê-los.
Não estou dizendo para você fazer isso, mas estou dizendo que isso já é uma realidade e você deveria ficar de olhos abertos. Esse é o momento para você começar o seu negócio digital enxuto e lucrativo do jeito certo.
Amanhã pode – definitivamente – ser tarde demais.
Mas, hoje você pode acelerar a criação do seu negócio com o direcionamento certo.
“Trabalhar menos”, portanto, significa trabalhar de forma inteligente. Na verdade, se você está produzindo conteúdo sobre assuntos do seu interesse, isso por si só já torna o seu trabalho mais leve.
O que é um “assunto do seu interesse”? Que tenha relação com seu conhecimento e suas habilidades. Que você goste de falar e, principalmente, que vá resolver um problema da sua audiência.
“Ganhar mais”, é possível devido ao fato de estarmos na internet e existir estratégias inteligentes para você vender mais. Quanto mais vendas, maior o ganho, simples assim.
Sua solução -> Funil de vendas enxuto -> Vendas.
“Aproveitar a vida”, é sobre você gostar do que faz e desfrutar do processo, ao contrário de acreditar que a vida precisa ser sofrida, que precisa ralar, para então um dia aproveitar a vida – talvez, esse dia não chegue ou então seja tarde demais.
É como ensinar para o seu “eu” do passado
Uma das formas de encarar esse processo de ser o seu próprio nicho, é pensar que quando você estiver trabalhando, estará fazendo isso para você mesmo. Ou seja:
- Construa para você mesmo
- Escreva para você mesmo
- Venda para você mesmo
Como isso funciona?
Existem milhares de pessoas precisando do conhecimento que você carrega. Suas habilidades e seus conhecimentos conduzirão essas pessoas até um Ponto B, onde você já está.
Portanto, se essas pessoas estão em um Ponto A, precisando chegar até o Ponto B, elas pagarão para obterem ajuda e chegarem até seus objetivos.
O nicho mais lucrativo é você.
- Entenda mais sobre você (suas habilidades e conhecimentos)
- Transforme isso em uma solução digital (produto ou serviço)
- Tenha clareza sobre o seu público (quais são os problemas que eles enfrentam baseado no que você pode oferecer?)
- Escolha um canal
- Produza conteúdo para atrair as pessoas deste canal até você
- Tenha um funil de vendas enxuto (processo que conduzirá as pessoas do seu conteúdo até a venda)
- Oferte e venda (fechamento)
Não fale sobre qualquer assunto
Cuidado com assuntos aleatórios. Eu recomendo que o assunto dos seus conteúdos seja sempre direcionado para o que você ensina.
Eu já vi pessoas falando sobre o One Person Business, defendendo que você poderia falar sobre vários assuntos diferentes, e não é assim.
Busque sempre resolver os problemas que seu público-alvo possui, baseado nos problemas que você já enfrentou um dia.
O canal “Abraham” no Youtube menciona muito o “One Person Business” do Dan Koe, e as pessoas que acompanham o canal do Abraham já sabem que ele faz vídeos documentários de assuntos diferentes.
Porém, elas também sabem que ele vende um curso de edição de vídeo. Portanto, nesse caso, assuntos diferentes não interferem na estratégia, visto que ele produz vídeos e vende edição de vídeo.
Mas, isso não significa que o mesmo se aplique para você.
Fale sobre seus interesses, desde que se conectem com a sua solução
Se você vende um curso sobre Programação em PHP, por exemplo, você não vai produzir conteúdos sobre emagrecimento. Beleza?
Espero que isso tenha ficado claro.
Você pode falar sobre assuntos diferentes desde que eles se conectem com o seu público-alvo e com a sua solução. O “você é o nicho”, portanto, diz respeito a você falar sobre problemas que já enfrentou, resolveu e, então, agora pode ensinar a solução para outras pessoas parecidas com você.
Seus conteúdos agregam valor quando resolvem os problemas das pessoas. Problemas esses que, você já resolveu em sua vida.
Uma visão geral sobre “você é o nicho”
Imagine um gráfico, onde na primeira extremidade (início) é o cenário atual de uma pessoa, e na última extremidade (fim) é o cenário desejado (futuro ideal).
Próximo a esse fim, o cenário ideal, está você, a pessoa que trilhou um caminho até ali, adquiriu conhecimento e experiência, então resolveu ensinar isso através de conteúdos valiosos na internet.
Veja como isso funciona:
- Seu cliente está no início do gráfico (cenário atual).
- Esse gráfico tem altos e baixos (isso é a aquisição de experiência e habilidades)
- Você está mais acima, no fim do gráfico.
- A última e mais alta ponta do gráfico é o cenário ideal a ser alcançado.
Sua marca é você mesmo (todo o conhecimento e bagagem que você carrega).
O zoom faz você não enxergar o todo
Você precisa “diminuir o zoom” que foi implantado em sua mente por aqueles que lhe fizeram acreditar na segmentação ou ultra segmentação de nicho.
Tem muito “curso” digital, por exemplo, onde ensinam que você deve escolher nichos mais lucrativos, como “dinheiro/finanças”, “emagrecimento”, etc. Outros nichos nunca serão mais lucrativos do que você mesmo, pois você é único e pode construir uma audiência em torno de você.
Além disso, você só obterá significado e realização de verdade quando estiver criando um negócio autêntico, que lhe represente verdadeiramente e ajude outras pessoas.
Porém, isso você não vai conseguir alcançar se ficar procurando por “nichos lucrativos” ou se afiliando a “produtos quentes”. Saia fora dessa merda e aprenda a empreender de verdade.
Conduza outras pessoas a chegarem onde você já chegou
Vamos voltar ao exemplo do gráfico:
O gráfico anteriormente exemplificado nunca será perfeito, se fosse, seria apenas uma reta, seria como um atalho (e nós não acreditamos nisso, beleza?). Sabemos que atalhos não existem.
Por outro lado, os “gurus” querem dificultar o seu gráfico, dizendo que para você chegar no cenário desejado – e ajudar outras pessoas a chegarem lá – é preciso implementar diversas estratégias complexas e chatas, como por exemplo criar conteúdo todo dia.
Bobagem, esse seria um gráfico rabiscado e cheio de círculos.
Então, quando você se der conta de que está andando em círculo verá que não obteve avanço nenhum.
Portanto, o “gráfico” da sua jornada terá sim altos e baixos, pois é a sua experiência que está sendo passada para outras pessoas e, nós não acertamos tudo na vida na primeira tentativa. É um gráfico de erros e acertos.
Desde que escrevi esse conteúdo aqui pela primeira vez, eu já errei várias vezes. Porém, continuo persistindo, corrigindo algo aqui, algo ali, e vendendo minhas soluções.
Por isso eu sempre retorno aqui para atualizar você sobre as estratégias que estão funcionando.
Você não vai acertar de primeira e seu também não. Por isso contar com a ajuda de quem já está praticando é a melhor forma de obter melhores resultados.
Contudo, você precisa começar a fazer para ficar bom nisso o quanto antes. Sua experiência o levará a evoluir cada vez mais. Esse é o caminho. Esse é o One Person Business.
Ensine com base em sua experiência
Aqui, você não estará enrolando ninguém com estratégias mirabolantes, complexas e sem sentido.
Você também não estará fazendo o esforço burro de criar diversos conteúdos, postar em diferentes plataformas para não colher resultados como poderia.
Aqui, você está mostrando para essas pessoas o que você aplicou e deu certo, ou seja, como exatamente você fez para obter um resultado específico, direto ao ponto e sem complexidade.
É assim que você cria a sua própria marca a partir dos seus próprios interesses e da bagagem que você carrega. É assim que você constrói o seu próprio nicho.
Como se recriar como marca
1) Mapeie o seu futuro ideal (um cenário ideal que você deseja alcançar).
Como a sua história vai terminar? Como você quer que ela termine? Sua história é o que separa uma marca, de uma marca pessoal, pois na marca pessoal a história é única, individual, é o seu nicho. Esse futuro ideal é também chamado de visão de vida.
2) Faça uma imitação inteligente (modelagem).
“Se você pegar para si um trecho de algum escritor, isso será considerado plágio. Mas, se você reunir vários trechos de vários escritores, isso será considerado pesquisa.” (Wilson Mizner)
Isso é criatividade, pegar uma ideia de outras pessoas, desconstruí-la em diversas partes, depois reconstruí-la novamente colocando a sua identidade nelas.
Você pode estar pensando: “mas certa ideia é minha, eu que pensei nisso”. Na verdade isso não existe, você não tem ideias sozinho.
Uma ideia que surge em sua mente é fruto de informações que você já adquiriu ao longo do tempo, exemplo: filmes que você assistiu, pessoas que você conversou, livros que você leu, etc.
Passo a passo para modelar outras pessoas
Aqui está o que você precisa fazer:
- Anote todos os livros que mais impactaram você
- Anote todos os autores, criadores, ou figuras públicas cujo estilo você admira
- Mergulhe no trabalho deles para condicionar a sua mente a pensar no mesmo estilo que eles
- Anote o tom de voz de cada uma dessas pessoas, anote os pontos que as tornam diferentes
- Pesquise sobre as soluções que essas pessoas trabalham (produtos e serviços), e todos os detalhes sobre como elas geram renda
Resumindo: crie uma tribo de mentores e consuma exclusivamente o seu conteúdo.
Recomendo a leitura do livro “Roube como um artista”, do autor Austin Kleon.
Não fique se comparando
Você não precisará copiar essas pessoas diretamente, quando você estiver imersivamente concentrado no conteúdo dessas pessoas, seu subconsciente gerará para você ideias originais inspiradas no que você consumiu.
É assim que surgem as ideias. Essa é a melhor dica para pessoas que acreditam terem “bloqueios criativos” ou “falta de ideias”.
Também não fique se comparando, nem analisando concorrência. Esse é um grande erro, pois faz você querer imitá-los, automaticamente colocando você sempre atrás deles.
Concentre-se em você e dê o seu melhor. Você é o nicho.
3) Gere conteúdo para o “manual da sua marca”
Cada história tem um objetivo ou caminho final.
Então, no caminho para esse objetivo final existe uma série de altos e baixos, erros, acertos, aprendizados, etc (lembre do gráfico que falei anteriormente).
Documente tudo isso e você estará alimentando o “manual” da sua marca.
Marca pessoal – One Person Business
Você pode estar se perguntando: Por que tudo isso é importante?
É importante para você saber onde está indo, o que você está fazendo (e o que precisa fazer), saber onde está acertando e onde está errando, se conhecer melhor e conseguir extrair soluções que melhor lhe representem, pois isso é o que irá ajudar outras pessoas de verdade e colocar dinheiro no seu bolso.
Então, é assim que você escreve o “manual da sua marca pessoal”:
- Determine que o seu cenário ideal no futuro será o objetivo final da história.
- Faça anotações sobre o seu passado, algum momento servirá para ser o início da história
- Escreva um esboço do manual, determine os capítulos necessários para que o objetivo final seja alcançado (metas).
- Descreva os pontos principais para cada um desses capítulos (pequenas tarefas para cada meta)
- (Atualizado) Tenha um diário para registrar o que acontece no seu dia a dia, bem como registrar o que você está fazendo no seu negócio
4) Escreva a sua história
Sua história é o que lhe torna único e identificável. As histórias dão esperança para as pessoas, e confortam-as.
Elas transmitem a ideia de que é possível superar algum ponto baixo da vida, e além disso, que elas podem seguir em frente e transformar isso em um ponto alto.
É por isso que no marketing digital muito se fala sobre “storytelling”. Se você aprender a conduzir a sua comunicação de forma que se pareça com uma história, mesmo sendo a sua história, as pessoas tendem a engajar muito mais.
Além disso, o processo de escrever a sua história dará a você uma visão multidimensional sobre o assunto que você está falando.
Se você reparar, esse conteúdo aqui foi criado contando para você a minha história. É um registro do que eu mesmo estou fazendo.
Documente tudo o que você está aprendendo
O que estou dizendo aqui é para você documentar tudo o que aprendeu e ensinar outras pessoas.
Simples.
Eu uso o Notion para anotar quase todas as coisas que acontecem na minha vida, tanto pessoal como profissional. Também utilizo para me organizar, planejar meus conteúdos, produtos e demais projetos.
Essa ferramenta é gratuita e ajuda bastante.
Você poderá se sentir perdido as vezes
Mesmo atuando no mercado digital desde 2016, prestando serviços para outras empresas, quando eu precisei criar a minha própria solução digital fiquei perdido e confuso.
Era como se eu não soubesse muito bem para onde estava indo. Como resultado, isso me fez duvidar de mim mesmo.
Então, tentei me encaixar em diferentes modelos e fórmulas defendidos pelos “gurus” mercado a fora.
Porém, lá estava eu, cada vez mais perdido e desmotivado. Até que, resolvi buscar me conhecer melhor e procurar por direcionamento. Foi aí que as coisas começaram a mudar.
Autoconhecimento + direcionamento
Então, chegou o dia em que eu busquei por direcionamento e também procurei me conhecer melhor. Através de muita oração e conversas com a minha esposa, pude compreender melhor minhas habilidades e conhecimentos para criar um produto digital que me represente.
Comprei uma mentoria, que fiz serviu para me mostrar o que eu já sabia: que o Instagram não é o melhor canal para você começar o seu negócio digital “one person business”, principalmente se você não tem muita grana para investir em anúncios.
Então eu voltei para cá, neste blog, e comecei a construir o meu negócio validando uma esteira de produtos, iscas digitais e criando conteúdo para atrair pessoas interessadas (o famoso público qualificado).
E cá entre nós: público que lê conteúdos completos como esse, é muito mais qualificado do que pessoas que estão meramente rolando o feed do Instagram.
Assim, eu encontrei o caminho para criar o meu negócio, ao mesmo tempo em que ensino e ajudo outras pessoas usando os conhecimentos e habilidades que eu possuo.
Não esqueça de vender!
Mas, não me entenda mal. O conteúdo aqui é gratuito e vai te ajudar, porque eu te entrego o que estou fazendo através dele.
Porém, isso é um negócio. Eu quero vender e vou lhe vender em algum momento.
E o que eu te ensino é a fazer exatamente o mesmo. Você terá um negócio digital enxuto e lucrativo que gera valor com conteúdos, mas que também precisa vender.
Então, cabe a você estar pronto para comprar agora, ou depois. Mas se você aprender comigo aqui e se tornar um leitor frequente, uma hora ou outra verá que é bem mais fácil comprar uma solução minha do que ficar batendo cabeça sozinho.
Eu jogo limpo e aqui não tem enrolação.
Por isso eu te ensino a fazer no seu negócio: produzir conteúdo de valor sem deixar de vender.
Em outras palavras, o conteúdo é um meio (o motor do negócio), e a venda com retenção de clientes é o fim.
Percebeu o que eu acabei de fazer?
Eu te contei uma história – a minha história.
Comece a escrever a sua história e conte para as pessoas. Histórias vendem.
Cuidado para não ficar focado demais
5) Em caso de dúvidas, diminua o zoom
- Dê um zoom naquilo que é importante.
- Diminua o zoom do resto todo.
A solução para a sua luta está na perspectiva. Se o caminho que você estiver trilhando for difícil, então tudo o que você for fazer será difícil.
É por isso que detesto crenças do tipo “você precisa criar muito conteúdo, e precisa criar todos os dias”. Caralho, isso já está estampando um caminho difícil. Um caminho de esforço.
Outra coisa é esse negócio de “ser um especialista”, de precisar “ter um público segmentado”.
Isso é extremamente difícil e você não precisa seguir essa linha, porque a verdade é que ninguém quer se colocar em uma caixa com um rótulo.
As pessoas que arrumam um emprego, por exemplo, e seguem nesse emprego pelo resto de suas vidas, com o tempo convencem a si mesmas de que escolheram o caminho certo.
Mas no fundo, lá no íntimo delas, ainda desejariam ter feito algo diferente.
Elas ainda possuem sonhos que talvez nunca sejam realizados, porque preferiram o caminho mais fácil, cobrindo-se com um rótulo.
Quando você segue as crenças desses “gurus” ou pseudoespecialistas aqui da internet, você está é trocando sua identidade por um rótulo.
Fuja dos rótulos
No One Person Business, você volta para a sua identidade. Você olha para dentro de você e busca se conhecer melhor, busca criar um negócio digital que lhe represente, usando seus conhecimentos e habilidades.
Você não precisa de rótulos, você só precisa ser você.
Esqueça o conceito tradicional de nicho. Você não tem que escolher um segmento de mercado para atuar, nem procurar nichos lucrativos, trabalhando com coisas que você não quer trabalhar e precisando desenvolver habilidades que você não quer utilizar, nada disso.
Você é o nicho.
Crie o seu próprio nicho.
E para que você possa compreender melhor sobre a importância de você criar o seu próprio nicho, sendo você mesmo o seu segmento, quero falar um pouco sobre o “Petróleo” do momento.
[minicurso gratuito em texto]
Construa um Negócio Digital em 3 Etapas
Aprenda as 3 etapas simples e estruture o seu negócio digital enxuto e lucrativo em até 30 dias.
O Novo Petróleo
Faz algum tempo que o mercado, principalmente o digital, direciona suas estratégias para capturar o novo petróleo, a atenção das pessoas.
Diversos segmentos disputam pela atenção das pessoas: criadores de conteúdo, empresas que anunciam na internet, streamings (netflix, prime, etc), canais de televisão (novelas, telejornais, etc), filmes, séries, etc. Por toda parte tem alguma empresa disputando a nossa atenção.
E nessa disputa pela atenção, existe algo que pode afastar as pessoas: o excesso de informação.
É nesse momento que deve ser enfatizado a importância do direcionamento e da clareza. Vale muito mais a pena você pagar para ter esse direcionamento e obter essa clareza, do que ficar surfando em um mercado rodeado de informação, que deseja sugar você a todo momento.
Se você tentar surfar sozinho, vai cair da prancha.
A autenticidade vai te conectar com pessoas parecidas
Dito isso, outra coisa que torna-se ainda mais importante é você ter um negócio autêntico, um negócio digital enxuto e lucrativo onde você é o nicho.
Porque assim, as pessoas confiarão em você, e então, elas lhe darão o novo petróleo sem você precisar fazer esforço. Elas lhe darão a atenção delas.
Se você deseja:
- Vender todos os dias com um negócio digital enxuto
- Ter mais liberdade para desfrutar com a sua família
- Trabalhar de forma inteligente no digital, sem esforço
- Viver 100% da internet transformando a vida de outras pessoas
Então aprenda a criar um negócio digital onde você é o nicho (one person business).
(Atualizando: não vejo uma forma melhor de obter a atenção das pessoas do que com histórias envolventes. Você pode fazer isso ao se conhecer melhor e usar ganchos pessoais para atrair a atenção das pessoas. Um conteúdo envolvente é o que você também aprenderá dentro do programa A Tribo).
Até aqui você já compreendeu como funciona o One Person Business, onde você se posiciona como sendo o próprio nicho. E você entendeu também que, ao fazer isso, você vai estar explorando esse novo mercado, o novo óleo, conquistando a atenção de uma audiência, a sua tribo.
Então, agora, quero compartilhar com você um pouco mais da minha história, com o objetivo de lhe inspirar a começar também a escrever a sua. Bora lá.
A Minha História
Bom, tudo começou quando ainda criança, comecei a me interessar por jogos de computadores.
Sou da época do Call Of Duty 1 e 2, e do GTA San Andreas (eu sei, estou ficando velho).
Outros gostos e interesses que sempre tive, desde criança, eram: brincadeiras ao ar livre, pescar, plantar, brincar de empreender, etc.
Então, adentrando cada vez mais no mundo dos jogos e dos computadores, fiz alguns cursos de informática e resolvi, depois de me formar no ensino médio, estudar isso mais a fundo.
O velho sistema funcionando mais uma vez – vai para escola, vai para faculdade, etc – e dessa vez o “produto” da linha de montagem era eu.
A Faculdade
Fui para a faculdade e para o curso técnico, ambos na área da informática. Aprendi manutenção de computadores, aprendi a programar, etc.
No início, lembro que minhas primeiras pesquisas eram sobre plano de carreira, visando descobrir “o que eu queria ser no futuro”. Claro, eu havia parcialmente escolhido uma área para seguir, então meu olhar agora estava na questão financeira.
Ambicioso desde sempre, eu queria me tornar um “gerente de sistemas”. Segundo o site “Glassdoor”, o salário de um gerente de sistemas em 2023, ano em que estou escrevendo esse documento, varia entre R$15.000,00 a R$60.000,00. Nada mal para um menino que gostava de jogar GTA San Andreas e Call Of Duty.
Exceto se… aquela sensação surgisse:
A sensação de que alguma coisa estava faltando.
Formei no curso técnico mas não concluí a faculdade. Comecei a achar tudo aquilo uma grande perda de tempo – e dinheiro. Foi então que quando eu estava trabalhando em uma empresa de hospedagem de sites em Porto Alegre, resolvi começar a pesquisar sobre um tal de “marketing digital”.
O Marketing Digital
Me aventurando no marketing digital, surgiu com mais intensidade ainda a vontade de empreender (parte daquela sensação de que algo estava faltando).
Foi então que resolvi deixar o meu trabalho atual, para começar a “trabalhar por conta própria”. Ou empreender. Ou como você quiser chamar.
O ano era 2016. Meus planos haviam mudado, ser um “gerente de sistemas” não fazia mais parte deles. Eu agora queria ter a minha própria agência de marketing.
Comecei, então, a buscar formas de conseguir clientes e oferecer serviços para eles, como, por exemplo, criação de sites, criação de conteúdos, gestão de redes sociais, etc. Apareceram alguns clientes, uns ficavam e outros iam embora.
(tenho clientes que estão desde 2016 até hoje comigo)
Nos anos seguintes eu fui aprendendo novas habilidades e aperfeiçoando os serviços que eu oferecia.
Além dos clientes mensais, eu também vendia muitos serviços pontuais, como criação de logotipos e sites, serviços esses que embora não fossem recorrentes, geravam um bom retorno.
O tempo passou, eu segui fazendo as mesmas coisas ano após ano, mas nunca consegui ter uma agência de verdade. Era a “eugência”, apenas eu ali trabalhando todos os dias fazendo as mesmas coisas.
As mesmas coisas chatas, para ser sincero.
Os produtos digitais
Chegou então o momento de mergulhar na onda dos produtos digitais, que na era da informação são chamados de “produtos que transmitem conhecimento”, ou infoprodutos.
O que eu realmente desejava era ter mais significado com o meu trabalho. Me sentir mais realizado. E isso não tinha a ver com grana.
Comprei cursos, assisti diversos vídeos no Youtube, li artigos, estudei muita coisa. Inclusive, caí no papo de alguns “gurus”. Mas, de novo, a sensação apareceu.
Eu investi dinheiro em anúncios, gravei aulas e até a minha esposa gravou junto comigo, eu escrevi alguns e-books, etc. Resumindo: busquei de alguma forma entrar para esse mercado digital com um produto, mas nada deu certo.
Ainda faltava alguma coisa, eu não me sentia confortável – nem apto – para criar um produto digital e ser como esses gurus eram (mentirosos, muitas vezes).
Tempos depois descobri que eu tive a tal da síndrome do impostor. No fundo, eu sabia o que estava faltando…
…não era eu!
Aproximação com Deus
O ano era 2020, eu tinha 25 anos.
Me aproximar de Deus foi a melhor coisa que já fiz na minha vida. Isso me trouxe grandes aprendizados, e trouxe também para a minha esposa Patrícia.
Inclusive, eu e minha esposa nos conhecemos por causa dessa aproximação com Deus.
Realinhar a minha vida diante de Deus, me permitiu obter uma nova visão sobre a vida, comecei a compreender questões sobre a vida que nunca antes eu havia entendido, e nem sequer tinha interesse em entender.
Além disso, pude compreender mais sobre O Reino de Deus, e o quão presente O Reino de Deus está em nossas vidas, e está também naquilo que somos verdadeiramente.
(sobre assuntos cristãos, se você tiver interesse, eu e minha esposa temos um blog onde falamos apenas sobre isso, acesse-o aqui).
Todos nós carregamos uma mensagem única
Compreender sobre O Reino de Deus me levou a compreender sobre o objetivo que todos nós temos na vida, uma missão que cada um de nós carrega, eu chamo isso de visão de vida.
Atrelada a essa missão está uma mensagem única que cada um de nós carrega. Uma mensagem que combina suas crenças, valores e princípios. As suas bandeiras.
Eu te ajudo a descobrir essa mensagem criando um produto digital que lhe represente, com seus conhecimentos e habilidades, no meu minicurso de 7 dias: O Mensageiro.
E isso faz todo o sentido quando nós pensamos no One person Business, porque esse modelo de negócios onde você é o nicho abre espaço para que a sua mensagem seja transmitida adiante.
- Você faz dinheiro alcançando também significado
Multiplique os seus talentos
Outro ponto que aprendi foi sobre a multiplicação de talentos (Leia Mateus 25:14-30). Aprendendo sobre isso comecei a compreender que todo o conhecimento acumulado nesses anos não foi por acaso, não foi em vão, embora até aquele momento não tivesse sido aplicado corretamente.
O conhecimento que carregamos são recursos, os famosos “talentos” abordados na parábola Bíblica. E todo recurso que é confiado a nós, precisa ser multiplicado.
Parecia que todas as coisas – finalmente – estavam fazendo sentido em minha vida.
A única coisa que ainda estava faltando era encontrar uma forma de “juntar” essa aproximação com Deus, e todos os aprendizados decorrentes dela, com o meu trabalho no marketing digital.
O meu trabalho prestando serviços para outras empresas estava cada vez mais estressante, esse não era eu. Isso não refletia a minha verdadeira natureza e, foi justamente quando escutei Deus me dizendo essa palavra: “natureza”, que a ficha começou a cair.
O que, então, ainda estava faltando? Conto a seguir.
Posicionamento
O meu trabalho não refletia quem eu verdadeiramente era.
Vou te falar algo que você vê muito “coach” falando, portanto você deve pensar que é bobagem (mas não é):
- Autoconhecimento é a chave para você crescer como pessoa e também profissionalmente
Prestar serviços de marketing digital para empresas não representa o Gustavo. Isso foi, por alguns anos, o que gerou renda para mim, mas esse não sou eu.
A era da informação se foi, agora vivemos a era da informação com inteligência artificial. Tudo a partir de agora vai ser impactado pela inteligência artificial.
Se na era da informação, o diferencial era você compartilhar conhecimento, disseminar a informação e monetizar isso, qual o diferencial na era da inteligência artificial?
O diferencial é o fator humano.
Pessoas compram de pessoas
Quando tudo está se tornando artificial, ser mais “humano” é o que faz a diferença.
Não estou dizendo que você não deva utilizar inteligências artificiais como ferramentas no seu trabalho.
Só estou dizendo que a tendência agora é tudo se tornar mais robótico. Por isso, nunca fez tanto sentido você ter um negócio digital enxuto e autêntico (O One Person Business prega isso).
Finalmente, eu me encontrei. Ser “humano” significa colocar a sua verdadeira natureza naquilo que você estiver fazendo.
Se eu fosse definir resumidamente o que significa “posicionamento”, eu diria: seja você.
A “brecha” é ser você
Para se posicionar na internet você precisa ser você. É preciso refletir a sua verdadeira natureza naquilo que você está fazendo. Sem antes fazer isso, você não conseguirá avançar e obter uma verdadeira satisfação e realização em seu trabalho.
Al Ries e Jack Trout em seu livro “Posicionamento” falam sobre encontrar uma brecha na mente das pessoas. Cara, em um mercado já estagnado onde todo mundo já está fazendo de tudo, como você vai encontrar tal brecha?
Eu lhe digo como:
Sendo você mesmo.
Não existe concorrência quando você é você. Ninguém mais pode ser igual a você, só existe você.
Eu falhei em me conhecer
Eu acreditava que estava no caminho certo com a “agência de marketing”. Porém, acontece que se você não está criando um negócio digital enxuto e lucrativo, que lhe represente verdadeiramente, chegará um dia em que a velha sensação de estar faltando alguma coisa surgirá, sem pedir licença.
Dessa forma, nunca “me encontrei” dentro do marketing digital porque não estava ensinando as minhas habilidades e conhecimentos para outras pessoas.
Faltava para mim aprender a sintetizar meus conhecimentos e descobrir uma forma de conduzir as pessoas do Ponto A (onde elas estão) até o Ponto B (onde elas desejam chegar).
Faltava eu começar a criar a minha própria…
Tribo
É engraçado, muitas pessoas querem começar a criar sua “audiência” na internet sem nem se conhecerem direito.
O que eu mais gosto do One Person Business é isso: você é o nicho porque precisa começar primeiro a se conhecer, para depois pensar em criar uma audiência.
Sua tribo virá quando você aprender a resolver os seus problemas.
Foi assim que surgiu A Tribo, um programa onde eu te ajudo a transformar os seus conhecimentos e habilidades em um negócio digital enxuto e lucrativo, e o melhor: do seu jeito!
Eu chamo esse programa de “híbrido”, porque não quero entrar nesse limbo que se instalou dentro do marketing digital: cursos, mentorias, consultorias, low ticket, high ticket, etc.
Palhaçada. Muito ruído.
Resumidamente, o que eu fiz foi:
- Me conhecer melhor
- Conhecer o meu público-alvo (a partir das minhas próprias dores – eu sou o nicho)
- Começar a criar um negócio digital enxuto (one person business)
Quando você é o nicho, você constrói sua própria Tribo
Dentro da Tribo você vai aprender a fazer exatamente isso também.
Na Tribo você não precisará mais ficar frustrado, perdendo tempo e dinheiro com estratégias mirabolantes que não funcionam.
Além disso estamos criando uma comunidade engajada lá dentro, com pessoas que desejam viver da internet com mais liberdade de tempo e liberdade financeira.
Nesse programa, eu te ajudo a resolver os problemas que um dia me afetaram muito, e que talvez estejam afetando você também, agora você já sabe porque conhece um pouco da minha história.
Você vai aprender a posicionar o seu negócio digital de forma simples, e encontrar um público qualificado da forma certa, público esse que comprará de você.
Eu estou muito feliz porque percebi o que talvez estivesse debaixo do meu nariz o tempo todo, mas eu não conseguia enxergar: que eu só precisava ser eu mesmo.
Estou feliz pois, já que estamos vivendo uma nova era, uma era robótica, eu sei que o fator diferencial é ser mais humano e não tem como você ser humano sem ser natural.
Sua verdadeira natureza precisará falar mais alto, caso contrário você será apenas parte de um mundo artificial.
Seja você e crie um negócio lucrativo
Poderíamos resumir o one person business em: tenha um negócio digital autêntico, onde você é você.
Em breve a prestação de serviços de marketing digital deixará de ser parte da minha rotina. Ainda preciso decidir o que farei com os clientes.
Mas fato é que estou mudando as coisas. Estou criando uma Tribo de Pessoas que vivem da internet sendo elas mesmas, trabalhando de forma inteligente e com mais liberdade.
- Sem o “peso” de precisarem ser especialistas,
- Sem as mentiras contadas por diversos “gurus” do digital
- Sem estratégias complexas
Os tempos mudaram, eu também mudei, e você pode mudar também.
No mundo atual não há mais espaço para a complexidade, para falsas promessas que rolam na internet, e toda essa “lábia” já não serve mais. Tudo o que temos hoje tornou-se robotizado demais.
As pessoas querem soluções simples, diretas e claras. Essas soluções precisam resolver um problema de forma rápida, sem enrolação e sem promessas mirabolantes.
As pessoas precisam sair do Ponto A e chegar até o Ponto B. Elas querem alguém que possa conduzi-las nesse caminho. E você pode, basta querer.
One Person Business Passo a Passo
Passo a passo para você ser o nicho do seu negócio com One Person Business:
- Se conheça melhor, explore seus conhecimentos e habilidades (te ajudo a fazer isso no O Mensageiro)
- Crie uma solução autêntica (produto ou serviço digital que lhe represente)
- Escolha um canal
- Produza conteúdos que resolvam problemas específicos das pessoas (baseado na solução que você oferece)
- Traga as pessoas até você com seus conteúdos (pagando ou organicamente)
- Conduza-as para entrar na sua esteira de produtos (do produto mais barato até o mais caro)
Obviamente que: sua solução precisa ser muito boa, pois isso fará as pessoas continuarem comprando de você.
E também, você precisa saber conduzir essas pessoas que, em um primeiro momento serão visitantes, a entrarem em sua esteira de produtos (tornando-se, agora, clientes seus). Por isso A Tribo é o programa indicado para você aprender tudo isso de forma rápida.
Faça algo valioso por você: leia esse conteúdo mais vezes e anote tudo o que você achar interessante.
Esqueça as estratégias que o mercado digital tenta enfiar dentro da sua cabeça. Aprenda a reduzir o zoom e enxergar o todo.
(diminua o zoom e também o ruído – excesso de informação)
Você é a sua marca
Seja você mesmo a sua própria marca. A sua marca é a sua história. Eu contei para você a minha história, então, qual é a sua? Escreva-a e conte-a.
Seu conteúdo é a sua experiência, e a solução que você vai criar é como um mapa, que ajuda as pessoas a chegarem onde você está com menos tentativas e erros.
Embora que, eu tenha tido muitas tentativas e erros (faculdade, trabalhar com informática, marketing digital e agência, etc), hoje, posso ajudar outras pessoas a terem um negócio digital sólido, enxuto e lucrativo sem erros e sem esforço burro.
Assim, você estará sendo humano em uma era artificial. Ao fazer isso, você estará sendo você mesmo e dizendo para o seu público: “isso deu certo para mim, talvez possa dar também para você.”
Então, se as pessoas estão fazendo as coisas de um jeito, você tem aí uma oportunidade de fazer diferente. Eles zig, você zag.
Isso é se posicionar, isso é ser você.
Chegou a hora de você começar
É libertador aprender tudo isso e poder deixar aqui registrado.
Essa foi a minha história, mas esse não é o fim. Esse é apenas o começo.
Por isso, quero convidar você leitor a começar também. Comece a escrever a sua história, comece a fazer a diferença no mundo, gere renda e blinde-se, proteja a sua família, impacte na vida de outras pessoas e construa a sua audiência através do seu conhecimento e suas habilidades.
Saiba que todos podem começar com o que já possuem. Todos podem começar exatamente agora.
Faça por você, por sua família, por um legado, por sua visão de vida.
Apenas faça.
Um forte abraço,
Gustavo Machado
- Adquira o Mensageiro hoje por apenas R$37,00 e aprenda a transformar o seu conhecimento e suas habilidades em um produto digital lucrativo.
- Se quiser dar um passo ainda maior, entre para A Tribo e construa o seu negócio digital enxuto e lucrativo com o modelo one person business.
Você ficou um tempão tentando se posiciosar, não conseguiu e agora se posicionou como alguém que ensina os outros que não precisa se posicionar. É isso? Cara eu to pesquisando sobre esse modelo OPB e usando o Dan Koe como exemplo, ele se posicionou como um especialista em foco e a partir dai começou a criar conteúdo e construiu uma audiencia. paralelo a isso ele prestava serviço para clientes individualmente enquanto estava no processo de migração para o OPB. Só depois ele começou a ensinar sobre como se tornar um OPB. Não foi? Eu acho que faz muito sentido o que ele diz:
1 – Identifique um problema que você mesmo tem
2 – Resolva esse problema
3 – venda a solução para pessoas que tem o mesmo problema que você tinha
Quero tentar fazer isso, estou no processo de escolher um problema pra resolver…
Cara meu whatsapp é 21970185122 , entra em contato se quiser, é sempre bom alguém pra trocar ideia sobre um assunto que pouca gente conhece.
Não fiquei um tempão tentando me posicionar. Fiquei um tempão tentando encaixar-me em um nicho/segmento. E é justamente esse o problema.
Você não precisa de um nicho. Você é o próprio nicho, isso é o que o Dan Koe defende no modelo OPB.
Os três pontos que você colocou acima estão corretos, porém você se confunde quando diz “estou no processo de escolher um problema para resolver…”. Aqui está o que você não compreendeu do modelo OPB:
Você é o nicho, portanto, em seu processo de crescimento em um negócio digital, por exemplo, você terá inúmeros desafios.
Resolva os SEUS problemas e compartilhe a solução.
Não fique tentando “encontrar problemas” porque esse é um pensamento de quem mira um nicho, e no modelo que defendo, você precisa ser um anti-nicho.
Confira meus outros posts aqui no blog que você entenderá mais sobre esse assunto.
Forte abraço e sucesso!