Hoje você compreenderá a importância da consultoria de marketing para micro e pequenas empresas, e entenderá tudo sobre esse assunto.
Vou abordar nesse conteúdo vários pontos que envolvem a consultoria de marketing, principalmente, no que diz respeito à fidelização de clientes e aumento das vendas.
Se a sua empresa precisa de uma consultoria de marketing personalizada, clique aqui e conheça a minha proposta. Ademais, fique comigo até o final desse conteúdo e saiba tudo sobre a consultoria de marketing para micro e pequenas empresas.
Consultoria de marketing para micro e pequenas empresas
Vamos começar compreendendo o que é consultoria de marketing para micro e pequenas empresas, pois, assim ficará mais fácil de você compreender a importância desse assunto.
A consultoria de marketing para micro e pequenas empresas é um serviço especializado que visa ajudar negócios de menor porte a melhorar sua presença no mercado, aumentar o alcance, fidelizar clientes e potencializar as vendas.
Esse tipo de consultoria é especialmente útil para empresas que enfrentam desafios comuns, como recursos limitados, falta de experiência em marketing e dificuldade em atrair e reter clientes.
A Consultoria e Seus Objetivos
No contexto das micro e pequenas empresas, a consultoria de marketing tem como objetivo central identificar estratégias de marketing personalizadas e de baixo custo que se ajustem às necessidades específicas de cada negócio.
Os consultores de marketing analisam o público-alvo, o mercado em que a empresa está inserida e as estratégias que estão sendo utilizadas, oferecendo um plano de ação viável para melhorar a atração de novos clientes bem como a fidelização dos clientes atuais.
Em resumo, o que será realizado é:
- Um plano de ação a ser implementado, para que o negócio possa fidelizar seus clientes, melhorar as indicações e maximizar as vendas, sem aumentar necessariamente os investimento em anúncios e demais campanhas de marketing.
Por que a sua pequena empresa precisa de uma consultoria de marketing?
Porque a consultoria de marketing é a melhor maneira de avaliar o negócio e entregar uma solução personalizada, que atenda especificamente as necessidades da sua empresa.
Nessa consultoria, será gerado um plano de ação, que ao ser implementado posteriormente, terá como objetivo tornar os clientes fãs da sua marca, fazendo-os comprarem muito mais e ainda indicarem seus produtos e serviços para mais pessoas.
Além disso, o plano de ação terá como objetivo definir estratégias de marketing digital eficazes para aumentar as vendas da sua empresa, sem que você precisa investir mais tempo e dinheiro em estratégias genéricas e que não funcionam.
Exemplos de serviços que podem ser definidos no plano de ação da consultoria de marketing digital
- Planejamento e Estratégia de Marketing: Desenvolvimento de um plano de marketing que seja realista e que possa ser executado com os recursos disponíveis.
- Gamificação: Estratégias para reter e fidelizar clientes usando o marketing digital e a gamificação, transformando seus clientes em verdadeiros fãs da sua marca.
- Estratégias de Captação e Fidelização de Clientes: Táticas para atrair novos clientes e fortalecer a relação com os existentes, promovendo a fidelização.
Benefícios de contratar uma consultoria de marketing para microempresas
Como já falado anteriormente, a consultoria de marketing para micro e pequenas empresas é a solução ideal para analisar o seu negócio de forma personalizada e desenvolver um plano de ação adequado às necessidades – e recursos disponíveis – da sua empresa.
Entre os benefícios, portanto, podemos mencionar:
- Criação de uma estratégia personalizada e eficaz
- Aumento nas vendas
- Maior fidelização de clientes
- Aumento nas indicações recebidas
- Melhora no relacionamento com os clientes
- Os clientes se tornarão mais engajados com a marca, e o envolvimento se tornará mais divertido
- O empreendedor terá mais tempo para focar no que realmente importa
- A empresa economizará recursos ao investir em estratégias mais eficazes
Portanto, com uma orientação especializada, empresas menores conseguem competir com negócios maiores e posicionar-se de maneira única.
Além disso, com uma boa estratégia de marketing, é mais fácil identificar e se conectar com o público certo, resultando em campanhas mais eficaz
Principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas
Como você viu, o objetivo da consultoria de marketing para micro e pequenas empresas é definir um plano de ação a ser implementado, com estratégias de marketing digital eficientes e personalizadas.
Portanto, podemos citar algumas dessas estratégias, que são:
- Uso da gamificação para gerar mais envolvimento dos clientes e fidelização
- Uso da gamificação para recompensar clientes que indicarem a sua marca
- Criação de uma plataforma de fidelização de clientes (com gamificação) interligada com o site
- Anúncios nas redes sociais para atrair mais pessoas e aumentar as vendas (inserindo-as dentro do sistema de gamificação)
- Otimização do site com conteúdos para as buscas no Google
Essas estratégias, que fazem uso do marketing digital e da gamificação trabalhando juntas, são responsáveis por fazer o negócio atrair mais clientes e fidelizá-los, aumentando assim as vendas bem como o engajamento dos clientes com a marca.
O que acontece se uma empresa não tiver essas estratégias?
Sem essas estratégias, muitas micro e pequenas empresas acabam investindo em soluções ineficazes, que só fazem desperdiçar recursos.
Muitos empreendedores não podem perder tempo cuidando do marketing, pois, eles precisam estar focados na prestação do serviço ou na venda dos produtos.
Portanto, é fundamental que o negócio tenha uma estratégia de atração e fidelização de clientes eficaz, evitando o desperdício de recursos como tempo e dinheiro.
Assim, o empreendedor pode focar no que realmente importa, enquanto que as vendas aumentarão consideravelmente, além da satisfação dos clientes para com a marca.
Se o seu negócio precisa atrair e fidelizar mais clientes, clique aqui e conheça os meus serviços.
Como escolher a melhor consultoria de marketing para a sua empresa
Particularmente, eu gosto de personalização. Essa palavra para mim é crucial que exista dentro de uma consultoria de marketing para micro e pequenas empresas.
Personalizar é entregar algo que atenda especificamente as necessidades daquela empresa.
Se você tem um negócio, é isso que você deveria buscar.
Nesse momento, porém, alguns podem pensar assim: “Mas, isso não é o que a maioria oferece?”
Bom, até pode ser. Entretanto, não é o que a maioria entrega.
Oferecer é uma coisa, entregar é outra.
A entrega na maior parte das vezes não passa de estratégias genéricas e superficiais, que desperdiça recursos e não trazem, de fato, aumento nas vendas e retenção de clientes.
Por isso, é importante também que você saiba escolher um profissional com experiência e conhecimento no assunto. Ao conversar com esse profissional, você verá se ele possui conhecimento ou não.
Você também pode analisar o que esse profissional produz em seu site (e blog). Se existem conteúdos sérios e autênticos mostrando que o profissional realmente tem conhecimento (e não conteúdos criados pelo ChatGPT).
Eu, Gustavo, por exemplo, estou nessa área desde 2016. Já prestei diferentes serviços para centenas de empresas em todo o Brasil. E quanto ao marketing digital e a fidelização de clientes, eu recebo feedbacks como esse:
Por isso, as vagas para trabalhar comigo são limitadas e estão sempre quase cheias. Se quiser que eu atenda o seu negócio, você pode entrar em contato por aqui e verificar a disponibilidade de horários.
Life-time Value
LTV, ou Life-time Value, é o “tempo de vida” onde um cliente gera lucro para a sua empresa. Em outras palavras, é o tempo em que uma pessoa continua comprando de você.
Esse é um dado extremamente interessante de você analisar no seu negócio. Porque é muito mais fácil você vender para quem já é cliente seu, do que para novos clientes.
Novos clientes possuem uma barreira chamada confiança, que você precisa quebrar e gerar confiança.
Quem já é cliente não possui mais essa barreira, pois já confia na sua marca.
Além disso, estudos apontam que clientes fiéis compram até 67% mais. Portanto, posso afirmar que se o seu negócio não está pensando em fidelização de clientes, está jogando dinheiro no lixo todos os dias.
Como aumentar o LTV?
O tempo de vida de um cliente do seu negócio é aumentado com estratégias de fidelização de clientes, que envolve a gamificação.
São estratégias como as que já citei anteriormente aqui nesse conteúdo: criação de uma plataforma de fidelização de clientes, criação de um programa de indicações e recompensas, etc.
Por isso é crucial analisar o seu negócio para definir o plano de ação ideal a ser implementado, que atenda as necessidades específicas da sua empresa para gerar mais vendas e clientes fidelizados.
Essa análise é realizada na consultoria de marketing para micro e pequenas empresas.
(Se quiser fidelizar clientes e vender mais, conheça a minha proposta de trabalho clicando aqui).
Estratégias de SEO para Micro e Pequenas Empresas
Dentro da consultoria de marketing para micro e pequenas empresas, também podemos definir a implementação de uma estratégia de SEO.
SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, ou “otimização para os mecanismos de busca”, em português.
Isso significa basicamente que as páginas do site da sua empresa serão otimizadas com criação de conteúdos envolventes, para aparecerem nos primeiros resultados quando alguém realizar buscas no Google.
Essa estratégia é muito eficaz para atrair potenciais clientes que estão pesquisando por algum produto ou serviço que sua marca oferece.
Além disso, ao implementar essa estratégia, você pode posicionar o seu site na primeira página do Google sem precisar investir em anúncios. Ou seja, é uma estratégia orgânica.
Eu faço isso todos os meses para algumas empresas, como a HighTec, por exemplo:
Essa é mais uma estratégia que pode ser implementada no seu negócio, ao realizar uma consultoria de marketing digital.
Na consultoria, será avaliado se o seu negócio se beneficiaria dessa estratégia ou não, então, será definido um plano de ação adequado.
Quanto custa uma consultoria de marketing para pequenas empresas?
O preço da consultoria de marketing digital dependerá de cada profissional e/ou agência. Eu diria que um pequeno negócio investindo de R$1.000,00 à R$2.000,00 em uma consultoria de marketing – com um profissional sério – é um excelente investimento.
Um alerta que eu faço é para não confundir consultoria de marketing digital com sessões estratégicas. Sessão estratégica é uma call em vídeo “gratuita” que o profissional faz com você, para no final lhe vender algo.
Eles gostam de chamar essa sessão estratégica de “consultoria”. Porém, sabemos que o objetivo é enrolar para chegar no final e tentar empurrar um produto ou serviço.
A consultoria de verdade é diferente, ela precisa resolver um problema do negócio e entregar um plano de ação.
Fuja das agências de marketing
Eu não recomendo você trabalhar com agências – embora no passado eu já ter me posicionado como uma – não acredito mais nesse modelo.
Agência de marketing digital, na minha opinião, é sinônimo de estratégias genéricas e ineficazes.
Meses atrás eu trabalhei com um restaurante de empanadas que fica em São Paulo. Nesse trabalho, eu fazia diferentes serviços, sendo o principal deles, na minha opinião, a consultoria.
Frequentemente tínhamos chamadas de vídeo para discutir as estratégias de marketing da empresa. Essas chamadas funcionavam como uma consultoria, onde eu tirava as dúvidas dos sócios e orientava sobre os próximos passos.
Nós que prestamos serviços, nem sempre conseguimos ter sucesso com os clientes. Se você que está lendo presta serviços, sabe do que eu estou falando.
Porque nós prestadores de serviços nem sempre conseguimos mudar o pensamento do cliente. Introduzir uma nova ideia na mente das pessoas pode ser desafiador muitas vezes.
Foi o caso desse restaurante de empanadas. Estou trazendo esse caso “negativo” aqui, para mostrar a você leitor a diferença entre um profissional sério e uma agência “genérica”.
Estratégias genéricos X Plano de ação personalizado
Muitas das minhas ideias não foram levadas em consideração – e eu afirmo com toda certeza (e sem modéstia) que essa empresa só não está vendendo mais e fidelizando clientes por que não implementou o que eu havia orientado.
Recentemente, a empresa passou por uma mudança de sócios, e contrataram uma agência de marketing “focada” em restaurantes (mas que continua com estratégias genéricas).
Essa agência implementou uma das minhas ideias (dei risada quando vi), que era: campanhas para focar mais no produto e enfatizar a qualidade do mesmo.
Para você entender melhor o motivo disso, eles tinham um dos sócios que tinha uma sina em ser famoso, portanto, todas as propagandas da empresa colocavam esse sócio em primeiro lugar, enquanto o produto em si ficava em segundo plano.
Rapidamente eu detectei que isso estava arruinando as vendas – e a imagem da empresa.
No entanto, mesmo a agência atual dessa empresa de empanadas ter adotado a minha ideia, e passado a focar muito mais no produto e no processo de preparação do mesmo, ainda assim, vejo que muitas coisas ainda estão erradas – enquanto outras não estão sendo implementadas.
(eu tenho contato com um dos sócios e frequentemente conversamos sobre resultados, mesmo eu não trabalhando mais nesse negócio)
Por que isso acontece? Porque a sua empresa não pode adotar estratégias genéricas, e as agências fazem isso: adotam estratégias genéricas e superficiais, que desperdiçam recursos e não fidelizam clientes.
Sua micro ou pequena empresa precisa de um plano de ação personalizado para atrair e fidelizar clientes, aumentando as suas vendas naturalmente e transformando os clientes em verdadeiros fãs da sua marca.
A seguir, vou te mostrar na prática isso que estou falando. Vou mostrar para você a criação de um programa de fidelidade para fazer a sua empresa vender mais.
Passo a passo para criar o seu programa de fidelidade para atrair clientes
Ao fazer uma consultoria de marketing para micro e pequenas empresas, como plano de ação, pode ser implementado um programa de fidelidade.
Essa estratégia inclusive eu aplicaria também na empresa de empanadas que mencionei anteriormente. Vou te mostrar na prática como isso pode ser realizado.
Por isso, para criar um programa de fidelidade e começar a atrair mais clientes para o seu negócio, recomendo a utilização do que eu chamo de “Modelo 6D”.
- ➔ Definição dos objetivos do projeto
- ➔ Definição de players (partes envolvidas)
- ➔ Delinear o comportamento esperado do player
- ➔ Definição dos loops de atividades
- ➔ Definir como criar diversão
- ➔ Desenvolver as ferramentas apropriadas
Vou explicar como funciona cada uma dessas etapas.
Definição dos objetivos do projeto
Nesta etapa, é preciso listar de forma clara e classificada por ordem de prioridade tudo o que são objetivos do projeto. Da mesma forma, precisa ser eliminado tudo o que não for um objetivo do projeto.
É interessante sempre questionar: “Por que isto é algo a ser alcançado?”
Definição dos players (as partes envolvidas)
Aqui, será preciso ter a definição exata da persona do negócio. Essa persona, no caso da gamificação, são os players para qual o processo de gamificação será dedicado.
Nesta etapa, deverão ser definidos fatores como: faixa etária, comportamento, demografia, gostos, interesses, entre outros.
Delinear o comportamento esperado do player
Agora, chegou o momento de você definir o que espera dos players envolvidos em seu processo de gamificação, sejam eles colaboradores de sua empresa, alunos, etc.
Ao chegar aqui, você definirá qual o objetivo claro (ou os objetivos) do seu processo de gamificação. Para isto, responda: “Como eu espero que a persona deste projeto aja durante e depois do mesmo?”.
Definição dos loops de atividades
Nesse ponto, levamos em consideração a Teoria da Autodeterminação, que concentra-se na ideia de que as pessoas além de possuírem necessidades de autonomia (necessidades psicológicas básicas), que resulta em comportamentos, busca também pela aquisição de competências e relacionamentos positivos em suas relações sociais.
Então, para compreender melhor a TDA vamos considerar o “porquê” de algo, e o “para que”.
Responda as seguintes perguntas:
- Qual o objetivo de sua atividade e por que você deseja alcançar este objetivo?
- Quais são as razões que o levam a se esforçar para atingir este objetivo?
Definir como criar diversão
Aqui, a diversão pode ser compreendida como os fatores dentro do processo de gamificação que prenderão a atenção do usuário, fazendo com que o mesmo sinta prazer de estar ali executando determinadas atividades.
De fato, existem diferentes tipos de jogos e cada um deles envolve o player de alguma maneira.
Por isso, nós trabalhamos com modelos e mecânicas, pois através da utilização dessas ferramentas você conseguirá construir a sua estratégia gamificada.
No processo de gamificação você precisa trazer fatores que gerem envolvimento com os usuários, gerando emoções nos mesmos.
Por isso, para entender sobre estas emoções que os jogos trazem e envolvem seus players, pode ser utilizado o framework BANCO: Benefícios, Ações, Novidades, Consequências e Objetivo final.
Desenvolver as ferramentas apropriadas
Por fim, você precisa ter uma ferramenta que garanta que todas as demais etapas funcionem corretamente. Essa é a parte da implementação, onde é definido o que será implementado para criar o programa de fidelidade e como será implementado.
Para essa implementação, utilizamos: mecânicas de jogo, mecânicas de reputação e mecânicas sociais.
- Mecânicas de jogo: elementos presentes nos jogos que são extraídos para o mundo real, fazendo os clientes se envolverem em um determinado processo, para que um objetivo final seja alcançado.
- Mecânicas de reputação: formas de beneficiar o cliente pelo seu envolvimento no processo.
- Mecânicas sociais: formas de promover o relacionamento e a interação entre clientes, indicações e/ou entre o cliente e a marca.
Portanto, seguindo esse modelo 6D você conseguirá criar um programa de fidelidade para atrair clientes de forma mais fácil e organizada.
Se quiser ir além, você pode ler esse conteúdo aqui para saber mais sobre programa de fidelidade para atrair mais clientes, fidelizá-los e aumentar as suas vendas.
Consultoria de Marketing para Micro e Pequenas Empresas B2B
A consultoria de marketing para micro e pequenas empresas funciona perfeitamente para negócios B2B (Business To Business).
Eu sei disso pois, presto serviços há anos para empresas B2B, como é o caso da Doctor Quality:
Portanto, sei que as estratégias de marketing digital alinhadas com a gamificação podem trazer resultados significativos para essas empresas.
Se a sua empresa presta serviços ou vende produtos para outras empresas, saiba que a consultoria de marketing pode ajudar a definir estratégias para fidelizar clientes e maximizar suas vendas.
De acordo com a minha experiência, uma das coisas mais importantes em negócios assim é a relação de confiança duradoura. Portanto, você pode propor parcerias duradouras alinhando isso a pontos e demais recompensas, dentro do seu programa de fidelidade.
Além disso, é comum trabalharmos com indicações. Nesse caso, é possível desenvolver um programa com gamificação para gerar mais indicações para a sua empresa, enquanto que seus clientes serão recompensados por indicarem você.
Isso funciona tanto para negócios B2C quanto para B2B.
Passo a Passo para Contratar uma Consultoria de Marketing para Sua Pequena Empresa
Aqui nesse conteúdo já alertei você leitor sobre alguns pontos importantes, tais como:
- Buscar por personalização e não por estratégias genéricas
- Ter cuidado com agências que na grande maioria só oferecem estratégias superficiais e genéricas
- Não cair na armadilha das sessões estratégicas
Portanto, ao observar o que nós já vimos até aqui, e usar como base a minha experiência própria, consigo extrair o seguinte passo a passo para você contratar uma consultoria de marketing para sua pequena empresa:
- Pesquise por profissionais que saibam do que estão falando, ou seja, que tenham conhecimento no assunto. Verifique nos sites desses profissionais se eles criam conteúdos autênticos sobre gamificação, fidelização de clientes e marketing digital
- Experiência: considere isso como um fator importante ao escolher um profissional para lhe prestar uma consultoria de marketing digital
- Se falar em estratégias genéricas ou superficiais, como: redes sociais, anúncios, etc, sem uma abordagem mais aprofundada e personalizada, fuja!
- Se for uma agência, fuja!
- Se prometer uma sessão estratégica, ou “consultoria” gratuita, fuja!
- Assegure de que a empresa e/ou o profissional trabalhe com fidelização de clientes junto ao marketing digital e possa lhe entregar plataformas gamificadas com programas de indicação e fidelização de clientes.
- Se todos os requisitos acima estiverem ok, prepare o caixa do seu negócio para investir, aproximadamente, de R$500 à R$2.000,00.
Então, essas seriam as 7 etapas que eu indicaria para você contratar uma consultoria de marketing digital para o seu negócio.
Lembrando que, ao final da consultoria, o profissional precisa lhe dar um direcionamento e fornecer um plano de ação claro e personalizado para o seu negócio.
Ao trabalhar comigo, por exemplo, eu fornecerei um plano de ação que atenderá as necessidades específicas da sua empresa, e você poderá escolher também se deseja implementar esse plano de ação comigo.
Plano de ação para atrair, fidelizar clientes e aumentar as vendas
A seguir, deixarei um exemplo de plano de ação para sua micro ou pequena empresa atrair mais clientes, fidelizá-los e aumentar as vendas.
Começaria com um programa de fidelização de clientes, que conteria desafios para os clientes concluírem em troca de pontos, esses pontos posteriormente poderiam ser trocados por recompensas.
Programa de fidelização de clientes
- Desenvolver uma plataforma web interligada ao site da empresa, onde terá estratégias de gamificação para envolver os clientes do negócio e promover o engajamento
- A plataforma registrará as compras realizadas pelos clientes, os pontos acumulados e as recompensas a serem destravadas
- Haverão desafios dentro dessa plataforma com o intuito de manter os clientes engajados e fazê-los comprarem mais
- Ao cumprir os desafios, os clientes acumulam pontos e destravam outros benefícios
- Os clientes mais fiéis se tornariam “super fãs” da marca e teriam acesso a benefícios e condições exclusivas
Além disso, outra estratégia seria a implementação de um programa de indicação, que pode – ou não – estar incluso na mesma plataforma de fidelização de clientes.
O programa de indicação
- Uma plataforma web para gerenciar os clientes da empresa e as indicações realizadas por cada um
- O cliente teria um link exclusivo para indicar a empresa para outras pessoas
- Quando alguma pessoa fizesse uma compra, o cliente que indicou receberia pontos e a pessoa – agora também cliente – também receberia algum benefício por ter contratado através do link de indicação
- O cliente poderia acumular pontos e trocá-los por benefícios
- Aqueles clientes que mais indicarem receberiam um destaque exclusivo, com a possibilidade de acessar recompensas exclusivas
Dessa forma, o negócio já terá duas estratégias a serem implementadas para fidelizar mais clientes e aumentar as vendas.
É nesses moldes que um plano de ação precisa funcionar. Na minha consultoria, por exemplo, eu entrego um plano de ação completo, mostrando exatamente como deve funcionar e os benefícios que trará ao negócios, de acordo com as necessidades específicas do mesmo.
Consultoria de marketing para negócios de uma pessoa só – One Person Business
Para os empreendedores que estão criando um negócio de uma só pessoa, o One Person Business, a consultoria de marketing é também muito bem-vinda.
Então, se você quer criar um negócio enxuto e lucrativo, não pode se dar ao luxo de ficar desperdiçando recursos, como o seu tempo e o seu dinheiro.
Por isso, a consultoria de marketing pode lhe ajudar a alinhar as coisas desde o começo, para que você evite cometer erros e desde o início já tenha um plano de ação eficiente para seguir.
Benefícios da consultoria de marketing no One Person Business
Funciona mais ou menos assim:
- Será analisado o seu negócio, com seus produtos e serviços e sua proposta de valor
- As necessidades que você possuir serão levadas em consideração
- Será apresentado um plano de ação para resolver o problema que você estiver enfrentando e atender as necessidades do seu negócio
- O plano de ação também conterá estratégias para aumentar as suas vendas e fidelizar clientes
Dessa forma, você pode tocar o seu negócio enxuto e lucrativo de uma só pessoa, onde você é o seu próprio nicho, com a certeza de que estará investindo em estratégias realmente eficazes.
Erros comuns de marketing em pequenas empresas e como evitá-los
Ao longo desse conteúdo, você pode perceber que pequenas empresas enfrentam diversos desafios ao criar estratégias de marketing. Eu já listei alguns desafios desses, bem como alertei você sobre eles.
Muitas vezes, a limitação de recursos e a falta de experiência podem levar a erros que dificultam o crescimento e a fidelização de clientes. Outras vezes, a “cabeça dura” do empreendedor também pode ser o motivo dos resultados ruins nas vendas.
A seguir, vou reforçar os quatro erros que, na minha visão, são os principais que muitos negócios cometem. Além disso, vou acrescentar soluções práticas para que esses erros sejam evitados.
Erro 1: Contratar uma agência que oferece estratégias superficiais e genéricas
O problema: Contratar uma agência de marketing para gerenciar campanhas pode parecer uma boa ideia, mas muitas empresas de pequeno porte acabam com estratégias genéricas, que não consideram as características e necessidades específicas do negócio.
O resultado? Campanhas ineficazes que consomem tempo e recursos, mas geram pouco retorno.
Como evitar: Ao buscar um profissional para a sua consultoria de marketing, procure entender a sua abordagem e analise se o mesmo é experiente e tem conhecimento na área.
Dito isso, aqui estão alguns pontos a serem analisados:
- Conteúdos que esse profissional produz na internet onde demonstra seu conhecimento no assunto
- Cases de empresas já atendidas pelo profissional
- Avaliações, feedbacks, etc
Então, certifique-se de que a abordagem da agência, ou do profissional, enfatizará uma análise profunda do seu negócio. Um bom profissional deve apresentar uma estratégia personalizada e detalhada para atingir os objetivos específicos da sua empresa.
Quem trabalha comigo, por exemplo, recebe exatamente isso. Pois eu entrego um plano de ação completo, prático e personalizado, como já mostrei a você anteriormente nesse conteúdo.
Erro 2: Confiar em sessões estratégicas disfarçadas de consultoria
O problema: Algumas empresas oferecem sessões estratégicas de “consultoria” que, na verdade, têm o objetivo de vender produtos ou serviços ao final da reunião.
Nesse caso, ao invés de receber orientações práticas e orientadas às necessidades do seu negócio, você vai perder tempo com uma apresentação que acaba sendo uma “isca” para a venda de outros produtos ou serviços.
Como evitar: Se o profissional ou agência lhe oferecer uma “consultoria gratuita”, esqueça. Saia dessa e procure um profissional sério para atender o seu negócio.
Aliás, você também pode buscar por referências e depoimentos de outros clientes para entender se realmente existe valor prático nas consultorias realizadas.
Dessa forma, profissionais confiáveis devem oferecer insights claros e práticos durante a primeira conversa, sem transformar a reunião em um “pitch” de vendas.
Erro 3: Ignorar estratégias de fidelização de clientes
O problema: É comum que pequenas empresas se concentrem mais na aquisição de novos clientes, esquecendo-se de investir na retenção dos clientes existentes.
Além disso, é comum também que os “profissionais do marketing” foquem apenas em estratégias que apresentam mais resultados na captação de leads do que na fidelização dos clientes atuais.
Isso é um grande erro, uma vez que é muito mais econômico e fácil vender para clientes fiéis do que para novos clientes.
Além disso, a falta de um plano de fidelização pode levar à perda de clientes valiosos e uma queda nas vendas a longo prazo.
Como evitar: Desenvolva estratégias para manter o interesse de seus clientes, como programas de fidelidade, promoções exclusivas e comunicação contínua.
Por isso, personalizar o relacionamento com o cliente, entender suas necessidades e oferecer vantagens exclusivas são formas de fidelizá-los. Lembre-se: um cliente satisfeito e fiel tende a comprar mais vezes e a recomendar o negócio para outras pessoas.
Essas estratégias podem ser um programa de fidelização gamificado, programas de indicações, uma plataforma interligada ao site da empresa com desafios, benefícios e recompensas, etc.
Erro 4: Não Integrar Gamificação ao Marketing Digital
O problema: A famificação é uma técnica poderosa para envolver e fidelizar clientes, mas muitas micro e pequenas empresas deixam de utilizá-la.
Por exemplo, nas minhas consultorias de marketing para micro e pequenas empresas, eu sempre abordo a gamificação como uma estratégia fundamental para fidelizar clientes e aumentar as vendas do negócio.
Dito isso, a gamificação envolve aplicar elementos de jogos, como recompensas, níveis e competições, para incentivar a participação e o engajamento do cliente.
Sem essas táticas, a empresa perde uma oportunidade de criar uma base de clientes engajados e que se sentem parte da marca.
Como evitar: Adote a gamificação em sua estratégia de marketing digital de forma alinhada com a proposta do negócio.
Por exemplo, ofereça recompensas para clientes que participam de ações online, como desafios, avaliações de produtos ou compartilhamento de conteúdos da marca.
Isso não apenas aumenta o engajamento, mas também incentiva a lealdade e pode resultar em recomendações orgânicas. Aliás, a gamificação dentro de um programa de indicações também é muito eficiente.
Portanto, conclui-se que a gamificação bem implementada é uma forma prática e atraente de gerar mais vendas e fidelizar clientes.
Outros erros comuns a serem evitados
Empreendedor, se você vai procurar por uma consultoria de marketing digital para micro e pequenas empresas, também deve ter cuidado com esses outros erros. Vou listá-los abaixo:
- Focar apenas em Redes Sociais e ignorar o SEO: É importante ter presença nas redes sociais, mas depender exclusivamente delas pode ser um erro. Investir em SEO (Search Engine Optimization) e melhorar a posição nos resultados de busca ajuda a atrair tráfego qualificado e a fortalecer a presença online da empresa.
- Não monitorar e ajustar as estratégias: O marketing digital é dinâmico, e as estratégias devem ser constantemente analisadas e ajustadas. Ignorar métricas e resultados das campanhas leva a um desperdício de recursos e impede que a empresa alcance seu potencial.
Com o tempo, é recomendado que você faça novas consultorias de marketing digital, para manter as suas estratégias sempre alinhadas e os clientes chegando até o seu negócio.
Por isso, um plano de ação quando implementado, deverá também ser monitorado e atualizado com certa frequência, para garantir que o seu negócio continue fidelizando clientes e gerando mais vendas sem desperdiçar recursos.
Então, evitar todos esses erros que eu mencionei aqui, e focar em estratégias específicas e personalizadas é fundamental para micro e pequenas empresas que desejam crescer e fidelizar clientes de forma eficaz.
Por fim, com uma abordagem correta, baseada na personalização, fidelização e uso de ferramentas como a gamificação, seu negócio terá mais chances de se destacar e conquistar uma base de clientes leal e satisfeita.
Se quiser a minha ajuda para isso, confira aqui a minha proposta de trabalho.
Finalizando por hoje
Bom, no conteúdo de hoje eu quis explicar como funciona a consultoria de marketing para micro e pequenas empresas, além de deixar claro os benefícios desse serviço.
Portanto, o que você pode acompanhar nesse conteúdo foi:
- O que é a consultoria de marketing para pequenas empresas
- Os objetivos dessa consultoria
- O motivo da sua empresa precisar de uma consultoria de marketing digital
- Os benefícios em contratar uma consultoria de marketing para micro e pequenas empresas
- As principais estratégias de marketing digital e fidelização de clientes que podem ser implementadas após a consultoria
- Os riscos que a sua empresa corre ao não implementar tais estratégias
- Como escolher a melhor consultoria de marketing para a sua empresa
- O que é LTV e qual a importância dessa métrica
- Estratégias de SEO para micro e pequenas empresas
- Quanto custa uma consultoria de marketing digital
- O risco de confiar em agências de marketing digital e suas estratégias genéricas
- A diferença entre uma estratégia genérica e um plano de ação personalizado
- Como criar um programa de fidelidade para aumentar suas vendas e fidelizar clientes
Acredito que esse foi um conteúdo bastante completo e esclarecedor.
Agora, eu quero a sua ajuda, empreendedor, deixando seu comentário aqui abaixo com a sua opinião sobre esse conteúdo. Comente também suas dúvidas ou sugestões que eu vou lhe responder.
Além disso, se você quiser que eu trabalhe no seu negócio, lhe ajudando a fidelizar clientes e aumentar as suas vendas, clique aqui e conheça a minha proposta (vagas limitadas).
Forte abraço e até qualquer hora.
Gustavo