Como melhorar o posicionamento da minha empresa na internet?

Direto ao ponto: Se quiser melhorar o posicionamento online da sua empresa, você precisa começar a entender que menos é mais.

Posicionamento é a forma que sua marca atua, é como ela se apresenta para o público e, ao mesmo tempo, identificando o público-alvo que deseja alcançar.

Nessas horas, aquela máxima é real: “mais vale um pombo na mão, do que dois voando.”

Porque para posicionar o seu negócio você precisará entender perfeitamente qual público deseja alcançar.

Então não adianta querer conversar com todo mundo, da mesma forma, se você não tiver um posicionamento sólido, não conversará com ninguém.

A falta de um posicionamento sólido bagunça a sua marca, e faz você perder clientes.

Por isso, vamos compreender a seguir os principais erros no posicionamento de um negócio online.

Como identificar e corrigir erros comuns no posicionamento de negócios online

Esses erros impedem que você se posicione corretamente na internet, gerando uma grande complexidade e fazendo você perder vendas.

Erro 1: Querer fazer sozinho, misturando “dicas” e “estratégias” e tornando tudo mais complexo e bagunçado

Quem está começando, ou simplesmente quis “economizar”, normalmente resolve fazer tudo sozinho. Essa pessoa pega uma dica aqui outra lá, lê um artigo ali, assiste um videozinho lá, e por aí vai.

Eu já fui essa pessoa.

Quando eu comecei, fazia tudo sozinho sem investir em nenhum acompanhamento, curso ou qualquer coisa assim.

Mas a verdade é que sem ajuda você não avança.

Eu demorei demais para investir em um acompanhamento que me trouxesse resultado. Perdi o time do mercado e, então, fiquei desatualizado.

Tive que correr atrás da máquina – como diz o ditado – então, posso afirmar para você: não cometa esse mesmo erro, você vai se arrepender depois.

Ao invés de ficar ouvindo os gurus e juntando pecinhas para montar o quebra-cabeça, invista em um acompanhamento que vai te mostrar a melhor forma de agir.

E ainda pode te entregar todas as peças.

Erro 2: querer vender a todo custo (tem que focar em criar movimento, não em vender)

O pior erro de quem quer vender na internet é, justamente, tentar vender.

Vender é necessário, mas ninguém gosta de comprar. As pessoas querem é alcançar algum resultado ou benefício, por isso, é crucial que elas enxerguem isso dentro do seu produto.

Para isso você deve focar em gerar movimento.

Um movimento é algo maior, algo que tem conexão com a sua pessoa, com quem você é, bem como o que você defende.

Quem se identificar com isso, vai se conectar com você e se interessar na sua solução. Simples assim.

Erro 3: conteúdo em massa e/ou conteúdo topo de funil (atraindo só gente curiosa)

Os conteúdos em massa ou conteúdos “topo de funil” vão atrair pessoas que não estão prontas para comprar a sua solução.

É nesse momento que os “gurus” vão dizer para você continuar fazendo conteúdo, que com o tempo aquela pessoa vai se sentir confiante e comprar.

Eu também já pensei assim.

Mas essa é a síndrome do micro-ondas, aquece para os outros comer…

Seu conteúdo precisa ser objetivo, direto ao ponto, abordando o problema e a dor do seu público, de modo a deixar o público consciente disso.

Então, mostre qual a saída. Aponte a solução, mas sem revelar como fazer.

Erro 4: oferta confusa e nada atrativa

Existem dois problemas comuns nas ofertas:

a) Elas são confusas, o cliente não entende nada por isso vai embora.

b) Elas não são atrativas, não trazem um diferencial claro (esse é o próximo erro, inclusive), ou simplesmente não convence porque são mornas demais

Se sua empresa quer se posicionar corretamente e vender mais, precisa aprender a criar ofertas impossíveis de serem ignoradas. Ou seja, ofertas que irão prender a atenção do leitor e fazer ele clicar no botão de “comprar”.

Erro 5: ausência de um diferencial claro

Já atendi pessoas que tinham esse problema: não deixavam claro qual o diferencial de seus serviços.

Quando você não tem um diferencial claro, você se torna mais do mesmo.

Em um posicionamento sólido, é preciso que você saiba qual o principal diferencial do seu produto ou serviço.

Venda esse diferencial, e não o produto em si.

As pessoas querem comprar a transformação, não o seu produto.

Erro 6: o funil de vendas não é otimizado (muitas etapas, muito difícil de avançar, etc)

Estamos em 2025, a disputa pela atenção das pessoas está cada vez mais acirrada. Nesse cenário, quanto mais você facilitar a compra do seu produto ou serviço, melhor.

Chega de etapas complexas, formulários extensos, calls ou sessões estratégicas, etc.

Para você se posicionar corretamente e vender, você precisa trabalhar um funil mínimo. Eu faço isso dessa maneira:

  1. Um conteúdo que conscientizará o público sobre o problema, fazendo desejar “saber mais”
  2. Então, levo a pessoa para uma página onde eu apresento a minha oferta
  3. Por fim, ofereço meu serviço/produto através de um checkout simples

Erro 7: a complexidade da sua estratégia lhe trava, impedindo de saber onde está o erro, e o que você deve corrigir

Esse último erro é um resultado dos erros anteriores, podemos assim dizer.

Quando mais você torna a sua estratégia robusta, complexa, pior vai ser para corrigi-la depois.

Você adiciona uma etapa aqui, outra ali, fica testando desesperadamente diferentes coisas, ao invés de focar no mínimo e fazer o simples bem feito.

O resultado? Se você precisar ajustar algo que não está funcionando, dificilmente saberá o que exatamente ajustar.

Entenda que uma estratégia digital – vamos chamar aqui de funil de vendas – é composta por etapas. Cada etapa tem detalhes.

Por tanto, quanto mais etapas, mais detalhes. Simples assim.

Deixe as coisas menos complexas para evitar a dor de cabeça desnecessária.

Se você está pronto para começar a vender mais através da internet, com uma estrutura digital mínima, então clique aqui agora mesmo para saber como eu posso te ajudar.

Quando achar que é o momento...


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