Se você deseja ter um negócio online, a primeira coisa que você precisa é criar um produto digital.
Ao contrário do que alguns pregam aqui na internet, você não precisa começar produzindo conteúdos sem ter um produto.
Na verdade, criar o seu produto digital é mais simples do que você imagina.
Hoje, vou te mostrar como criar esse produto digital, descobrindo suas habilidades e conhecimentos, bem como a sua vocação profissional.
Isso vai ajudar você a compreender qual conhecimento transformar em produtos e serviços para vender na internet.
Antes de continuarmos, se você ainda não está inscrito na minha newsletter, aproveite:
Já está cadastrado na minha newsletter?
O conteúdo gratuito que eu compartilho por lá é exclusivo e vale mais que muito curso de marketing digital.
Sem mais delongas, aprenda a como criar um produto digital.
One Person Business – Você é o Nicho do seu negócio
O primeiro passo para você criar um produto digital e vender na internet, é compreender que você é o próprio nicho do seu negócio digital.
Dentro do One Person Business, você é o nicho.
Isso significa que:
- O problema que você sabe resolver
- O conhecimento que você carrega
- A sua experiência acumulada
- Suas habilidades
- Os valores e crenças que você defende
Tudo isso é transformado em conteúdos e produtos.
Essas coisas formam a sua mensagem central, que será a mensagem do seu negócio. No marketing, chamam isso de “big idea”.
Dito isso, é em torno dessa mensagem que você criará o seu negócio digital enxuto, lucrativo e do seu jeito.
Para compreender melhor sobre “você é o nicho”, confira este conteúdo aqui.
Autoconhecimento e autodescoberta para criar um produto digital
Agora, você já compreendeu que deve se posicionar como o próprio nicho dentro do seu negócio. Então, resta aprender a transformar seus conhecimentos e habilidades em produtos.
Para fazer isso, vamos utilizar uma ferramenta que eu chamo de Matriz X.
Qual o objetivo desta ferramenta?
A Matriz X te ajuda a conhecer melhor suas habilidades e interesses, identificando tarefas significativas que podem unir “trabalho”, “paixões”, “vocação” e “causa”, aproximando você de uma carreira realizada e significativa e também da sua visão de vida.
Vou te mostrar como utilizar a Matriz X:
- Preencha cada lado do X com no máximo 3 itens que respondam às seguintes questões:
- Lado Esquerdo: Coisas que você é muito bom em fazer.
- Topo: Coisas que você ama fazer.
- Lado Direito: Coisas que o mundo precisa.
- Base: Coisas que você pode ser pago para fazer.
- Identifique Relações:
- Verifique as relações entre “Trabalho” (base) e “Paixões” (superior esquerdo).
- Verifique as relações entre “Vocação” (inferior direito) e “Trabalho” (base).
- Analise como todas as relações identificadas se conectam com a “Causa” (superior direito).
No vídeo abaixo eu te ensino detalhadamente a utilizar a Matriz:
Ao descobrir mais sobre suas habilidades, seus conhecimentos e sua visão profissional, basicamente você enxergará qual produto ou serviço criar.
Feito isso, podemos avançar para o próximo entendimento.
Ponto A e Ponto B – Ensine para o seu “eu” do passado
Ao criar um produto digital, você estará ensinado para o seu “eu” do passado.
“Como assim, Gustavo?”
Calma que eu vou explicar:
- Você possui experiências e conhecimento, isso te ajudou a solucionar problemas para chegar onde você chegou
- Chamamos o seu passado de “Ponto A”, e chamamos o seu presente de “Ponto B”
- Quando você resolve um problema, você está avançando do Ponto A para o Ponto B
Nesse caso, você descobrirá conhecimentos e habilidades suas que lhe permitiram resolver algum problema específico, de forma que você possa ensinar isso para outras pessoas, ajudando-as a também solucionarem este problema.
Em outras palavras, você está conduzindo essas pessoas de um Ponto A para um Ponto B.
O Ponto A, onde você já esteve, é o seu passado. Portanto, é como se você:
- Ensinasse para o seu “eu” do passado
- Vendesse para o seu “eu” do passado
- Criasse conteúdos para o seu “eu” do passado
Esse é o verdadeiro significado do conceito de “você é o nicho”. É assim que você constrói um negócio One Person Business, um negócio online enxuto, lucrativo e do seu jeito.
Portanto, ao criar o seu produto ou serviço, pense como se você estivesse oferecendo este produto para você mesmo no passado.
Isso vai te ajudar a criar um produto que faça mais sentido e gere desejo.
Tipos de produtos digitais (infoprodutos)
Para criar um produto digital você precisa pensar em alguns detalhes, como:
- Formatos e forma de entrega? Onde estará disponível?
- Qual o problema principal que esse produto resolverá?
- Quais os demais problemas que o produto ajuda a resolver?
- Como o produto ajuda a transmitir a mensagem que o autor carrega?
- Como funcionará o suporte?
Responda cada uma dessas perguntas para que você tenha mais clareza sobre o seu infoproduto.
A seguir, vou te mostrar alguns tipos/formatos de infoprodutos (produtos digitais).
Modelos de solução digital
1 – Curso/Minicurso em vídeo
O curso online é, talvez, o formato de produto digital (infoproduto) mais conhecido.
Você também pode criar um minicurso, com poucas aulas. Esse pode ser um modelo interessante para começar a sua esteira de produtos.
Neste minicurso aqui, por exemplo, eu te ajudo a criar um produto digital em 7 dias.
2 – Curso/Minicurso em texto
Este é um outro modelo muito interessante, ideal para quem gosta de escrever (como eu).
Aqui, você quebra um pouco o padrão dos cursos em vídeo-aulas, e cria aulas interessantes usando apenas textos e imagens.
3 – E-book
Outro modelo clássico para infoprodutos. Normalmente, é exportado em um arquivo PDF e disponibilizado em alguma plataforma digital.
4 – Template (ebook, imagem, texto)
Templates são interessantes porque você transmite a ideia de estar entregando uma ferramenta para seus clientes/alunos.
Essa ferramenta deverá ajudar os alunos a acelerarem seus resultados.
Eu te entrego 5 ferramentas assim, por exemplo, de forma gratuita (como bônus) dentro do meu minicurso. Clique aqui para conhecer.
5 – Softwares (Saas, tema, plugin, etc)
Um software pode ser uma alternativa interessante de produto digital.
Você pode, por exemplo, gerar uma recorrência (assinatura), vendendo o acesso mensal ao app.
6 – Consultoria
Outro modelo conhecido que pode ser interessante, principalmente se você deseja atuar mais com serviços do que com produtos.
A consultoria permite que o aluno/cliente tenha acesso a você para resolver algum problema específico.
Esse modelo pode ser entregue no formato de call (chamada de vídeo ou voz), acompanhado da gravação da chamada e de um plano de ação.
7 – Mentoria
Esse formato também é bastante conhecido e tem se intensificado ultimamente.
Particularmente, eu não gosto muito de termos como “mentoria” ou “curso”. Acredito que na internet esses termos ficaram bastante conhecidos por causa de golpes e fraudes.
Não estou dizendo para você não usar esses formatos, só estou lhe dizendo que eu prefiro mudar o nome.
A Tribo, por exemplo, é uma mentoria onde eu te ensino o One Person Business na prática, criando o seu próprio negócio online. Entretanto, gosto de chamar de “programa”, e não “mentoria”.
Neste modelo, você deve oferecer um acompanhamento para o seu aluno/cliente. Normalmente, esse acompanhamento dura alguns meses (6 à 12, geralmente).
Então você vai direcionar o aluno para que ele alcance um resultado específico, vai criar junto com ele um plano de ação, e vai acompanhá-lo e prestar suporte a ele durante um tempo.
Conheça o programa de
One Person Business
O caminho mais rápido e eficaz para você ter um negócio digital enxuto e lucrativo, do seu jeito.
8 – Serviços
Para quem deseja prestar serviços, você pode oferecê-los como um produto digital dentro do seu negócio online.
A prestação de serviços, inclusive, é uma ótima forma de começar o seu negócio digital enxuto e lucrativo.
No meu caso, eu uso os serviços dentro do meu projeto “Faço por você”, saiba mais aqui.
9 – Acesso/Recorrência
Recomendo que você tenha pelo menos 1 produto de recorrência dentro da sua esteira de produtos.
Criar um produto digital de recorrência é uma ótima opção para você ter previsibilidade.
Recorrência é a assinatura de algo, uma cobrança que você faz em troca de um acesso. Existem vários produtos que podem ser oferecidos nesse formato.
Por exemplo:
- Acesso a uma plataforma fechada com conteúdos, aulas, etc
- Acesso a templates, ferramentas, etc
- Acesso a um canal fechado
10 – Híbrido
Por fim, o último modelo de infoproduto – produto digital – que eu deixo aqui como exemplo é o híbrido.
Uma solução digital híbrida é aquela que mescla dois ou mais modelos de produtos online.
Portanto, ao juntar dois ou mais modelos de soluções digitais você estará criando um formato único.
Espero que este conteúdo tenha sido útil para você e tenha lhe ajudado a pensar no seu produto digital.
Vamos revisar o que você viu aqui:
- Aprendeu sobre a Matriz X para descobrir mais sobre seus conhecimentos, habilidades e visão de vida profissional
- Aprendeu que você é o nicho do seu negócio online
- Entendeu que você deve criar produtos que conduzam as pessoas de um Ponto A (onde você já esteve) para um Ponto B (onde você está hoje)
- Aprendeu 10 modelos (tipos) de produtos digitais (infoprodutos)
Agora você sabe como criar um produto digital.
Comente aqui abaixo suas dúvidas, sugestões ou diga o que você achou deste conteúdo.
Se quiser acelerar seus resultados e aprender na prática como criar um produto digital para vender na internet, então:
Em 7 dias: Aprenda a criar um produto digital lucrativo (infoproduto) de forma prática e descomplicada.
Conheça o minicurso de 7 dias com 1 aula por dia.
Forte abraço!
Gustavo